X

Fitoterápico Bao He Wan


Fitoterápico Bao He Wan pertence ao Grupo Funcional Circuladores de Qi e Xue e tem o nome ocidental Citru & Crataegus Formula. Na MTC é considerado Tônico de Qi do BP e do Coração. Então poderia estar no grupo dos Tônicos de Qi, contudo, é classificado como Circulador.

Benefícios do Fitoterápico Bao He Wan

Entre os Benefícios do Fitoterápico Bao He Wan, está a melhoria do Digestão dos Alimentos, e assim, dissolvendo os acúmulos no Sistema Digestivo, principalmente para Mal Estar no Estômago.

Promove a Circulação do Sangue, para então, nutrir melhor os Órgãos, e assim, quebrando o que a MTC chama Sangue Congelado. Expressão, que de forma metafórica refere o metabolismo lento.

Tonifica o Baço-pâncreas (BP), parando a diarreia. Pois, com o fortalecimento do BP, resulta em produção de hormônios e enzinas, que contribuem com a absorção dos nutrientes pelas paredes intestinais. Também, inibe o acúmulo de Umidade, que provoca a Diarreia.


O Fitoterápico Bao He Wan Dissolve a Estagnação. Esta metáfora pode ser entendida, como a estimulação dos processos fisiológicos, evitando o acúmulo de Umidade no Corpo.

Quando usar o Fitoterápico Bao He Wan

O Fitoterápico Bao He Wan poderá ser usado em casos de estagnação de alimentos, que pode se manifestar em digestão difícil, distensão do abdome com dor, sensação de ácida na laringe, arrotos, náuseas, vômitos, diarreia e aversão à comida.

Componentes do Fitoterápico Bao He Wan

Fitoterápico Bao He Wan ou Citru & Crataegus Formula é formado por sete (7) componentes, entre frutos, tubérculos e fermentados. A saber: Fructus Crataegi, Poria Cocos, Exocarpium Citri Sinesis, Fructus Forsythiae, Fermentata Massa Medicata, Tuber Pinelliae Prepara e Tuber Raphani.

Fructus Crataegi ou Shan Zha

Fructus Crataegi ou Shan Zha promove a digestão, implicando em menor formação de gazes e assim, elimina a plenitude estomacal e intestinal. Então, com a digestão mais eficiente, há melhor absorção dos nutrientes, enfim, é o efeito de Circulador sobre os produtos, que assim implica em ativação do Fluxo do Qi.

Poria Cocos ou Fu Ling

O Poria Cocus ou Fu Ling tonifica o Baço, tranquiliza a Mente e é diurético, além de seu usado para conter diarreia. É um fungo saprófita que cresce em várias espécies de Pinus.

Exocarpium Citri Sinesis

Fructus Forsythiae ou Lian Qiao

Fructus Forsythiae ou Lian Qia é um fruto de sabor amargo, com efeito antisséptico. Portanto, tradicionalmente usado para tratar furúnculos, carbúnculos, caxumba e glândulas inflamadas.


Fermentata Massa Medicata

Fermentata Massa Medicata ou Shen Qu é um fermentado de diversas substâncias com Farinha de Trigo, que promove a Boa Digestão Alimentar e diminui o borborismo.

Tuber Pinelliae Prepara

Tuber Pinelliae Prepara ou Ban Xia diminui a Fleuma, porque seca a Umidade.  Com a erva é levemente tóxica, então harmoniza o Estômago, parando o vomitar.  Como é Circulador, então dissipa os caroços e a distensão abdominal, assim, dispersando o inchaço e aliviando a dor.

Tuber Raphani

Tuber Raphani ou Lai Fu Zi favorece a digestão , facilitando a descendência do Qi e dissolvendo a Mucosidade.


Maria Rita Hurpia :Acupunturista, escritora e administradora de sites.

Comments are closed