Pulmão – Fei

Pulmão (Fei) é um órgão sólido. E segundo a teoria Zang-Fu apresenta características Yin, pertencente ao Elemento Metal e associado ao Intestino Grosso.

Pulmão e Fei são sinônimos na literatura sobre Medicina Tradicional Chinesa (MTC), assim, você poderá encontrar tanto uma expressão ou a outra.

Órgão associado à tristeza, portanto, se há problemas respiratórios, então tente tratar as mágoas escondidas que prejudicam a respiração.

Emoção do Pulmão: Tristeza

A Tristeza sob o olhar da MTC é uma emoção que, quando em excesso ou por tempo prolongado prejudica a Energia do Pulmão.

Mas, sentir um pouquinho de descontentamento nos impulsiona a transformar os desconfortos.

Vale enfatizar que a Tristeza pode ser aliviada com Acupuntura. Exercícios respiratórios ajudam a circular a Energia Qi e assim, diluir a tristeza.

Simbolismo e Metal

O Simbolismo é um Movimento Literário com características do Metal. Entre seus representantes: Alphonsus de Guimaraens. Seus poemas carregam morte, dor e sofrimento, que advém de sua própria vida. O exemplo mais famoso e o Poema Ismália.

Ismália

Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar…
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.

No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar…
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar…

E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar…
Estava longe do céu…
Estava longe do mar…

E como um anjo pendeu
As asas para voar. . .
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar…

Funções do Pulmão

Os alvéolos do Pulmão são simbolizados pelos alvéolos da Flor do Figo.

Canal de Energia do Pulmão é simbolizada pelos alveolos da flor do Figo.
  • Governar o Qi e a respiração
  • Comunicação entre o organismo e o meio ambiente
  • Controlar os canais e os vasos sanguíneos
  • Controlar a dispersão e a descendência do Qi
  • Regular a passagem das águas e dos fluidos corpóreos
  • Regular todas as atividades fisiológicas
  • Controlar a pele, os pelos e os espaços entre a pele e os músculos
  • Abrir-se no nariz e se manifestar na pele
  • Abrigar a alma corpórea
  • Emocionalmente, o Pulmão abriga a tristeza

O Fei é afetado por aflição, que causa estagnação de Qi. E essa estagnação forma Fleuma e assim, nas mulheres aumenta a probabilidade de formação de nódulos nos seios. Como a mágoa e a tristeza esvaziam o Qi, Então pode causar tensão no tórax e no ombro, além de leve falta de ar.

Fleuma é qualquer acúmulo de Energia, que também acumula matéria, formando assim, nódulos e neoplasias.

Sonhos

Quando o Pulmão estiver em excesso, haverá sonhos sobre lamentos, aflição, medo ou choro. E quando deficiente, provoca sonhos com objetos estranhos, de brigas e de lutas.

Quando há excesso no Fei, então podemos exemplificar como acúmulo de líquidos. E a deficiência, e exemplificada como pouca capacidade respiratória, pois a compressão e expansão dos alvéolos acontecem com dificuldade por falta de Energia Qi.

Ditados relacionados ao Pulmão

  • Controla os 100 vasos, portanto, controla o Qi que circula pelos canais do corpo.
  • Pulmão detesta o Frio – como controla a pele, então é sensível ao Vento-Frio.
  • Governa a voz. Como o Fei é responsável pela comunicação com o meio ambiente, então a sua saúde define a tom da voz. Por exemplo, uma pessoa idosa, normalmente apresenta uma voz menos potente.
  • O Pulmão é um órgão delicado, assim, como é o primeiro contato com o meio externo, é o primeiro que é invadido pelo Vento-Frio, além receber os fatores patogênicos do meio ambiente, pelo ar.

Canal de Energia Fei

O Meridiano ou Canal de Energia do Pulmão (Fei) é bilateral, com 11 pontos em cada lado, pertencente ao Elemento Metal. Também denominado como Taiyin da Mão, pois seu trajeto é pelo abraço e termina na mão. Está associado à víscera Intestino Grosso. E a emoção associada é a tristeza, portanto, os pontos do Pulmão são utilizados para tratar o sentimento em questão.

Ponto P1 – Zhongfu ou Palácio Central

O Canal Fei inicia no ponto P1 (Zhongfu ou Palácio Central) na região ântero-lateral do tórax, no 1º espaço intercostal, a 6 tsuns da linha média e a 1 tsun abaixo do P2.

Indicações do P1

Indicado tradicionalmente para tosse, dispneia, catarro e conestão nasal, pois regulariza o Qi do Fei, tonifica o Qi Ancestral e descongestiona o Jiao Superior.

Qi Ancestral

Qi Ancestral é a Energia que recebemos de nossos antepassados no momento da concepção e durante os meses de geração, até o nascimento. Para os espiritualistas, é no Qi Ancestral que estão as nossas memórias de vidas passadas.

Jiao Superior

Jiao Superior é a região superior do tronco do corpo humano, onde estão localizados o Coração e o Pulmão.

Ponto P11 – Shaoshang ou Shang Jovem

O término do Fei é no ponto P11 (Shaoshang ou Shang Jovem), na margem ungueal radial do polegar, 0,1 tsun posterior para o canto da unha.

Indicações do P11

Indicado para tosse, inflamação cervical, bloqueio na garganta e tonsilite. Também e recomendado para delírio apopléico, pois segundo o Su Wen do Imperador Amarelo: “O ouvido é o lugar de reunião das Energias Ancestrais. E quando a Energia do Estômago está em Vazio, então os Canais Ancestrais estão em Vazio de Qi, assim, a Energia caminha para a parte baixa do corpo, provocando zumbido. Então, deve-se tonificar o Shaoshang“.

Energia do Estômago em Vazio

Se você já participou de um grupo de meditação ou de contato com o plano invisível, lembre que é recomendado uma alimetação leve, sem proteína animal e até algumas horas de jejum.

Esta recomendação alimentar promove o Esvaziamento da Energia do Estômago, que assim, facilita a abertura dos canais do ouvido para a percepção das Energias Ancestrais.

Portanto, massagear o P11, acalma o Shen, diminuindo os pensamentos, afastando o zumbido, enfim, acalmando a Mente.

Mais pontos

Entretanto, há mais pontos de acupuntura que acalmam a Mente e o Shen, como IG4, Yintang, VC17, entre outros.

Pulmão e MTC

Para conhecer mais sobre as Funções do Pulmão sob o olhar da Medicina Tradicional Chinesa, então faça a Pós-graduação em Acupuntura Oriental no ITIO.

Revisões do Artigo sobre o Pulmão

  • Texto criano em 27 de agosto de 2013.
  • Última revisão em 15 de março de 2021.