Qi – energia primordial rege e nutre o indivíduo e a natureza.
Esta noção de Energia surgiu na dinastia Song, período influenciado pelo Neoconfucionismo, entre os anos de 960 e 1264 da era cristã.
Vou começar com um exemplo: o Qi nos mantêm vivos e há pelo menos 10 tipos de Energia Qi.
Energia Qi da Reunião (Zong Qi)
Segundo Giovanni Maciocia, o Qi de Reunião é formado a partir de dois Qi:
- Qi dos Alimentos produzido pelo Baço
- com o Qi do Ar produzido no Pulmão.
O encontro desses dois Qi formam o Qi de Reunião.
Parece simples. E é, pois nos alimentamos e respiramos para termos energia para a viver.
Entretanto, a tradução de uma palavra em Pinyin para o inglês e depois para o português resulta em várias expressões em português.
Voltamos ao nosso exemplo, podemos encontrar Qi de Reunião na literatura sobre Medicina Tradicional Chinesa em português com os seguintes sinônimos:
- Qi Ancestral
- Qi Ancestral de Essência
- Qi Original
- Qi Genético
- Qi Essencial
- Qi Umidificador
As seis denominações acima significam Qi de Reunião. Maciocia escolheu Qi de Reunião, pois ele é formado a partir dos Qi do Alimento e da Respiração.
Mas, voltemos à explicação sobre Energia Qi.
Sentido de Qi
Seu sentido – o que é Qi? – é amplamente discutido, pois varia entre a imaterialidade (vapor) e a materialidade (arroz), que assim, formam as Substâncias Vitais: Essência, Sangue, Fluídos Corpóreos e Mente.
Dado a sua amplitude e importância, a expressão é bastante usada na literatura da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).
Sem tradução exata para Energia Qi
Encontramos na literatura, expressões como: energia, força material, matéria, éter, matéria-energia, força vital, força da vida, poder vital e poder de mover.
Com tais variações, também surgem inúmeros tipos de Qi: o ancestral, o de cada órgão, etc.
Portanto, Qi também é a informação que os órgãos trocam entre si, com o objetivo de sincronizar seus funcionamentos. Por exemplo, a energia do Estômago estimula o funcionamento do Intestino Delgado. E, este estímulo é passado via o Qi do Estômago que flui para o Intestino Delgado.
Entretanto, há apenas um tipo de Qi, que se manifesta de diversas formas no homem:
- Nutritivo – Ying Qi – função de nutrição
- Defensivo – Wei Qi – protetor do corpo
- Unificador – Zong Qi – localizado no tórax, nutre o Coração e o Pulmão
- Original – Yuan Qi – localizado no Aquecedor Inferior e nutre os Rins
Outro sentido para a expressão Qi é a ação de um órgão em alimentar outro.
Por exemplo, o Rim fornece sua energia Qi, quando envia o filtrado do sangue à Bexiga, para que esta execute suas funções de eliminação de líquidos. Ou seja, o poder vital do Rim estimulando a Bexiga a executar suas funções.
E assim, nesse circular pelos diversos Meridianos de Energia, o Qi vai alimentando os diversos órgãos. Porém, este alimentar poderá ser excessivo, insuficiente ou nulo, criando um desequilíbrio. Portanto, cabe ao terapeuta, o identificar o excesso ou a pouca nutrição para proceder com as ações de tonificação e/ ou sedação.
Tonificação e Sedação do Qi
Tonificar a Energia Qi
Tonificação é o nutrir melhor, fazendo a órgão absorver a Energia ou sugerir que o paciente tenha um comportamento nutricional saudável – metaforizada no Arroz.
Sedar a Energia Qi
Sedação é abrir os caminhos, para que a Energia circule, dissolvendo o excesso em partes do corpo. Por exemplo, estimulando o bom funcionamento dos intestinos, que diminui o estresse e promove bem-estar.
Quando essa energia se materializa (arroz), então forma o Xue (sangue) que flui pelo nosso corpo, nutrindo e nos defendendo. O Qi também forma os fluidos corpóreos, como a linfa.

Fitoterapia Chinesa
A MTC recorre a Fitoterapia Chinesa, quando há deficiência de Qi e Xue, pois na ponta da agulha não há nutrientes. Portanto, esses tônicos precisam vir da nutrição, no caso com Tônicos de Qi e Xue.
Como está o seu Qi?
Leia a resposta da Dra. Lilian no artigo sobre Energia Vital.
A Energia Qi é formada em nós a partir da respiração e dos alimentos. Essa formação de Qi depende da nossa ancestralidade e do nosso modo de vida.