Botox para Tratar a Dor

O Botox ou toxina botulínica é indicado para casos de dor de cabeça. E os melhores resultados são para bruxismo, enxaqueca crônica, espasticidade e distonias. Neurologista Dra. Cecilia Godoy Pellegrini.

O Botox – toxina botulínica – vem sendo usado em tratamentos para a saúde desde 1973. Por exemplo, indica-se o botox para casos de dor de cabeça. E as doenças que têm apresentado melhores resultados são:

Dra. Cecilia Godoy Pellegrini

Sou médica formada em 2003 com especialização em neurologia infantil. Em 2014 fiz a especialização em neuroreabilitação com toxina botulínica.

Nesses quase 10 anos de atuação no tratamento de doenças neurológicas com a toxina botulínica, eu me sinto cada dia mais animada com os resultados obtidos na melhora da qualidade de vida dos meus pacientes.

Usa-se a toxina botulínica para várias patologias em neurologia, e pode ser usada até nas crianças a partir dos 2 anos, a única contra indicação é alergia a clara de ovo (albumina).

Descrição das doenças tratáveis com botox

Bruxismo

O bruxismo é uma doença geneticamente determinada cujo gatilho é geralmente a ansiedade e é sem cura ainda. Entretanto, a aplicação da toxina nos músculos envolvidos na mastigação pode:

  • aliviar bastante as dores da ATM (articulação têmporo mandibular),
  • evitar os desgastes e até
  • as fraturas dos dentes.

Aumento do Bruxismo com a Pandemia

Nos últimos anos, principalmente após o início da pandemia, tenho observado um aumento significativo de pacientes com bruxismo em meu consultório. São pacientes que já quebraram vários dentes e sofrem de dores na região temporal por sobrecarga da ATM e que apesar de usarem placas e fazerem seguimento adequado com o dentista, os sintomas ainda persistem.

Tensão na Mandíbula

Existem pacientes que mantêm um fechamento excessivo da mandíbula por tensão durante o dia. E, alguns pacientes fazem movimentos de ranger e/ou apertar durante o sono. Ambos os tipos de bruxismo têm ótimos resultados com o tratamento com botox.

Tratando o Bruxismo com Botox

A aplicação do botox nesses casos é feita com uma injeção nos músculos escolhidos durante a avaliação. Normalmente, os músculos mais afetados são:

  • masseteres,
  • temporais e 
  • pterigóides.

Em cada sessão, o paciente receberá por volta de umas 10 picadas que deverá ser repetida a cada três meses, caso os sintomas retornem. 

Os resultados são os de enfraquecimento destes músculos causando alívio na sobrecarga da ATM e dos dentes.

O desconforto que o paciente pode sentir é uma fadiga durante a mastigação, sensação que desaparece após três meses da aplicação, pois este é o tempo que dura o botox.

Enxaqueca Crônica

A enxaqueca crônica é uma doença geneticamente determinada, que também não tem cura, mas pode ser muito bem controlada com botox.

Atinge principalmente mulheres, mas pode se manifestar em homens também.

É uma dor na cabeça que tem características típicas que fazem o diagnóstico:

  • dor latejante ou pulsátil que piora com luz,
  • sensibilidade ao barulho,
  • movimento e vem acompanhada de náuseas e/ou vômitos,
  • algumas pessoas têm aura que é um sintoma premonitório de uma crise de enxaqueca. 

É normal uma crise de enxaqueca se manifestar com gatilhos já conhecidos e que com um simples analgésico melhora. Entretanto, existem aquelas pessoas que têm essa dor todos os dias, mesmo evitando os gatilhos e fazendo uso de múltiplas medicações.

Para esses casos, então indica-se o tratamento com botox:

  • pessoas com mais de 15 dias de dor de cabeça por mês e que
  • já fizeram uso de medicamentos profiláticos para enxaqueca sem uma melhora efetiva.

Tratando a Enxaqueca Crônica com Botox

Essa aplicação de toxina botulínica para enxaqueca faz parte de um protocolo PREMPT (Protocolo PHASE III Research Evaluating Migraine Prophylaxis Therapy), que são injeções subcutâneas aplicadas em 35 a 40 pontos ao redor da cabeça, na cervical e ombros com a frequência trimestral durante um ano, que pode reduzir as crises de dor de cabeça em até 100%.

Quanto Tempo Dura o Botox para a Enxaqueca

O objetivo deste protocolo é tratar a dor cronificada. Portanto, para se ter um controle da dor crônica, precisamos acompanhar essa estabilidade por um tempo longo.

ATM, Bruxismo e Enxaqueca

Vejo também uma grande associação de essas duas doenças citadas acima, o bruxismo com enxaqueca, pois ambas estão relacionadas com a disfunção da articulação temporomandibular (ATM), a qual é gatilho para as dores de cabeça.

Quando a disfunção da ATM é decorrente do bruxismo, então indica-se o tratamento com a toxina e os dois procedimentos são feitos no mesmo momento.

Espasticidade e Distonias

A espasticidade é a sequela muscular de um AVE nos adultos (acidente vascular encefálico) ou PC nas crianças (paralisia cerebral).

As distonias são movimentos involuntários de grupos musculares, podem ocorrer em qualquer músculo do corpo humano como por exemplo:

  • pescoço (distonia cervical),
  • face (blefaroespasmo, espasmo hemifacial),
  • membro superior ou inferior (distonia segmentar) ou até
  • no corpo todo e tronco (distonia generalizada).

Tratando Espasticidade e Distonias com Botox

Nesses casos, a aplicação é feita com injeções intramusculares, em músculos escolhidos num exame físico minucioso, visando diminuir a atividade dos músculos com distonias.

Hiperidrose

A hiperidrose é a transpiração excessiva que pode prejudicar o convívio social. Pois, pode gerar ansiedade em momentos importantes da vida, como em entrevistas de emprego e em encontros sociais ou amorosos.

O suor excessivo afeta principalmente as axilas, mãos e pés. Portanto, aplica-se o botox nas glândulas sudoríparas e sebáceas dessas regiões.

Cinco Benefícios do Botox para Hiperidrose

  1. Realizado no consultório em apenas 30 minutos.
  2. Pode reduzir em mais de 90% do suor e do odor desagradavel, se existir.
  3. Recuperação rápida com raras complicações.
  4. É sem afastamento do trabalho.
  5. Alternativa segura à cirurgia (simpatectomia).

Após a aplicação, sugere-se evitar esforço físico por 24 horas. Assim, em duas semanas após a aplicação, já observa-se a diminuição do suor na região que recebeu a toxina botulínica.

Planos de Saúde ou Convênios

Após a avaliação do seu caso, eu vou emitir um laudo, encaminhar ao convênio para a liberação do tratamento com toxina botulínica.

Todos esses procedimentos são cobertos pelos planos de saúde, exceto o tratamento de enxaqueca, pois só alguns planos oferecem essa cobertura. Entretanto, se o seu convênio não for credenciado o procedimento pode ser feito por reembolso ou particular.

Fale comigo

Em caso de alguma dúvida e se tiver necessidade de algum desses procedimentos, entre em contato comigo pelo WhatsApp: 11-98410-5670. Os atendimentos são presenciais na rua Áurea, Vila Mariana, na capital paulista, próximo ao metrô Ana Rosa.

Ficarei feliz em te ajudar!

Dra. Cecilia Godoy Pellegrini