Resina Olibanum

Resina Olibanum

Olibanum é uma planta aromática, cuja resina é utilizada há séculos como incenso em cerimônias religiosas, pois estimula a concentração para meditar.

Também é aplicada no tratamento de doenças inflamatórias crônicas, doenças neoplásicas, melhora a qualidade do sono, pois é antidepressiva. Pode encontrada na Índia, China, norte da África e Oriente Médio.

É conhecida por diversos nomes: Incenso indiano, Boswella, Boswellie, Boswellin, Resina boswellin serrata, Oliban indiano e Resina boswelliae. Na China é conhecida como Ru Xiang.

Seu uso é rico na fitoterapia das medicinas tradicionais, porém, suas propriedades medicinais ainda são pouco estudadas no ocidente. Contudo, as medicinas tradicionais relatam alguns benefícios.

Indicações de Resina Olibanum

Resina de Olibanum
  • Diminui a inflamação, por causa de seu efeito bactericida.
  • Reduz a dor e melhora a mobilidade por osteoartrite, pois é antiinflamatória.
  • Trata artrite reumatoide e asma, pois inibe a síntese de enzimas inflamatórias.
  • Trata a colite.
  • Tem propriedades antienvelhecimento, como redução de rugas.
  • Restaura os vasos sanguíneos em torno de tecido conjuntivo inflamado.
  • Protege o pâncreas.
  • Pode ter a capacidade de combater diferentes tipos de células cancerosas, incluindo células de câncer cerebral.
  • Ajuda a reduzir o edema cerebral que ocorre em pessoas com tumores cerebrais.
  • Prevene a leucemia.
  • Equilibra o sistema imunológico.
  • Melhora o sono, pois é antidepressiva.

Olibanum na cicatrização de feridas

Como substância com estrutura aromática tem a capacidade de penetrar nas células do corpo e equilibrar e nutrir o Qi e o Xue. Também, podem ser utilizadas topicamente, em emplastros de ervas, loções e cremes, para tratar a dor muscular.

Seu uso tópico, também atua no processo curativo de feridas, especialmente úlceras do tipo Yin, pois conseguem alcançar zonas mais profundas, transformar a umidade da ferida. Exemplos: Chuan Xiong (Chuanxiong rhizoma), Ru Xiang (Olibanum) e Bo He (Menthae herba).

Flor do Olibanum

Esta nutrição profunda das células, com tonificação de Qi e Xue permite a redução de rugas e assim, retardamento o envelhecimento, tanto na aparência física, quanto no metabolismo.

Cuidados no uso do Olubanum

Deve-se evitar todo o uso de olíbano durante a gravidez pois, pode provocar aborto ou defeitos de formação no embrião.

Incenso de olíbano antisséptico e anti neoplásico

A fumaça do incenso de olíbano é um poderoso antisséptico e, na antiguidade era queimado nos hospitais, pois como bactericida e fungicida, então prevenia a expansão de doenças infecciosas.

Pesquisa publicada pela PMC – US National Library of Medicine – relata que resinas obtidas de árvores da família Burseraceae (Boswellia sp) são ingredientes importantes em incensos e perfumes.

Seu óleo essencial – destilado da resina de Boswellia sacra induz a apoptose específica de células tumorais e suprime a agressividade do tumor em células de câncer de mama humano cultivadas, pois essas resinas de goma demonstraram possuir efeitos anti-inflamatórios e anti-neoplásicos.



Óleo Essencial de Olíbanum

O Óleo Essencial de Olíbano da Bio Essência pode ser comprado on line,  por exemplo, na loja virtual do próprio laboratório. Também, pode ser encontrado na loja física da Veleda na Vila Mariana.

O Óleo Essencial de Olíbano pode ser usado em Aromatizador Elétrico. Contudo, inicialmente, use apenas uma gota para o aroma não ficar forte. E assim, vá ajustando a quantidade aos poucos, para evitar o cheiro excessivo.

Pedras de Resina de Olíbanum

Pedras de Resina de Olíbano são usadas em rituais para Meditação, pois elevam o Astral. Assim, para seu uso essas pedras são jogadas sobre carvão em brasa, e a fumaça impregnada de Olibanum purifica o ambiente e as pessoas.

Varetas de Olíbanum

Também são encontradas no mercado Varetas de Olíbano para serem queimadas em incensadores.

Olíbano e a Bíblia

O Olíbano é conhecido principalmente por ser citado na Bíblia. Pois, no Evangelho de Mateus há o relato que os três presentes dados à Jesus pelos Reis Magos que vinham do oriente foram: ouro, olíbanum e mirra.

Sobre o Autor

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia author

Acupunturista, escritora e administradora de sites.