Elemento Madeira

Elemento Madeira

Madeira e a Primavera

A estação do ano do Elemento Madeira é a Primavera. O órgão é o Fígado e a víscera é a Vesícula Biliar.

Elemento Madeira
Elemento Madeira

A Madeira é um dos Cinco Elementos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o qual simboliza a Primavera, o nascimento, o movimento, associado ao órgão Fígado e à víscera Vesícula Biliar.

O Elemento Madeira, também remete ao Vento, ao verde, ao azedo, à Júpiter, ao trigo, aos olhos, aos tendões, à fúria, que então resulta no grito.

Na Primavera há o nascer, quando o Yin está sendo consumido pelo Yang, para três meses depois se transformar em Yang máximo, o Verão.

Vento e Fúria

Como o Vento, que pode ser arrasador, também as Explosões de Fúria destroem. E, ambos são MadeiraFígado, e esse Vento que Explode é o chamado Subida do Yang do Fígado. Então, no contexto da nomenclatura ocidental, podemos pensar em Hipertensão Arterial.

Elemento Madeira é mãe do Fogo e filha do Água. A Vesícula Biliar é responsável pela tomada de decisões. Então, o desequilíbrio nesta víscera, provoca indecisão ou decisões intempestivas.

Lei de Geração

Segundo a Lei de Geração, a Madeira é a mãe da Fogo.

  • excesso de Madeira – Mãe fortevento inflama o Fogo – a fúria extrema pode provocar um acidente vascular cerebral (AVC).
  • falta de Madeira é Mãe fraca, que assim, não alimenta o Fogo, portanto, há timidez e insegurança.
  • Mãe em equilíbrio, então as tomadas de decisões são feitas com segurança.

Lei da Dominância

Segundo a Lei da Dominância, o Elemento Madeira é o avô da Terra.

Assim, a Madeira fornece a Energia que movimenta o Qi pelos órgãos.

Cinco Elementos e suas Dominâncias
Lei de Dominância dos Cinco Elementos

Com olhar da ciência ocidental, esse movimento que pode ser entendido como as muitas enzimas que o Fígado produz para o corpo; ou seja, o Fígado fornece as moléculas necessárias ao Baço e ao Estômago, para que estes, cumpram suas funções fisiológicas.

Madeira em excesso domina a Terra, obstruindo as funções do Fígado e do Baço. Enzimas em excesso é a subida de Yang do Fígado.

Quando a Água não nutre a Terra, então a é Terra fica árida. Que resulta em digestão lenta, o Estômago é frio. Assim, quando há dificuldade digestiva, então, prefira alimentos quentes e cozidos.

Madeira e Terra em equilíbrio, então, processos metabólicos estão em funcionamento e há boa digestão.

Contra-dominância do Elemento Madeira

Relação Terra-Madeira

A Lei da Contra-dominância ou de Afrontação são relações patológicas.

Esta lei, na relação Terra-Madeira, é representada pela metáfora – Terra dura não deixa a raiz da Madeira entrar. Portanto, significa que o Fígado e a Vesícula Biliar não conseguem executar suas funções metabólicas a contento.

Quando a Terra afronta a Madeira: há estagnação do Vento – ou seja – a situação provoca rigidez no corpo, como torcicolos. Neste caso, há dificuldade na tomada de decisões, pois a Vesícula Biliar é responsável pelo equilíbrio no decidir.

Elemento Madeira e a Terra

Resumindo, se há desequilíbrio na relação entre a Madeira e a Terra, consequentemente,  há nutrição comprometida. Seja pela não ingestão de nutrientes essenciais, ou então pela não absorção a contendo dos alimentos.

Yang do Fígado

Na prática, é comum um desequilíbrio do Fígado se agravar na primavera. Pois, o Qi do Fígado flui em subida, sendo muito ativo. O Yang se eleva e a energia aumentada é rompida, podendo assim, agravar o desequilíbrio do Fígado e causar o aumento excessivo do Qi do Fígado.

Dor de cabeça

Cefaléias

Alguns pacientes sofrem de cefaléias crônicas ou dores e/ou rigidez no pescoço, sendo algumas vezes relatado que tais sintomas são adquiridos com as bruscas mudanças de tempo, que pega os desprevenidos.

Cor esverdeada

A cor do Elemento Madeira é o esverdeado, que caracteriza os desequilíbrios do Fígado. Isso se aplica ao diagnóstico, pois quando o terapêuta observa a compleição da face, e se estiver meio verde, no precedimento, então

o fígado deverá ser sedado.

Sabor azedo

O sabor azedo é da Medeita, portanto uma quantidade pequena de sabor azedo na dieta é benéfica. Porém, o excesso pode ser prejudicial.

Elemento Madeira

Órgãos dos sentidos: o Fígado umedece e nutre os olhos.

Tecidos: o Fígado também umedece e nutre os tendões.

Emoção: a fúria é a emoção que está conectada com a Madeira e com o Fígado.

Som: em relação ao que foi dito anteriormente, uma pessoa que sofre de desarmonia no Fígado estará propensa a gritar (em fúria).

Equilíbrio na Saúde

O Equilíbrio na Saúde é uma busca constante, na qual podemos recorrer a inúmeras ferramentas: alimentação, atividade física, massagem, acupuntura, dançar, estudar, viajar, amar …

Elemento Madeira na Astrologia

Na Astrologia não há o Elemento Madeira, seus quatro elementos são: Água, Terra, Fogo e Ar.

Sobre o Autor

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia author

Acupunturista, escritora e administradora de sites.