X

Fungo Poria Cocos ou Fu Ling


Fungo Poria Cocos ou Fu Ling é largamente usado na Medicina Tradicional Chinesa (MTC). É um Fungo Saprófita que cresce em várias espécies de Pinus e já chama a atenção da Ciência por suas propriedades. Também conhecido como pão-indiano e tuckahoe. Antigamente, a Poria cocos era conhecida como Poria sclerotium e Sclerotium cocus e pertence a família Polyporaceae.

Propriedades do Fungo Poria Cocos ou Fu Ling

Entre as suas propriedades mais conhecidas: tonifica o Pi, tranquiliza a Mente e promove a diurese.

Como Tônico do Pi (Baço-pâncreas), assim, o Poria Cocos diminui o índice glicêmico. Pois harmoniza a produção de hormônios e enzimas pelo Pâncreas, como por exemplo a Insulina e Glucagon.

Possui propriedades calmantes, assim é indicado para insônia.

Entretanto, é como diurético que é mais usado. Assim, sua participação no Fitoterápico Bao He Wan é promover a diurese, que diminui o acúmulo de líquidos no Corpo.

O Fungo Poria Cocos ou Fu Ling também apresenta propriedade anti-inflamatória.




Contraindicações do Fungo Poria Cocos ou Fu Ling

Embora Fungo Poria Cocos ou Fu Ling já chame a atenção de Institutos de Pesquisa, não se recomenda seu uso por grávidas e lactantes; pois seus efeitos ainda não são conhecidos.

Entretanto, em casos de poliúria, também não é recomendado a ingestão do Poria Cocos, pois pode provocar a perda excessiva de líquidos do corpo. Poliúria é a excreção excessiva de líquidos pela urina. Uma pessoa com poliúria produz cerca de 2,5 litros de urina por dia.

Poria Cocos e Câncer

A Revista Chinesa de Medicina Integrativa publicou o artigo Tratamento do câncer avançado de pulmão com termoterapia extracorpórea de alta frequência combinada com a Medicina Chinesa.

Na pesquisa, o objetivo  era usar termoterapia de alta freqüência extracorpórea (EHFT) combinada com a Medicina Chinesa (CM) no tratamento de pacientes com câncer de pulmão avançado de células não pequenas (NSCLC).

E assim, foi concluído que o uso combinado de EHFT com fitoterápicos da CM resultou em melhor tolerância e eficácia a curto prazo no tratamento de pacientes com NSCLC avançado.

Como encontrar o Fungo Poria Cocos ou Fu Ling

Fungo Poria Cocos ou Fu Ling pode ser encontrado como extrato, em gotas. Também, pode ser encontrados na composição de Fitoterápicos, como no Bao He Wan Liu Wei Di Huang Wan.

Contudo, só use os medicamentos, com orientação de um profissional qualificado em Fitoterapia Chinesa.

Maria Rita Hurpia :Acupunturista, escritora e administradora de sites.

Comments are closed