Zang Rim – Shen

Zang Rim – Shen

O Rim (Shen) é um órgão sólido Zang, segundo a teoria Zang-Fu da MTC, com características Yin, pertencente ao elemento Água e associado à Bexiga.

Órgão Rim

O Órgão Rim armazena nossa Essência Pré-celestial e abriga a nossa força de vontade, e assim, é considerado a nossa Vela da Vida. Meridiano bilateral, com 27 pontos de cada lado. Portanto, nos Idosos, frequentemente tonificamos  ponto do Rim, pois a Vela da Vida já está mais curta.

Essência Pré-celestial

Como Essência Pré-celestial é entendido a nossa hereditariedade. Ou seja, as características que recebemos de nossos pais na concepção e de nossa mãe durante o período gestacional. Por exemplo, uma estrutura forte de mãe nutrida com qualidade.

Por outro lado, pressão alta, diabetes e hipercolesteremia, quando hereditárias, estão relacionadas a herança pré-celestial.

Também, a alegria no coração pelo se sentir amado, ainda no ventre materno promove uma hereditariedade mais saudável. Assim, esse amor e essa força-física, nos dão confiança para que acreditemos em nós para o exercício pleno da força de vontade no guerrear cotidiano da vida.

Funções do Shen

  • Armazena a essência pré-celestial
  • Governa o nascimento, crescimento, reprodução e desenvolvimento
  • Produz medula, abastece o cérebro e controla os ossos
  • Governa as águas
  • Controla a recepção de Qi
  • Abre-se nos ouvidos e manifesta-se nos cabelos
  • Controla os  orifícios inferiores
  • Abriga a nossa força de vontade

A palavra Shen remete ao órgão Rim, como neste capítulo, mas também pode se referir à Mente. Cabe ao leitor identificar no contexto, qual o sentido de Shen.

Considerando os Sabores dos Cinco Elementos, as castanhas fortalecem os Rins, portanto, inclua castanhas diversas na sua alimentação.

Canal de energia do Rim

O meridiano Shen ou Shaoyin do Pé é bilateral, inicia em R1 e termina em R27.

Ponto R1 ou Yongquan

Localizado na sola do pé, o Ponto R1, Yongquan ou Manancial que Nasce está na altura da articulação metatarsofalângica do 2º e 3º dedos dos pés, na depressão localizada a um terço da distância entre a base dos dedos e o calcanhar.

Acupuntura no Ponto R1 tonifica o Qi do Rim e a Essência sendo indicado para vertigem, língua seca, cefaleia, inflamação na garganta, entre outros.

Ponto R27 ou Shufu

Assim, da sola do pé, o Meridiano do Rim sobre pela parte medial da perna, passando pelo ventre a meio tsun da linha média. Depois, a partir do 5º espaço intercostal, sobe a 2 tsuns paralelos a linha média anterior, até, a borda inferior da extremidade esternal da clavícula, que é Ponto R27, Shufu ou Palácio da Comunicação.

Tonificar o Ponto R27 aumenta a circulação do Qi de Defesa, ou seja, o sistema imunológico. Portanto, diminui a tosse, acalma a asma e descongestiona o tórax.

Ponto R3 ou Grande Riacho

Habitualmente, durante uma sessão de acupuntura, tonificamos o Ponto R3, Taixi ou Grande Riacho em pessoas idosas, pois, muitas delas, já mostram o cansaço da vida. Também, tonificamos esse ponto em pessoas jovens, as quais apresentem fraqueza óssea, como osteopenia, pois o Rim controla os ossos.

Rim e Mente

Sob o controle do Rim, também, está o Shen (Mente), cuja deficiência pode contribuir com a Depressão. Então, com foco nesta patogenia, tão frequente no Mundo Moderno, o Jornal de Medicina Chinesa, publica artigos com o tema. Entre um dos artigos – Uma Revisão sobre o Tratamento da Depressão na MTC.

Sobre o Autor

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia author

Acupunturista, escritora e administradora de sites.

2 Comentários até agora

Avatar

Ana JúliaPostado em12:08 pm - mar 15, 2020

Olá aqui é a Ana Júlia, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

Avatar

Maria RitaPostado em5:01 pm - mar 15, 2020

Gratidão Ana Júlia.
Quando a gente escreve, é gratificante saber que estamos construindo algo.
Mas pergunto, como especificamente você se sentiu ajudada? Responda apenas se for confortável para você.
Abraço e felicidades!

Deixe uma resposta