Amar e cuidar para a boa saúde

Amar e cuidar para a boa saúde

Amar e Cuidar para a Boa Saúde envolve terapias diversas como acupuntura, massagem e fitoterapia, mas também é importante considerar o foco espiritual, a alimentação e o corpo físico.

Pessoas me procuram perguntando sobre algum fitoterápico, cujas indicações enquadram em um perfil. Por exemplo, não durmo bem ou tenho dores nas costas. Então, pergunto, “Como está seu derredor?”.

“Como você olha as pessoas que a cercam?”. “Você é grato pelo sol que vê nascer todos os dias?” “É grato pela cama confortável na qual dormiu?”

Observe que é importante olhar à sua volta e sentir gratidão pelo que possui. Mas voltando às terapias integrativas.

Acupuntura

Com a acupuntura você poderá equilibrar a Energia que circula pelos meridianos do seu corpo, para assim, aproximar-se da boa saúde. Caso sinta raiva, avise seu terapeuta, pois entre outras ações, possivelmente ele irá sedar seu Fígado e lhe deixar mais calmo.



Porém, sentir raiva e correr para o terapeuta é uma opção … mas que tal não sentir raiva, ou pelo menos diminuir a intensidade. Então, procure olhar aquele semelhante com compaixão, mesmo que não concorde com as ações dele … busque em sua religião, como devemos olhar para outrem, com cujas atitudes não concordamos.

Então lembre, você é responsável pelas suas ações, foque no seu eu, no sentido de fazer o seu melhor … seu melhor não é a perfeição, mas o que você tem para doar num determinado instante.

Massagem

Em uma massagem, com um massoterapeuta preparado, suas energias vão circular … mas não é só o massoterapeuta que é responsável … você também ter que se permitir relaxar e ajudar a expulsar os pensamentos que lhe incomodam. Então, entregue-se a massagem, relaxe, saia do corpo e sinta-se grato.

Gratidão outra vez … sim, gratidão limpa a alma.

Fitoterapia

A Fitoterapia é um alimento. Coloca em nosso corpo nutrientes, que deveriam vir da alimentação cotidiana … mas que os hábitos modernos nem sempre permitem.

Neste momento, é preciso um terapeuta com conhecimentos sobre fitoterapia. No caso, sugiro fitoterápicos chineses, pois é minha área de conhecimento. Entretanto, fitoterápicos brasileiros também são de grande valia, pois são mais baratos e fáceis de encontrar. Assim, sugiro … se tem uma avó, não exite em buscar seus conhecimentos, pois ela ficará feliz e você enriquecerá seu conhecimento e sua saúde.

Foco Espiritual para a Boa Saúde

Quanto a questão espiritual é complexo sugerir, pois cada um deve respeitar sua crenças, então busque orientação de pessoas do seu círculo religioso. Pessoalmente, sugiro, tenha compaixão pelo próximo e tente não os julgar, assim, apenas ore por eles.

Alimentação

Quanto a alimentacão, é importante que seja completa. Fibras, carboidratos, proteinas. Consulte uma pirâmide alimentar.Pirâmide alimentar

Entretanto, temos que lembrar, que a correria do cotidiano, nos impele a lanches rápidos, muitas vezes, de qualidade alimentar duvidosa. Não resta dúvidas, que são saborosos e começam nos enfeitiçando com a aparencia.

Sim, podemos comer um lanche de vez em quando, entretanto, também temos que buscar alimentos que nos ofereçam nutrientes essênciais, tais como aminoácidos e ácidos graxos.

Aminoácidos essenciais

Os aminoácidos essenciais são:
– fenilalanina (a tirosina pode ser sintetizada a partir da fenilalanina)
– aminoácidos de cadeia ramificada: valina, leucina, isoleucina, treonina e metionina
– lisina.

Esses aminoácidos são relativamente deficientes em plantas, porém, em geral são equilibrados em animais.

Alimentos ricos em fenilalanina

  • Carnes e peixe
  • Ovos e laticínios
  • Grãos e nozes
  • Aspartame
  • Cacau

Alguns alimentos ricos em valina, leucina e isoleucina são:

  • Ovo, peixe, carne, leite e derivados;
  • Feijão, ervilhas;
  • Castanha de caju, castanha-do-pará, amêndoas, amendoim, avelã.

Alimentos Ricos em Treonina

  • Filé de Peito de Peru. Então, não espere até o Natal para comer peru, pois, talvez esteja deixando de lado uma das melhores fontes de treonina.
  • Soja. Todos os alimentos à base de soja são ótimas fontes de treonina na dieta.
  • Carne de Porco.
  • Carne bovina.
  • Laticínios.
  • Fígado.
  • Feijão e lentilha.
  • Salmão.

Alimentos Ricos em Metionina

A metionina é um aminoácido essencial, o que significa que deve ser obtida através de fontes alimentares. Portanto, busque-a em fontes naturais, as quais, incluem feijão, ovos, peixe, alho, lentilhas, carne, cebola, soja, sementes e iogurte.

Alimentos Ricos em Lisina

Como a deficiência em lisina pode levar à anemia e fadiga. Então, busque alimentos ricos em lisina incluem carne magra, queijo, peru, frango, carne de porco, soja, peixe, camarão, mariscos, nozes, sementes, ovos, feijão e lentilhas. Assim, considere, a dose diária recomendada de lisina em 30 mg por quilograma de peso corporal.

Ácidos Graxos Essenciais

Ácidos Graxos Essenciais são nutrientes que nos são supridos pela dieta, pois nosso metabolismo não os sintetiza. Assim, precisamos ingerir ácidos graxos Ômegas: w-3 e w-6 e seus precursores, os quais estão presentes em óleos vegetais.

Durante a Evolução, o Homem tinha os ácidos w-3 e w-6 em equilíbrio em sua alimentação, que assim, contribuía para a Boa Saúde. Entretanto, à medida que surge a hidrogenação para saturar moléculas e evitar o processo de rancificação, e assim estender a validade do produto, também resultou no aumento de w-6 em relação ao w-3.

Porém, estes ômegas hidrogenados w-6, são mais bem absorvidos pelo intestino delgado, que os w-6 naturais. Assim, com mais absorção, há aumento do índice de obesidade nos indivíduos que priorizam a alimentação industrializada.

Entre os ácidos essenciais para a Boa Saúde estão o ácido linolênico ( w-3) e o ácido linoleico (w-6).

O ácido linoleico pode ser encontrado especialmente em azeites vegetais, entre eles o girassol, o milho, a soja, assim como em alimentos que são feitos em conservas de azeites. Então, seja generoso com óleo de oliva extra-virgem em suas saladas.

Medicina Tradicional

É importante considerar sempre a Medicina Tradicional. Ou seja, faça regularmente seus exames de saúde para acompanhar a glicemia, índices de colesterol, entre outros. Então consulte seu médico regularmente, pois a acupuntura, constelação familiar, massagem e fitoterapia são definidos pela OMS como Medicina Complementar.

Fontes:

Artigo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre Ácidos Graxos Ômega, acessado em 05/01/2019.

Bioquímica Médica, Baynes, J.W. e Dominiczak M.H. Segunda Edição. Editora Elsevier.

Sobre o Autor

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia author

Acupunturista, escritora e administradora de sites.