A Fitoterapia Chinesa é uma prática tradicional da medicina chinesa que utiliza plantas e extratos vegetais para tratar e prevenir doenças.
Ao longo de milhares de anos, a medicina chinesa desenvolveu um vasto conhecimento sobre o uso de ervas, que combinadas em fórmulas específicas ajudam a restaurar o equilíbrio do corpo, da mente e do espírito.
As fitoterapias do mundo têm são importantes nas culturas dos povos para cuidar da saúde. Utilizam ervas para curar doenças e para construir bem-estar. É assim em todos os tempos … em todos os lugares …
O que são Fitoterápicos
Fitoterápicos são medicamentos feitos com plantas medicinais.
Princípios da Fitoterapia Chinesa
A fitoterapia chinesa baseia-se em conceitos fundamentais da medicina tradicional chinesa (MTC), como:
- Yin e Yang: A ideia de que tudo no universo é composto por forças opostas que devem estar em equilíbrio. No contexto da fitoterapia, isso se refere ao equilíbrio entre calor e frio, umidade e secura, etc.
- Cinco Elementos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água estão interconectados e representam diferentes aspectos do corpo humano e da natureza. E assim, como parte da natureza, as plantas carregam características desses elementos.
- Qi: energia vital que flui pelo corpo. E assim, a fitoterapia ajuda a regular e equilibrar o Qi, tratando deficiências ou excessos que podem levar a doenças.
- Meridianos: São canais por onde a energia percorre o corpo. E as ervas influenciam esse fluxo de Qi nos meridianos e quando usadas corretamente então restabelecem a saúde.
Fitoterapia Chinesa no Brasil
Aperfeiçoada ao longo de milênios, a Fitoterapia Chinesa está disponível em quase todo o mundo, inclusive no Brasil. Como os fitoterápicos têm como objetivo manter e promover a saúde, então seus benefícios se espalham pelo mundo.
Tipos de Ervas e suas Aplicações
A MTC classifica as ervas de acordo com suas propriedades terapêuticas, como:
- Calor (ou Quente): Plantas que ajudam a aquecer o corpo e dissipar o frio (ex: gengibre).
- Frio (ou Fresco): Usa-se ervas que têm um efeito refrescante para tratar o calor excessivo (ex: hortelã).
- Seco: Ervas que ajudam a remover a umidade do corpo (ex: casca de magnólia).
- Úmido: Plantas que nutrem e umidificam o corpo (ex: alcaçuz).
- Neutro: Ervas com propriedades equilibrantes (ex: ginseng).
- Além disso, as plantas podem ser usadas para fortalecer órgãos específicos, como o fígado, o baço, os rins, ou o coração.
Onde comprar Fitoterápicos
Para quem mora em São Paulo ir até o Bairro da Liberdade é um belo passeio. E lá encontramos lojas com produtos chineses, coreanos, japoneses, etc. É um requinte de sabores, cores e formas.
Encontramos fitoterápicos nas Lojas Americanas, Mercado Livre, Amazon e num sem número de comércios online. Eu procuro comprar sempre em lojas conhecidas.
Fitoterapia e Você
Se você deseja se tratar com fitoterapia, sugiro que procure um profissional qualificado. Fitoterápicos são medicamentos feitos com plantas medicinais, portanto são considerados remédio, mas também são vistos como suplemento alimentar e podem ter contraindicações, então evite a automedicação e consulte um terapeuta qualificado.
Estudar Fitoterapia
Porém, se deseja ser um fitoterapeuta, sugiro o Curso de Fitoterapia Chinesa do ITIO. E a escola na qual estudei e até hoje recebo apoio e orientação da equipe técnica.
Noções de Fitoterapia
Neste site – Acupuntura.Wiki.br – ofereço informações para você que deseja saber os tipos de fitoterápicos da farmacopeia chinesa e para auxiliar nos seus estudos. Mas sem a pretensão de ser um curso. Pois as informações são insuficientes para você se automedicar.
He Show Wu ou Foti
Entre as raras exceções, que você pode usar tranquilamente é o He Shou Wu ou Foti, que as chinesas usam para deixar a pele mais bonita, o cabelo brilhante, e para diminuir os brancos da cabeleira.
É um antioxidante que diminui os cabelos brancos, pois tonifica o Qi.
Fructus Jujubae
Também, a Jujubae, que é uma fruta seca, rica em aminoácidos, que pode ser encontrada na Liberdade, bairro Oriental da capital paulista.
Fungo Poria Cocos ou Fu Ling
É um Fungo Saprófita que cresce em várias espécies de Pinus e já chama a atenção da Ciência por suas propriedades. Entre as suas propriedades mais conhecidas: promove a diurese, tonifica o Pi, tranquiliza a mente e é diurético.
Fitoterápico Gui Pi Tang
O Fitoterápico Gui Pi Tang ou Ginseng & Logan Formula nutre o Sangue (Xue), sendo então, indicado para fraqueza, insônia, estresse e desgaste mental.
Disfunções e a MTC
Falta de energia, cansaço e indisposição
Quando há pouca energia, fraqueza, indisposição, cansaço e estresse, então, frequentemente recorre-se aos fitoterápicos tônicos de Yin, que nutrem e promovem bem estar.
Insônia, depressão, distúrbios menstruais
A Mente descansa no Sangue e o Sangue descansa no Fígado. Quando há deficiência de Qi e Xue (Sangue), então a Mente não tem onde descansar, que causa insônia. Assim, como consequência, desse não dormir bem há depressão, irritabilidade e esquecimentos.
Assim, com o metabolismo lento, então há pouca formação de Sangue (Xue), que resulta em menstruação alterada. Portanto, para estes casos, normalmente, recomenda-se fitoterápicos tônicos de Qi e Xue.
Frio, fraqueza, emagrecimento e dor lombar
Os fitoterápicos tônicos de Yang e Essência são indicados para pessoas enfraquecidas, por causa da idade avançada, doenças, constituição débil, abatimentos emocionais ou ainda, por alimentação deficiente. Assim, com estas deficiências, aparecem sintomas como: frio, fraqueza, emagrecimento e dor lombar.
Raiva com Dor de Cabeça
A Raiva é resultante do chamado Fogo do Fígado na MTC, patologia comum em pessoas que trabalham muito e não acham tempo para relaxar e descansar. Assim, como resultado, estas pessoas sentem um Sabor Amargo na boca.
Por conseguinte, esta correria, gera estresse e raiva, denominada na MTC, como Calor do Fígado. Assim, há uma série de fitoterápicos que drenam esse Calor – ou seja – diminuem a pressão que causa Dor de Cabeça e estados febris em algumas regiões do corpo.
Nestes casos, a pessoa deverá procurar Fitoterápicos que acalmem a Mente – Shen. Por exemplo: Fitoterápico Gan Mai Da Zao Tang e Fitoterápico Gui Pi Tang, que acalma o Coração e contribui na qualidade do Sono.
Também, é importante investir em boas noites para Dormir Melhor.
Intestino ressecado, retenção de líquidos, flatulência
Intestino ressecado, retenção de líquidos, flatulência, menstruação irregular, dores abdominais, parasitoses, entre outras disfunções – são exemplos de Estagnação de Qi e de Xue na MTC. Entretanto, como a gama de sintomas e causas é extensa. Então, há um conjunto de nove (9) fitoterápicos que tratam estas disfunções, os quais estão elencados no grupo funcional de Fitoterápicos Circuladores de Qi e Xue.
Dor nos músculos, ossos e nervos
A Fitoterapia Chinesa no Brasil nos oferece dois medicamentos para diminuir a Dor.
Dor muscular
O fitoterápico Du Huo Ji Shen Tang para as chamadas Síndromes Bi, como por exemplo dor na lombar, joelho, cervical, as quais envolvem dores nos músculos e ossos.
Dor no Ciático
E para dores neurológicas, como síndrome do túnel do carpo, ciatalgia e parestesias nos colaterais, a Medicina Chinesa tem o Xiao Huo Luo Dan.
Entretanto, é importante considerar que a Medicina Ocidental oferece fórmulas mais eficazes e específicas que as drogas chinesas para o combate de dores em geral.
Diagnóstico sob Olhar da MTC
Contudo, o uso fitoterápico chinês depende de diagnóstico sob o olhar da Medicina Tradicional Chinesa, pois as indicações são baseadas em seus princípios.
Os fitoterápicos estão divididos em grupos funcionais, conforme os diversos problemas identificados, como excesso ou falta de Yin, Yang, Xue, etc.. Também há plantas para a dor.
Os medicamentos podem ser usados individualmente, porém, se houver tratamento concomitante com a acupuntura, os resultados são mais efetivos, pois há soma de ações.
As Fórmulas Magistrais Chinesas – medicamentos chineses – na maioria das vezes são extratos vegetais secos de origem chinesa.
Entretanto, poderá não ser uma planta, por exemplo, a concha de ostras, a qual é rica em carbonato de cálcio. Portanto, é importante observar o laboratório que embala o fitoterápico, e qual a origem das ervas. Assim, busque recomendação de seu terapeuta, para que obtenha um bom resultado clínico.
Grupos funcionais da Fitoterapia Chinesa
- Tônicos de Yin
- Tônicos de Yang e Essência
- Circuladores de Qi e Xue
- Tônicos de Qi e Xue
- Para diminuir a dor
- Tratar Vento-Calor
- Para drenar Calor
- Fórmulas sem classificação
Fitoterapia Chinesa para Vento-Calor
Literalmente, a expressão Vento-Calor pode ser interpretada como um vento quente que chega e afeta o nosso metabolismo. Por exemplo: uma pessoa que trabalha em uma cozinha, onde o ambiente é muito quente, podendo causar tosse, congestão nasal, etc..
Contudo, a expressão Vento-Calor, também inclui microrganismos, os quais podem vir com o calor, como vírus, fungos e bactérias. Como não havia na China a visão microscópica, então, considerava-se que as infecções eram causadas pelo calor.
- Ma Xing Gan Shi Tang – refresca o corpo, aliviando a tosse e o chiado respiratório; para quando o calor afeta o Pulmão.
- San Ju Yin – acalma o resfriado, a dor de garganta e a tosse, quando o calor afeta a laringe e faringe.
- Shin Yi Ching Fei Yin – promove ação refrescante, quando o calor atinge a região nasal.
Fitoterapia Chinesa para Drenar Calor
A expressão Drenar Calor remete a busca do equilíbrio. Como, por exemplo, os calores produzidos pelo corpo, seja em estados febris ou inflamatórios, quando a região afetada apresenta aumento de temperatura.
- Bai Hu Tang – para Calor no Estômago e Pulmão.
- Huan Lian Jie Du Tang – para desintoxicar o Zang-Fu e lesões superficiais (dermatológicas).
- Tian Ma Gou Teng San – acalma o Gan (Fígado), quando o Calor provoca ira e raiva.
- Yin Qiao San – tem ação refrescante em estados febris.
- Long Dan Xie Gan Tang – drena Fogo do Fígado, quando há raiva e dor de cabeça.
Fórmulas sem classificação na Fitoterapia Chinesa
- Gan Mai Da Zao Tang – Acalma a ansiedade e o Coração Emocional.
- Suan Zao Ren Tang – Acalma a ansiedade Yang.
- Run Chang Wan – indicada para quem tem intestino preso por excesso de calor, pois tonifica o Yin, hidrata e melhora a motilidade dos intestinos.
Mais sobre Fitoterapia Chinesa
Se gostou do assunto e deseja cuidar das pessoas a sua volta, estude Fitoterapia Chinesa no Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO).
Mapa da Fitoterapia Chinesa
Veja o Mapa da Fitoterapia Chinesa deste site.
Considerações sobre Fitoterapia
Embora a fitoterapia chinesa tenha sido usada por séculos, é importante que seja praticada com orientação profissional, pois o uso inadequado de ervas ou a combinação errada pode levar a efeitos adversos. Um bom diagnóstico, feito por um especialista em medicina chinesa, é fundamental para garantir o tratamento correto.