Fitoterápico Xiao Huo Luo Dan

Fitoterápico Xiao Huo Luo Dan

O fitoterápico chinês Xiao Huo Luo Dan é para aliviar dores neurológicas, por exemplo, como síndrome do túnel do carpo e ciatalgia; e parestesias nos colaterais. Nome em inglês  – Aconite & Arisaema Formula.

Fu Zi (ou Fu Tzu) - Tuber Aconiti Preparata, componente do fitoterápico Xiao Huo Luo Dan

Fu Zi

O Xiao Huo Luo Dan é indicado para pessoas que têm dores crônicas, pois aquece os meridianos ativando o fluxo nos vasos e canais, eliminando o vento, umidade e muco, promovendo a desestagnação e revigorando os colaterais.

É contraindicado para pessoas com febre do deficiência de Yin e na gravidez. As manifestações clínicas de deficiência de Yin envolvem securas em geral: como na boca, pele e olhos. Também, aumenta a vontade de tomar água em pequenos goles, pois o corpo sente a falta da água.

Funções e indicações do Xiao Huo Luo Dan
aquece os meridianos remove estase de Xue (acúmulo de sangue)
ativa o fluxo nos vasos e canais diminui a dor nas inflamações articulares elimina vento e seca a umidade diminui a dormência e dor nas extremidades remove a mucosidade indicado para quadro de síndrome-bi crônica



Cuidados e contra-indicações do fitoterápico Xiao Huo Luo Dan

  • Fórmula revigorante e picante, portanto só deve ser usada em pacientes com forte constituição.
  • Não use durante a gravidez
  • Não use em pacientes hipertensos
  • Não use nos casos em que haja deficiência de Yin ou sangue
  • Esta fórmula contém uma ou mais substâncias tóxicas. Contudo, quando há ervas chinesas tóxicas, as fórmulas vêm com combinados, que diminuem a toxicidade.

Composição do Xiao Huo Luo Dan

Natureza para tirar o estresse

Mata que acalma a Mente e o Coração

O fitoterápico Xiao Huo Luo Dan tem seis componentes, cada um, com seus princípios ativos.

  • Fu Zi (ou Fu Tzu) – Tuber Aconiti Preparata – aquece os meridianos, e assim, promove analgesia, elimina a dor de Frio e Umidade.
  • Cao Wu Tou – Radix Aconiti Kusnezoffii – Elimina Vento e Umidade com a dispersão do Frio, além de eliminar a dor.
  • Di Long – Lumbricus – Elimina Calor, promove a diurese, acalma o Vento, portanto alivia o espasmo e ativa o fluxo dos Jing Luo (comunicação entre os órgãos).
  • Tian Nan Xing – Rhizoma Arisaematis – alivia espasmos, pois dispersa o vento, seca a umidade, ativa os meridianos, além de dissolver a mucosidade.
  • Ru Xiang – Resina Olibanum – ativa o Xue e o fluxo dos meridianos, alivia a dor, elimina edema, favorece a cicatrização e tem ação neoplásica.
  • Mo Yao – Myrrhae – ativa a circulação de Xue, alivia a dor, pois elimina edemas e promove a cicatrização.
Myrrha - planta que compõe o fitoterápico Xiao Huo Luo Dan

Myrrha

Diagnóstico pelo pulso: profundo, rápido, tenso e amplo.

Diagnóstico pela língua: avermelhada, ressecada, com fissura e sem saburra.

Pesquisas no Ocidente

Embora tímidos, há estudos acadêmicos ocidentais sobre a Medicina Tradicional Chinesa. Por exemplo – na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto – Carla Sofia Fernandes Ximenes defendeu tese de mestrado sobre fitoterápicos para a estagnação de Qi. O trabalho é intitulado: Medicina Tradicional Chinesa: Fundamentos em Medicina Erval Chinesa e Formulação no Síndroma de Estagnação do Qi.



Sobre o Autor

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia author

Acupunturista, escritora e administradora de sites.