Moxabustão, Moxaterapia ou apenas Moxa

Moxabustão, Moxaterapia ou apenas Moxa é uma das terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que visa equilibrar a Energia Qi do indivíduo para a promoção da saúde

O que é Moxabustão

Moxabustão, Moxaterapia ou apenas Moxa é uma das terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que visa equilibrar a Energia Qi do indivíduo para a promoção da saúde.

Consiste em aquecer Pontos de Acupuntura para tonificar e estimular a circulação da Energia Qi pelos Meridianos de Acupuntura.

Esse aquecimento é uma espécie de acupuntura térmica, feita pela combustão das ervas Artemísia sinensis e Artemisia vulgaris. 

História da Artemísia

As primeiras citações sobre a planta Artemísia surgiram no primeiro período de 1027 a.C. e 772 a.C. na China.

A origem do nome científico (Artemisia vulgaris L) é de inspiração grega em homenagem à Deusa Ártemis ou Diana para os romanos, que era a deusa da natureza, da lua e da caça, protetora das mulheres e dos problemas femininos relacionados com a fertilidade. Esta deusa grega é a protetora dos partos.

Artemísia é bactericida e fungicida

O princípio da Moxaterapia é tratar com aquecimento. Entretanto, a Artemísia é bactericida e fungicida. Conheci um acupunturista, que sempre que um cliente apresentava odor forte nos pés, ele fazia moxa nos pés para ajudar a eliminar os odores desagradáveis e os micro-organismos.

Odor Terapêutico

Entretanto, além do calor, a Artemísia libera um cheiro característico, que pode ser amado por alguns. Mas há também quem odeie. Contudo seu cheiro é terapêutico, pois acalma, relaxa, combate o estresse e a ansiedade.

Tipos de Moxabustão

Basicamente, as moxas são de Artemísia ou de carvão.

Porém, há vários formatos. Em bastão, em cones, cigarretes, adesivas e lã de moxa. Todas têm a mesma finalidade: promover equilíbrio e saúde por meio do calor. A seguir, as formas mais comuns de moxabustão.

Bastão de Artemísia

O tipo mais comum é o bastão de Artemísia. O bastão com a ponta em brasa é colocado próximo do ponto que se deseja tonificar.

Pode-se também, aproximar o bastão no cabo externo da agulha para aquecê-lo, cujo calor será transmitido para o corpo da pessoa que está a receber o agulhamento.

Bastão de Carvão

Quando o terapeuta e/ou o cliente preferem um produto inodoro, há no mercado os bastões de carbono. Que é uma barra de carvão. Neste caso, o benefício terapêutico é o aquecimento da região, que estimula a circulação da Energia Qi ao longo dos Meridianos de Acupuntura.

moxabustão de artemisia

Cone de Artemisia

Embora pouco usado no Brasil, existem pequenos cones de artemísia, que são queimados diretamente junto à pele, deixando-a marcada. Seu uso é mais comum nas regiões frias da China.

Conheci um senhor, nascido na Coreia, que queimava semanalmente esses cones dois centímetros acima do joelho. Havia marcas dessa queima, mas ele dizia que a dor no joelho sumia totalmente. Ele é acupunturista e só usa essa técnica com seus conterrâneos porque, segundo ele: “O brasileiro não aguenta a dor.”

Para que serve a Moxabustão

A função da moxa é promover saúde usando-se o calor. Entretanto, o benefício que ela promove, depende do Ponto de Acupuntura aquecido.

Moxabustão para aliviar dor nas costas

Dor nas Costas

Por exemplo, quando temos dores nas costas, ao longo da coluna vertebral, aquecemos os pontos de Huatuojiaji próximos à dor. O calor tonifica a região e dissipa essa dor.

Ponto de Acupuntura VG14

O décimo quarto ponto do Meridiano Vaso Governador – VG14 – está na linha média das costas, entre os processos espinhosos da sétima vértebra cervical e a primeira vértebra torácica. Entre suas funções, citamos:

  • Ponto de tonificação geral.
  • Fortalece e equilibra o Wei Qi ou Qi de Defesa.
  • Equilibra o Qi Nutritivo.
  • Faz circular o Yang Qi pelo corpo.
  • Acalma o Shen (Mente) e restaura a consciência.
  • Libera o Calor patogênico dos canais Yang.
  • Limpa o Fogo e o Calor Perverso, que é a redução da Febre.
  • Alivia o estresse mental e espasmos.
  • Desobstrui e clareia o cérebro.

As funções acima são para acupunturistas ou estudiosos de Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

Mas, numa linguagem ocidental, as funções acima estão relacionadas ao:

  • aumento da imunidade,
  • dimunuição da febre,
  • reduçãos das preocupações e do estresse e assim,
  • melhora a capacidade de tomar decisões.

A vasodilatação que o calor promove, reduz alguns tipos de dor.

Moxabustão no ponto VG14

Moxabustão para acalmar

Tenho uma grande amiga – neta de imigrantes japoneses – que contava que a avó fazia moxabustão na criançada, quando elas estavam agitadas. Essa moxaterapia era na base da cervical, onde é localizado o ponto VG14. Ou seja, a vovó sabia que fazer moxa no VG14, que acalmava a criançada.

Como utilizar os bastões de Moxa

Este questionamento é comum na Internet, à medida que pessoas buscam se automedicar.

Escrevi algumas dicas de moxabustão no Ebook Automassagem em 17 pontos de Acupuntura, disponível na Amazon.

Entretanto, como os pontos do corpo têm funções inimagináveis para o leigo em MTC. Então sugiro que evite a auto aplicação, se desconhecer Medicina Chinesa.

Ou quem sabe, você pode estudar MTC e se encantar com esse universo. Pois tenho certeza, que terá a alegria de grandes descobertas.

Pindas Chinesas

Pindas Chinesas são saquinhos aromatizados feitos com sal grosso aromatizados ou arroz, que aquecemos e colocamos em pontos de acupuntura.

Por exemplo, podemos colocar no joelho ou nas costas para aliviar dores. O aroma pode ser de:

  • arnica para aliviar a dor
  • lavanda para acalmar
  • alecrim para estimular

Saiba mais sobre as Pindas Chinesas no artigo Pequenas Dicas para seus Momentos de Massagem.

Mas, voltemos à moxabustão.

Onde comprar Moxabustão

Encontra-se cones, bastões, e lã de moxabustão facilmente em lojas de produtos para acupunturistas ou na Internet.

Contra indicações da Moxaterapia

A Moxaterapia deve ser evitada em casos de Yin Vazio, desnutrição, se há subida de Yang do Fígado, se a pessoa acabou de comer demais ou se está alcoolizada.

As contraindicações devem ser observadas para o ponto de acupuntura específico, onde a moxa for aplicada.

Por exemplo, lembra do VG14 para acalmar as crianças, sobre o qual escrevi acima? Pois é, o VG14 deve ser evitado em pessoas com hipertensão arterial.

Moxabustão em grávidas

A moxabustão em grávidas deve ser feita por um profissional que conheça MTC. Isso pois, há pontos, como o IG4 que estimulam a contração do útero. Ou seja, o IG4 só pode ser usado na hora do parto.

Portanto, é importante conhecer MTC ou acupuntura, para se evitar os pontos de acupuntura proibidos em grávidas.  

Fontes:

Para saber mais sobre moxabustão, acesse na Amazon o Ebook Automassagem em 17 pontos de Acupuntura.