Canais ou Meridianos de Energia da MTC – associados ao Zang-Fu são os caminhos pelos quais circula a energia Qi pelo corpo. Portanto, são neles que estão mapeados os pontos de acupuntura.
Assim, é importante saber, que a expressão “Meridianos de Energia” pode ser encontrada como: Canais de Energia ou Meridianos de Acupuntura.
Energia Qi circula pelos Meridianos
Nosso corpo é irrigado por canais, nos quais a energia Qi circula. E assim, o equilíbrio dessa circulação é que determina um bom funcionamento do metabolismo.
Assim, são nesses Meridianos de Energia estão mapeados os Pontos de Acupuntura, referências para o terapeuta tratar inúmeros problemas, como dores e estresse.
Canais e Órgãos
Cada Canal é associado a um órgão. É esta associação que determina a nomenclatura dos pontos.
Por exemplo, Canal do Fígado é associado ao Fígado e à Visícula Biliar.
Assim temos os pontos do Canal do Fígado: F1, F2, F3 até F14. A mesma analogia é feita para a Vesícula Biliar: VB1, VB2, VB3 até VB44.
Conexão entre Canais
Como a energia circula por todos os Meridianos, e para que essa circulação se efetue, então há conexões entre esses canais. Assim, os pontos, pelos quais a energia muda de meridiano, são chamados de Pontos Luo ou de Conexão.
Esses canais estão associados aos órgãos, segundo a teoria Zang Fu:
- Pulmão e Intestino Grosso
- Baço-pâncreas e Estômago
- Coração e Intestino Delgado
- Rim e Bexiga
- Fígado e Vesícula Biliar
- Pericárdio e Triplo Aquecedor
Contudo, também há os Canais Extraordinários ou Vasos Maravilhosos dos quais apenas o Vaso Concepção e Vaso Governador apresentam pontos específicos. Os outros têm seus pontos em outros Meridianos.
Pontos de conexão – Luo
Os diversos Meridianos de Energia são interligados e um passa energia para o outro, como se fosse um grande canal pelo corpo. Assim, essa passagem é por pontos específicos – chamados de pontos de conexão Luo.
Por exemplo, nas conexões Yin-Yang na mão a energia Qi passa do:
- P7 para o IG1
- C9 para o ID1
- PC8 para o B1
Dessa forma, a Energia Qi circula por todo o nosso corpo.
Atenção nas palavras
Em função das diversas traduções do idioma oriental para as línguas ocidentais, encontra-se nomenclaturas diferentes na literatura. Pois um mesmo símbolo pinyin pode ter significados diferentes, dependendo do contexto no qual está inserido. Portanto, atenção no contexto.
Por exemplo, Shen poderá significar Mente ou Rim.
Da mesma forma, as expressões para o termo Qi, também são variadas, como: energia Qi, energia vital, éter, poder vital, força da vida, energia primordial, matéria-energia, poder de mover, etc.
Nomenclaturas dos Meridianos de Energia
Os caminhos – nos quais o Qi circula – e os nomes dos órgãos podem ser encontrados na literatura com nomenclaturas sinônimas, por exemplo:

- Canal = Meridiano
- Pulmão = Fei = Taiyin da Mão
- Intestino Grosso = Dachang = Yangming da Mão
- Baço-pâncreas = Baço = Taiyin do Pé
- Estômago = Wei = Yangming do Pé
- Coração = Xin = Shaoyin da Mão
- Intestino Delgado = Xiaochang = Taiyang da Mão
- Rim = Shen = Shaoyin do Pé
- Bexiga = Pangguang = Taiyang do Pé
- Fígado = Gan = Jueyin do Pé
- Vesícula Biliar – Dan = Shaoyang do Pé
- Pericárdio = Xin Bao = Jueyin da Mão
- Triplo Aquecedor = Sanjiao = Shaoyang da Mão
- Vaso Governador = Du Mai
- Vaso Concepção = Ren Mai
- Órgão = Zang
- Fu = Vísceras
Para estudo detalhado sobre os Meridianos de Energia da MTC, sugiro o Atlas de Acupuntura Chinesa: Meridianos e Colaterais. Contudo, também pode consultar Manual de Acupuntura.