Fontes de consulta

Fontes de consulta diversificadas são necessárias à formação acupunturista, pois a profissão exige longos estudos, tanto em sala de aula com professores, mas, principalmente nos livros antigos chineses.

Cerejeiras com flores
Flores e mais flores no Parque Ibirapuera

Cursos e estudos

Nossa formação como terapeuta exige constante estudo e aperfeiçoamento. O mercado oferece Cursos, os quais nos permitem agregar conhecimento. E para as dúvidas, sempre que possível, devemos manter nossa biblioteca pessoal.

Entretanto, os encontros entre profissionais, também são uma fonte rica de aprendizado. Assim, costumamos fazer reuniões, com seis ou sete pessoas para troca de experiências e discussão de casos clínicos.

1. Notas de aulas

Notas produzidas durante o Curso Técnico em Acupuntura no Instituto de Terapia Integrada Oriental, que forma terapeutas há mais de 10 anos. Pois, apenas anotar a fala dos professores não forma o aluno; entretanto é um poderoso guia, principalmente quando são citadas fontes de consulta para a expansão e aprimoramento dos temas das aulas.

2. Princípios de Medicina Interna do Imperador Amarelo

Ícone Editora, 2013. Livro antigo chinês, que constrói os ensinamentos a partir de conversas entre o Imperador e seu ministro Qibo. Seu autor comprovado é Bing Wang da Dinastia Tang.

3. Os Fundamentos da Medicina Chinesa

Um texto abrangente para acupunturistas e fitoterapeutas. Giovanni Maciocia. 1ª ed. São Paulo: Roca Ltda., 1996. Primeiro livro traduzido pelo Prof. Maciocia, obrigatório em todos os estudos, pois contém os primeiros princípios, os quais devemos aprender.

4. Pontos de Acupuntura – Guia Ilustrado de Referência

Martins EIS, García EG. São Paulo: Ed. Roca; 2003. Dado a extenso número de pontos de acupuntura, mais de 500, então possuir um guia com a localização de cada ponto, é obrigatório. Há livretos resumo, mas para um estudo mais detalhado escolhi este – por indicação de um professor – mas também porque fornece a anatomia dos pontos, seu nome em chinês, precauções ao inserir a agulha, entre outra valiosas informações.

5. Atlas de Acupuntura Chinesa: Meridianos e Colaterais

Organização Andrei Editora Ltda; 2000. O conhecimento da localização dos meridianos e seus colaterais são importantes para sabermos os caminhos do fluir da energia, sendo assim, o atlas de meridianos extremamente necessário.

Livros de medicina, atlas de anatomia, biologia, acupuntura e outras fontes de consulta.
Estante com livros fontes de consulta

Outras fontes de consulta

Um bom atlas de anatomia é necessário, pois a localização dos pontos é estruturada na anatomia humana, como músculos, órgãos, tendões e ossos. Também, é necessário localizar as grandes artérias para saber quão profunda pode ser a inserção de uma agulha, pois precisamos evitar acidentes.

Livros… tão bons… mas nem sempre acessíveis, pois são caros, então comprei alguns, todavia abusei da biblioteca do ITIO.