X

Fitoterapia Chinesa

Desde os tempos mais antigos, a fitoterapia ocupa espaço nas culturas dos povos, nos cuidados para com a saúde. Utilizam ervas com os objetivos de curar de doenças e de buscar o bem-estar. Não foi diferente na formação da Cultura Chinesa.

Aperfeiçoada ao longo de milênios, a Fitoterapia Chinesa está disponível hoje em quase todo o mundo, inclusive no Brasil. Os fitoterápicos têm como objetivo restabelecer a saúde.

Falta de energia, cansaço e indisposição

Quando há  pouca energia, fraqueza, indisposição, cansaço e estresse,  frequentemente recorre-se aos fitoterápicos tônicos de Yin, que nutrem e promovem bem estar.


Insônia, depressão, distúrbios menstruais

A Mente descansa no Sangue e o Sangue descansa no Fígado. Quando há deficiência de Qi e Xue (Sangue), a Mente não tem onde descansar, então há a insônia. Como consequência, esse não dormir bem provoca depressão, irritabilidade e esquecimentos. Assim, com o metabolismo lento, então há pouca formação de Sangue (Xue), que resulta em menstruação alterada. Para estes casos, normalmente, recomenda-se fitoterápicos tônicos de Qi e Xue.

Frio, fraqueza, emagrecimento e dor lombar

Os fitoterápicos tônicos de Yang e Essência são indicados para pessoas enfraquecidas, sejam pelo avançado da idade, por doenças, por constituição débil, por abatimentos emocionais. ou alimentação deficiente. Assim, com estas deficiências, aparecem sintomas como: frio, fraqueza, emagrecimento e dor lombar.

Raiva com Dor de Cabeça

A Raiva é resultante do chamado Fogo do Fígado na MTC, patologia comum em pessoas que trabalham muito e não acham tempo para relaxar e descansar. Normalmente, estas pessoas sentem um Sabor Amargo na boca.

Por conseguinte, esta correria, gera estresse e ira, denominada na MTC, como Calor do Fígado. Assim, há uma série de fitoterápicos que drenam esse Calor – ou seja – diminuem a pressão que causa Dor de Cabeça e estados febris em algumas regiões do corpo.

Nestes casos, a pessoa deverá procurar Fitoterápicos que acalmem a Mente – Shen. Por exemplo: Fitoterápico Gan Mai Da Zao Tang e Fitoterápico Gui Pi Tang, que acalma o Coração e contribui na qualidade do Sono.

Também, é importante investir em boas noites para Dormir Melhor.

Intestino ressecado, retenção de líquidos, flatulência

Intestino ressecado, retenção de líquidos, flatulência, menstruação irregular, dores abdominais, parasitoses, entre outras disfunções – são consideradas na MTC como Estagnação de Qi e de Xue. Entretanto, como a gama de sintomas e causas é extensa. Então, há um conjunto de nove (9) fitoterápicos que tratam estas disfunções, os quais estão elencados no grupo funcional de Fitoterápicos Circuladores de Qi e Xue.

Diagnóstico sob Olhar da MTC

Contudo, o uso fitoterápico chinês depende de diagnóstico sob o olhar da Medicina Tradicional Chinesa, pois as indicações são baseadas em seus princípios.

Os fitoterápicos estão divididos em grupos funcionais, conforme os diversos problemas identificados, como excesso ou falta de Yin, Yang, Xue, etc.; também há plantas para a dor. Podem ser usados individualmente, porém, se houver tratamento concomitante com a acupuntura, os resultados são mais efetivos, pois há uma soma de ações.


As Fórmulas Magistrais Chinesasmedicamentos chineses – na maioria das vezes são extratos vegetais secos de origem chinesa. Entretanto, poderá não ser uma planta, por exemplo, a concha de ostras, a qual é rica em carbonato de cálcio. É importante observar o laboratório que embala o fitoterápico, e qual a origem das ervas. Assim, busque recomendação de seu terapeuta, para que obtenha um bom resultado clínico.

Grupos funcionais da fitoterapia chinesa

Mata Atlântica em Porto União, Santa Catarina

 


Fitoterápicos para diminuir a Dor

  • Du Huo Ji Shen Tang – dores de síndrome bi, como lombar, joelho, cervical, etc.
  • Xiao Huo Luo Dan – para dores neurológicas, como síndrome do túnel do carpo, ciatalgia e parestesias nos colaterais.

Fitoterapia chinesa para Vento-Calor

Literalmente, a expressão Vento-Calor pode ser interpretada como um vento quente que chega e afeta o nosso metabolismo. Por exemplo: uma pessoa que trabalha em uma cozinha, onde o ambiente é muito quente, podendo causar tosse, congestão nasal, etc.. Contudo, a expressão Vento-Calor, também inclui microrganismos, os quais podem vir com o calor, como fungos e bactérias. Como não havia na China a visão microscópica, considerava-se que as infecções eram causadas pelo calor.

  • Ma Xing Gan Shi Tang – refresca o corpo, aliviando a tosse e o chiado respiratório; para quando o calor afeta o Pulmão.
  • San Ju Yin – acalma o resfriado, dor de garganta e a tosse, quando o calor afeta a laringe e faringe.
  • Shin Yi Ching Fei Yin – promove ação refrescante, quando o calor atinge a região nasal.

Fitoterapia Chinesa para Drenar Calor

A expressão Drenar Calor remete a busca do equilíbrio, quando há calores produzidos pelo corpo, seja em estados febris ou inflamatórios, quando a região afetada apresenta aumento de temperatura no local.

  • Bai Hu Tang – para Calor no Estômago e Pulmão.
  • Huan Lian Jie Du Tang – para desintoxicar o Zang-Fu e lesões superficiais (dermatológicas).
  • Tian Ma Gou Teng San – acalma o Gan (Fígado), quando o Calor provoca ira, raiva.
  • Yin Qiao San – tem ação refrescante em estados febris.
  • Long Dan Xie Gan Tang – drena Fogo do Fígado, quando há raiva e dor de cabeça.

Fórmulas sem classificação na fitoterapia chinesa

  • Gan Mai Da Zao Tang – Acalma a ansiedade e o Coração Emocional.
  • Suan Zao Ren Tang – Acalma a ansiedade Yang.
  • Run Chang Wan – indicada para quem tem intestino preso por excesso de calor, pois tonifica o Yin, hidrata e melhora a motilidade dos intestinos.


Maria Rita Hurpia :Acupunturista, escritora e administradora de sites.

Comments are closed