Medicina Tradicional Chinesa

Medicina Tradicional Chinesa (MTC) – conhecimento milenar chinês, composto por técnicas diversas como: acupuntura, auriculoterapia, tai chi chuan, massagem tui-ná, ventosa, fitoterapia e moxabustão.

Andorinhas enos fios elétricos, tal qual uma escala musical, simbolizam a armonia da Medicina Tradicional Chinesa
Música das Andorinhas em São Bento do Sul

São terapias, as quais visam a manutenção da saúde, baseadas no equilíbrio do Yin e do Yang, na teoria dos Cinco Elementos, na teoria Zang Fu e pelo princípio  de circulação de Qi pelos Meridianos de Energia com ações terapêuticas nos pontos de acupuntura. Entretanto, também têm ação curativa.

Acupuntura

A acupuntura, técnica da MTC – já bastante conhecida no Ocidente – usa agulhas em pontos terapêuticos nos diversos Meridianos de Energia, para assim buscar a saúde.

Elemento Madeira
Elemento Madeira

Auriculoterapia ou Acupuntura na Orelha

Como a orelha representa um feto de cabeça para baixo, pontos de auriculoterapia são definidos conforme os órgãos dessa imagem. Assim, o tratamento consiste em colocar pequenas agulhas, sementes de mostarda ou bolinhas de metal nesses pontos.

Tai Chi Chuan

Movimentos lentos do corpo associados a respiração que contribuem para manter o equilíbrio do indivíduo, e assim, preservar sua saúde. Como esses exercícios já são comuns em parques públicos da cidade de São Paulo, então, é uma prática acessível. No Parque Ibirapuera na Vila Mariana e no Parque da Aclimação há rotineiramente grupos praticando Tai Chi Chuan, com participação aberta àqueles que desejarem.

Massagem tui-ná

A massagem tui-ná tem dois movimentos básicos: sedação que é pressionar o dedo ao longo do corpo do paciente; e a tonificação, que são movimentos circulares com aproximadamente 2 cm de diâmetro ao longo do corpo. Assim, com sedações e tonificações, vai-se promovendo a circulação de energia e a promoção da saúde.

Elemento Água
Elemento Água

Ventosa

Na ventosa usa-se pequenos copos de plástico duro, com acessório que permite a diminuição da pressão no interior desse recipiente em contato com o corpo. Assim, esse copo “cola” na pele, promovendo sugação dos tecidos, promovendo o relaxamento dos músculos. Antigamente essa diminuição de pressão era conseguida com a colocação de fogo recipiente. Também, já foi usado sanguessugas para sedar a região.

Folhas de amoreira - fitoterápico
Bonsai de amoreira

Fitoterapia

Fitoterapia Chinesa é o uso de preparados de ervas com funções terapêuticas. Por exemplo, para tonificar o Yin. Em geral, cada povo tem sua medicina fitoterápica.

Moxabustão

A moxabustão consiste na queima de ervas aromáticas em pontos do corpo, promovendo o aquecimento, que assim tonifica a região. Em geral usamos a Artemísia e também os bastões de carvão, pois não exalam cheiro forte como a Artemísia. Há terapeutas que queimam a planta em pontos do paciente, provocando pequena manchas de queimaduras.

Medicina Tradicional Chinesa

Para saber um pouquinho de Medicina Tradicional Chinesa, navegue pelo Acupuntura Wiki. E pelos diversos links que permeiam todas as páginas, você passeia, e assim, vai descobrindo os conceitos da MTC. Bons estudos!