Vesícula Biliar – Dan

Vesícula Biliar – Dan

A Vesícula Biliar – Dan (VB) é uma víscera oca, segundo a teoria Zang-Fu, com características Yang, pertencente ao elemento Madeira e é associada ao Figado. É considerada uma víscera extraordinária, pois armazena a bile, substância pura; enquanto outras vísceras armazenam substâncias impuras.

O Verde da Vesícula Biliar que inunda o corpo.

Funções da Vesícula Biliar

  • Armazena a e controla a excreção da bile
  • Controla a tomada de decisões
  • Controla os tendões

Estocar e excretar a bile

A Vesícula Biliar recebe a bile do Fígado e a mantém pronta para excretar durante a digestão, quando necessário. Portanto, sob esse ponto de vista, a função da VB é a mesma nas Medicinas Oriental e Ocidental.

Controlar a decisão

Enquanto se considera que o Fígado controla a habilidade no planejamento da vida, a VB controla a capacidade de tomar decisões. As duas funções devem ser harmonizadas para que possamos planejar e agir adequadamente.

A Vesícula Biliar é o órgão que regula a tomada de decisões. Nos escritos chineses a expressão grande Vesícula Biliar significa coragem, enquanto pequena Vesícula Biliar poderá ser tímido ou temeroso.

Portanto, na clínica, sempre nos preocupamos com a Vesícula, quando que o paciente toma decisões de chofre ou é indeciso.

Controlar os Tendões

Essa função de controlar os tendões é parecida à função do Fígado de controlar os tendões. Assim, a diferença está no fato de que o Fígado nutre os tendões com o seu Sangue. Enquanto a Vesícula Biliar proporciona Qi para os tendões de maneira que estes possam ter movimentos e agilidade adequados.

A estreita relação entre a VB e tendões é marcada pelo ponto de União dos tendões, VB-34 (Yanglingquan), portanto localizado no canal da Vesícula Biliar.

Ponto VB34 ou Yanglingquan

Ponto VB34, Yanglingquan ou Riacho do Monte Yang relaxa e fortalece os tendões.

Localização do Yanglingquan

O ponto VB34 está localizado na lateral da perna, na depressão muscular localizada anterior e inferior a cabeça da Fíbula.

Massagem no Ponto VG34

Após localizar o ponto, você pode o pressionar contando 1, 2, 3 devagar … soltar, pressionar. Assim, repita o processo seis (6) vezes para relaxar a musculatura e tendões, para então aliviar o estresse. Em seguida, localize outra vez o ponto e o massageie com movimentos circulares. Faça esse exercício três vezes ao dia e se sentirá mais relaxado.

Para massagear mais Pontos de Acupuntura, então acesse o artigo Automassagem em Pontos de Acupuntura.

Meridiano da Vesícula Biliar (Dan)

O Meridiano VB é bilateral, com 44 pontos em cada lado, pertencente ao Elemento Madeira. Dan, também nominado como Shaoyang do Pé é associado ao órgão Fígado e à víscera Vesícula Biliar.

O Dan inicia em VB1, localizado na face, a 1 tsun lateral ao canto esquerdo do olho. E para localizar esse ponto, o paciente de olhos fechados. O último ponto, VB44, está na borda ungueal lateral e proximal do 4º dedo do pé, a 0,1 tsun lateral e proximal à matriz ungueal.



Sobre o Autor

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia author

Acupunturista, escritora e administradora de sites.

Deixe uma resposta