O Fígado – Gan – é um órgão sólido, segundo a teoria Zang-Fu, com características Yin, pertencente ao Elemento Madeira e associado à Vesícula Biliar.
Funções do Fígado
- Regido pelo vento, controla os movimentos, como o fluxo de Qi e de Xue pelo corpo
- Armazena o Xue, principalmente durante o sono
- Controla os tendões e o movimento muscular
- Manifesta-se nas unhas e abre-se nos olhos
- Abriga a alma etérea, cujas entradas, são os olhos
O Fígado controla os Movimentos
Regido pelo vento, o Fígado controla os movimentos, assim como o fluxo de Qi e de Xue pelo corpo.
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) atribui ao Fígado a função de promover os Movimentos Internos do Corpo. Ou seja, é o Gan que faz o Sangue e a Energia se moverem pelo Corpo Humano. Assim, sob o olhar da Medicina Ocidental, o Fígado é a maior fábrica de enzimas do Corpo, as quais estimulam o movimentar do nosso metabolismo.
Armazena o Xue
Armazena o Xue, principalmente durante o sono. Xue é o Sangue que caminha pelo nosso corpo levando nutrientes. E quando dormimos, segundo a MTC, o Xue descansa no Fígado.
Portanto, quando recebemos alguém na clínica que relata insônia, um dos pontos que investigamos é a qualidade da nutrição do indivíduo. Pois, se há fome fisiológica, então há insônia. Nestes casos, sugerimos o Fitoterápico Si Wu Tang, que é um tônico de Yin, que nutre a pessoa e ajuda a melhorar o sono.
Fome fisiológica
Fome Fisiológica é o comer em abundância, mas sem variedade que forneça todos os nutrientes que o corpo precisa. Saiba mais no artigo Amar e Cuidar para a Boa Saúde.
Tendões e Músculos
O Fígado controla os tendões e o movimento muscular. Essa função do Fígado definida pela MTC está relacionada ao reger o Xue e Qi, que nutrem com Oxigênio e íons como o Cálcio, necessários a contração dos músculos e tendões.
Unhas e Olhos
A função de se manifestar nas unhas está relacionada também a nutrição que o fluir do Qi e Xue promovem ao corpo. E, a metáfora abrir nos olhos remete a cor da esclerótica, quando o fígado está doente. Por exemplo, esclera amarelada ou esverdeada reflete a saúde degradada do Fígado.
Alma Etérea
O Fígado abriga a Alma Etérea (Hun), cujas entradas, são os olhos. O Hun está relacionado às doenças mentais. Por exemplo, uma pessoa com muita raiva, pode perder o controle e agredir o que está a sua volta, cujo olhar brilha como se estivesse em outro universo.
Assim, na clínica, quando a pessoa apresenta sentimentos de raiva, ira, então é preciso considerar as condições do Fígado e atuar no seu reequilíbrio. O Fígado, regido pelo vento, faz o corpo tremer com estes sentimentos, que então afetam outros órgãos e a saúde do paciente. Também, quando uma pessoa usa diversos medicamentos, sejam das medicinas oriental e/ou ocidental, então devemos regularmente sedar o Fígado.
Meridiano do Fígado (Gan)
Canal do Gan é bilateral, com 14 pontos em cada lado, pertencente ao Elemento Madeira. Gan, também é nominado como Jueyin do Pé, pois inicia no pé.
O canal do Gan inicia em F1, localizado na margem ungueal lateral do hálux, 0,1 tsun lateral e proximal a raiz da unha. Ponto este, que recebe a energia do ponto VB41. E seu final, está localizado no tórax, ponto F14, no sexto espaço intercostal e na linha vertical traçada do mamilo, 4 tsun laterais à linha média anterior.
O ponto F2 – Passar Entre – faz parte do grupo Bafeng e pode ser usado para acalmar as cólicas menstruais.
Raiva e Fígado
Para saber mais sobre Nutrição e Saúde Mental, então acesse o artigo Fadiga, Cansaço e Exaustão.