X

Tônicos de Qi e Xue


Insônia, depressão, distúrbios menstruais

A Mente descansa no Sangue e o Sangue descansa no Fígado. Quando há deficiência de Qi e Xue (Sangue), a Mente não tem onde descansar, então há a insônia. Não dormir bem provoca depressão, irritabilidade e esquecimentos. Com pouco Sangue a menstruação fica alterada. Para estes casos, normalmente, recomenda-se tônicos de Qi e Xue, pois fortalecem, melhoram a saúde e o bem estar, promovendo alegria.

Insônia

As razões da insônia são diversas: preocupação, medo, local inapropriado para dormir, frio e fraqueza. Os tônicos de Qi e Xue são indicados para a insônia por fraqueza, seja alimentar, após uma doença ou perda de sangue excessiva. Uma pessoa fraca, pode dormir por um longo tempo, porém, esse sono não é reparador, então é como se não dormisse, pois não há recuperação da Mente. A má qualidade do sono pode contribuir com a diabete e problemas cardiovasculares.

Caso clínico

Na clínica, tratamos de uma mãe que amamentava e não tinha boa qualidade no sono. Após iniciar o tratamento com Si Wu Tang, no mesmo dia, já dormiu melhor. Na semana seguinte, quando voltou para mais uma sessão de acupuntura, estava feliz, radiante e mais corada.

Depressão

Como a insônia, a depressão pode ser causada por várias questões. Entretanto, uma razão corriqueira nos dias atuais é a alimentação inadequada, que não supre as reservas necessárias ao corpo. Os tônicos de Qi e Xue alimentam, diminuindo o estresse e a ansiedade.

Distúrbios menstruais

Dentre as várias causas dos distúrbios menstruais, podemos citar a fraqueza no corpo, que não permite as formação dos tecidos que precedem a descamação do endométrio. Também, é importante considerar, que o ciclo feminino é regulado por hormônios, como o TSH e LH, entre outros. Contudo, este hormônios exigem moléculas específicas para serem metabolizados. Entretanto, uma pessoa mal nutrida, não tem os precursores desses hormônios.

Tônicos de Qi e Xue

Os fitoterápicos tônicos de Qi e Xue podem ter seus efeitos potencializados com acupuntura e massagens terapêuticas.

  • Be Jen Tang – é a combinação do Si Jun Zi e Si Wu Tang. Tonifica o Qi e o Xue e harmoniza os sistemas In (nutricional) e Wei (defesa)
  • Gui Pi Tang – a fórmula trata as síndromes de deficiência de BP e C, nutre o Qi e o Xue, acalma a mente e restabelece a energia vital.
  • Si Jun Zi Tang – trata a deficiência de Qi, tonifica e nutre o aquecedor médio – BP e E. Indicado para distúrbios de funções digestivas e não aquece.
  • Si Wu Tang – trata a deficiência de Xue, indicado para casos de anemia e distúrbios menstruais. Também para mulheres em pós-parto, que estejam enfraquecidas.


Maria Rita Hurpia :Acupunturista, escritora e administradora de sites.

Comments are closed