Zang Baço – Pi

Zang Baço – Pi

Equilibrando a necessidade de comer a todo instante

Quando fazemos a anamnese, uma das perguntas frequentes é: você gosta muito de doces, massas, pão? A pergunta tem como objetivo verificar se o paciente tem deficiência de Baço, patologia comum, segundo os conceitos da MTC; que se manifesta com vontade de comer carboidratos a todo instante. Em caso de resposta positiva, vamos tonificar o Baço, comumente no ponto BP6, que fará a pessoa resistir melhor a guloseimas doces.

O Baço ou Pi é um órgão sólido, segundo a teoria Zang-Fu, com características Yin, pertencente ao Elemento Terra e associado ao Estômago. Na literatura da MTC é encontrado como Baço-pâncreas, Pi ou apenas Baço.



Funções do Pi

  • Transformar e transportar nutrientesPão doce nutre o Baço
  • Controlar o Xue (sangue)
  • Nutrir e controlar os músculos
  • Abre-se na boca e manifesta-se no lábios
  • Manter os órgãos e vísceras no lugar
  • Abrigar o pensamento

Como abriga o pensamento, o BP – como costumamos chamar o Baço-pâncreas na clinica – é afetado pelo excesso de pensamentos; e sua deficiência também provoca excesso de pensamentos, num círculo vicioso. Observe, que é responsável por transformar os nutrientes e nutrir o sangue, ou seja, assim, BP fornece glicose para o sangue. Por outro lado, o maior consumidor de glicose é o cérebro, então o excesso de pensamentos afeta o BP, pois este precisa aceleradamente nutrir Xue. Então, para equilibrar o BP, um dos possíveis caminhos, além de tonificar o BP, é focar na diminuição do estresse para acalmar o pensar demais.

Meridiano Baço-pâncreas

É bilateral, com 21 pontos em cada lado; também chamado de Taiyin do Pé. O Canal Pi inicia na margem ungueal medial do hálux; na linha de mudança da cor da pele, no ponto BP1. E termina na face lateral do tórax, na linha axilar média, no 6º espaço intercostal, 6 tsun abaixo da axila, ponto BP21.

Ponto BP6 – encontro dos três Yin da perna – é usado para equilibrar as Vias das Águas: vasos sanguíneos e linfáticos.



Sobre o Autor

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia author

Acupunturista, escritora e administradora de sites.