Fitoterápicos tônicos de Yin

Fitoterápicos tônicos de Yin

Sensação de fraqueza

Os fitoterápicos tônicos de Yin têm como objetivo nutrir e fortalecer o indivíduo com o objetivo de diminuir o cansaço e o estresse, que são características da deficiência de Yin.

Fitoterápicos tônicos de Yin promovem alegria, disposição, bem-estar, força e vontade de viver.

A energia Yin pode star enfraquecida por:

alimentação inadequada

excesso de trabalho

excesso de atividade física ou sexual

entre outros fatores, que consomem o indivíduo

E como repor as energias?

Com alimentação, meditação e fitoterapia.

Alimentação inadequada

Nas grandes cidades, é comum uma alimentação rica em gorduras e carboidratos de digestão rápida, como a farinha de trigo refinada e o arroz branco, sem mastigação adequada.

Resultado: falta vitaminas, proteínas e fibras; por falta de nutrição.

Terapias com fitoterápicos tônicos de YinExcesso de trabalho

É um círculo vicioso: trabalha-se muito e come-se mal. Mas de onde vem a energia para tanto trabalho? O corpo metaboliza moléculas importantes para a saúde e essa degeneração, resulta em cansaço e deficiências.

Deficiências

A atividade sexual em demasia resulta nos mesmos problemas, que trabalhar demais.

Escolha dos fitoterápicos

Porém, a escolha das ervas não se baseiam no cansaço ou no estresse, mas sim no perfil do indivíduo; ou nos órgãos afetados pelo modo de vida: Rim, Pulmão, Estômago, etc.. Sente-se cansado, converse com um acupunturista.

Deficiência de Yin do Shen (Rim)

A deficiência de Yin do Shen é caracterizada pela falta de água no corpo: pele ressecada, boca seca e fezes endurecidas. Assim, há falta de vontade para fazer suas atividades. Para suavizar essa secura, uma colher de chá de mel de abelhas, duas vezes ao dia.

Deficiência de Yin do Fei (Pulmão)

Pigarrear, tosse seca, respiração difícil caracterizam a deficiência de Yin do Pulmão. pessoas que ficam tristes rapidamente, também podem ter alguma deficiência do Fei.

Deficiência do Yin do Fígado (Gan)

A deficiência de Yin do Fígado resulta em uma digestão difícil, mas também em raiva ressentida e guardada; dificuldade na visão física.

Lista de fitoterápicos tônicos de Yin

  • Bai He Gu Jin Tang – Para deficiência de Yin do Shen e Fei, quando há presença de calor vazio.
  • Chi Bao Mei Zan Dan – Tônico de essência do Rim e Fígado, tônico de Xue e circulador de Qi. Portanto, revigora a essência vital, embeleza os cabelos e previne o envelhecimento precoce.
  • Ji Bo Di Huang Wan – Nutre o Yin do Rim, inibe o fogo, o calor, umedece a secura e nutre o Qi. Indicada para diabete, hipertiroidismo e nefrite.
  • Liu Wei Di Huang Wan – Para deficiência de Yin do Rim e do Fígado, com pseudo fogo.
  • Qi Ju Di Huang Wan – Para deficiência de Yin do Rim e do Fígado, pois possui ação refrescante. Portanto, tonifica o Yin e o Xue, melhorando a acuidade visual.

Sobre o Autor

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia author

Acupunturista, escritora e administradora de sites.