Técnicas da Medicina Tradicional Chinesa

Princípio Yin Yang que regula o Universo

By Maria Rita Hurpia

October 18, 2019

Todo o universo é regulado pelo princípio Yin Yang. Assim, é um dos primeiros conceitos que o iniciante em acupuntura deve buscar.

Provavelmente, terá um entendimento parcial no primeiro momento. Entretanto, com o refinamento do conhecimento, à medida que avançar nos estudos, com certeza o entendimento florescerá.

O Yin e o Yang são energias complementares, opostas e interdependentes.

Exemplos de Yin Yang

Lua e Sol
Dormir e Brincar
Terra e Céu
Rim e Bexiga
Maça e Alho

Yin Yang no Brasil

O conceito é usado nas práticas orientais fundamentadas na Medicina Tradicional Chinesa (MTC). E como ganha relevância no Mundo e no Brasil, então é fortemente estudado nas universidade.

Por exemplo, na UNIFESP no Trabalho de Conclusão de Curso no formato Projeto de Intervenção aplicado na perspectiva da Atenção Primária à Saúde.

Essa dança de energias vale para a natureza, assim como, para os reinos animal e vegetal. E no homem, quando em equilíbrio, então resulta em mais saúde e qualidade de vida.

Ciclos na natureza

Princípio Universal em nós

A natureza da Mulher é Yin e a do Homem é Yang. Enquanto o Yin representa o feminino, a nutrição, então o masculino é a expansão que se alcança, quando alimentados.

Assim, somos compostos de energias da Terra e do Céu.

Por exemplo, quando encolhemos, pensamos, intuímos e refletimos, exercemos nosso Yin. Entretanto, quando gritamos, brigamos, falamos, corremos, esbravejamos, é o nosso Yang em ação.

Enfim, a saúde e o bem-estar é o equilíbrio desses opostos.

Laços de Família – Clarice Lispector

Clarice Lispector

Também há as expressões “é mais Yin” e é “é mais Yang“.

Como “mais Yin” podemos ver Clarice Lispector, que com seus fluxos de pensamentos produziu diversas obras intimistas. E repentinamente, em instante – um raio de Yang rompia – e o personagem ganhava novo ritmo.

Por exemplo, no conto Amor, da obra Laços de Família, a personagem Ana é uma dona de casa muito autocentrada que está no transporte público a caminho de casa. Mas, ela é tirada do eixo (raio Yang), quando vê o cego mascando chicletes parado no ponto de ônibus.

Yin profundo que não teme o Yang: “Sim, minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem das grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite. “. (Clarice Lispector)

O Yin “Eu antes era uma mulher que sabia distinguir as ciosas quando as via.” interrompido pelo Yang da razão “Mas agora cometi o erro grave de pensar.”. (Clarice Lispector)

Anoitecer: Yin subindo e Yang descendo

Ciclo Anual

Também, o ciclo anual é representado pelas energias complementares.

Pois no verão o Yang é máximo.

Durante o outono o Yang declina e o Yin ascende, então, é o Yin dentro do Yang.

No inverno o Yin é máximo, e vai declinando para dar espaço ao crescimento do Yang, que é a primavera, assim, é o Yang dentro do Yin.

E assim, indefinidamente, segue o ciclo.

Sete correspondências das Energias Yin Yang

Na prática clínica, sedamos e tonificamos as energias, conforme o estado energético do paciente. Pois, quando há excesso de Yin, então seda-se o Yin. E quando o Yin está fraco, tonifica-se. Da mesma forma, para o Yang.

Portanto, a avaliação sobre as energias de um indivíduo pode ser feita a partir do pulso, dos sentimentos, da textura da pele, das preferências por calor ou frio, entre outros indicadores.

Estados Combatentes

A teoria Yin-Yang surgiu na China na época dos Estados Combatentes (476-221 a.C.) na Escola do Yin-Yang, cujo principal pensador foi Zou Yan (c. 350-270 a.c.). Assim, a teoria logo se incorporou à MTC e começou ser considerada nos diagnósticos.

Por exemplo, há fitoterápicos chineses que são tônicos de Yin, indicados para quando a pessoa apresenta características de deficiência de Yin, como cansaço e o estresse.

Assim, há os fitoterápicos tônicos de Yang. São indicados para pessoas enfraquecidas por causa do avançado da idade, doenças, constituição débil, abatimentos emocionais ou ainda, por alimentação deficiente. 

O princípio feminino – Yin

Água e Mulher são Yin

Yin, princípio feminino associado à noite, ao frio, ao ventral, à terra e a água, material, aos órgãos sólidos na teoria Zang Fu, ao recolhimento, timidez, quietude, lentidão, pois em conjunto, geram a forma.

É importante observar que o Yin não existe sem o Yang, pois são opostos e complementares.

Por exemplo: a palidez é e o rubor é energia do Céu, então a palidez absoluta como na morte é Yin, já sem Energia do Céu. Portanto, uma pessoa levemente pálida tem mais Yin e menos Céu.

Exemplos de Yin

Princípio masculino – Yang

Yang – princípio masculino associado ao dia, calor, externo, acima, dorsal, imaterial, às vísceras ocas, expansão, rapidez, que produzem energia; portanto, quanto mais Yang, mais etéreo e com menos forma.

Portanto, as energias universais de calor e frio não existem individualmente, pois são complementares e opostas, coexistem, quando uma cresce a outra diminui.

Por exemplo, quanto mais agitado, mais Yang. A quietude é Yin, que são dois extremos. Se uma pessoa apresentar um estado de agitação que não é máximo, então ela possui uma dose de Yin, que coexiste com o Yang.

A MTC considera que o Yang absoluto se transforma em Yin, então uma pessoa com agitação extrema pode ter uma movimento tão forte, que resulte, por hipótese num Acidente Vascular Cerebral (AVC). E assim, resultará num estado inerte. Ou seja, a Energia do Céu foi tão forte, que se transformou em Yin.

Exemplos de Yang