Pontos Proibidos de Acupuntura

Pontos Proibidos de Acupuntura

Pontos de Acupuntura que exigem cautela no agulhamento. Embora a expressão seja de pontos proibidos, na maioria dos casos há restrições, quando a profundidade da inserção, a qual deverá ser feita com cautela.

Ou seja, os pontos que são permitidos, porém com cautela para não lesar o paciente.

A expressão pontos proibidos vem a partir do livro Anatomia Topográfica dos Pontos de Acupuntura de Chen Echou.

Pontos Proibidos do Canal do Pulmão

No Canal de Energia do Pulmão há cinco (5) pontos, os quais exigem cautela.

P1 – Zhongfu ou Palácio Central

Como o P1, Zhongfu ou Palácio Central está localizado na região antero-lateral do tórax, a inserção profunda deve ser evitada, pois pode lesar o Pulmão. Este ponto tem dentre suas funções tonificar o Qi ancestral, interromper a tosse e eliminar o Calor Perverso.

Calor Perverso

Como Calor Perverso, pode-se exemplificar a febre resultante de uma infecção pulmonar.

P2 – Yunmen ou Porta da Nuvem

P2, Yunmen ou Porta da Nuvem também pode lesar o Pulmão, pois está a 1 tsun acima do P1. Portanto, os pontos P1 e P2 podem ser inseridos a uma profundidade de 0,5 a 0,8 tsun, obliquamente no sentido à face lateral do tórax.

P5 – Chize ou Pântano de um Pé

O ponto P5, Chize ou Pântano de um Pé e usado frequentemente para tratar asma, diminuir a dor torácica e desbloquear a garganta. O ponto poderá ser inserido verticalmente de 0,5 a 0,8 tsun.

Porém, se o paciente sentir uma sensação elétrica forte do antebraço e na face lateral dorsal da mão, irradiando-se para as pontas, então significa que a agulha atingiu o nervo radial. Portanto, interrompa a inserção imediatamente e puxe a agulha para fora, bem devagar e aos pouquinhos, até o paciente relatar, que a sensação elétrica passou.

P8 – Jingqu ou Passagem do Qi do Canal

O oitavo ponto do Pulmão, Jingqu ou Passagem do Qi do Canal deve ser inserido perpendicularmente de 0,2 a 0,3 tsun, ou então, sua inserção deverá ser obliqua, para evitar a Arteria Radial. O P8 e usado para reduzir a febre, dor de garganta, tosse e asma.

P9 – Taiyuan ou Lago Profundo

O P9 – Taiyuan ou Lago Profundo também pode atingir a Arteria Radial, então o seu uso requer atenção. Sua inserção deve ser perpendicular de 0,2 a 0,3 tsun, ou então, obliqua. Tradicionalmente, o Lago Profundo é usado para cefaleia, dor ocular, catarro hemóptico, dor torácica e fraquesa de punho.

Pontos Proibidos do Intestino Grosso

O Canal de Energia do Intestino Grosso possui três pontos que requerem mais atenção: IG4, IG11 e IG16.

IG4 – Hegu e Vale Convergente

O ponto IG4 – Hegu e Vale Convergente não deve ser aplicado em gestante, pois desobstrui os Canais Energéticos favorecendo a circulação do Qi e assim, favorece o parto. Portanto, pode ser usado para estimular o nascimento, quando em trabalho de parto. Porém, se este momento não tiver chegado, o IG4 não deverá ser usado.

Este ponto também e contra-indicado em inserção profunda, pois pode provocar dor e parestesia em direção ao indicador.

IG11 – Quchi ou Lagoa Tortuosa

O ponto IG11 – Quchi ou Lagoa Tortuosa pode atingir o Nervo Radial se a inserção perpendicular formaio que 1,2 tsun. Neste caso, pode provocar uma sensação elétrica forte (Te Qi) em direção aos ombros e dedos da mão.

O Lagoa Tortuosa tem como função acalmar a dor nos olhos e garganta. Também refresca o calor e reduz a febre.

IG16, Jagu ou Osso Largo

O ponto IG16, Jagu ou Osso Largo pode causar pneumotórax, se inserido perpendicularmente mais de 0,6 tsun. O ponto Osso Largo diminui a dor no braço e ombro, melhorando o movimento do membro.

Precauções em Pontos do Estômago

O Canal de Energia do Estômago contém 27 pontos, os quais exigem atenção especial na inserção de agulhas. Porém, apenas cinco (5) estão entre os pontos considerados proibidos.

Pontos Proibidos do Estômago

Cinco (5) pontos do Estômago estão entre os pontos considerados proibidos pelo livro Anatomia Topográfica dos Pontos de Acupuntura: E1, E2, E9, E12, E18.

E1, Chengqi ou Recipiente das Lágrimas

O ponto E1, Chengqi ou Recipiente das Lágrimas está localizado entre o globo ocular e o meio da crista inferior da cavidade orbital.

A agulha pode ser inserida em E1 a uma profundidade de 0,3 a 0,7 tsun, perpendicularmente, com o globo ocular voltado para cima e deve-se evitar manobras após a inserção. Moxabustão é proibida.

Tradicionalmente este ponto é usado, quando os olhos estão vermelhos e dolorosos com lacrimejamento excessivo. Também, quando há opacidade da córnea, miopia, tique palpebral, desvio da boca e olhos.

E2, Sibai ou Tudo Brilhando

O segundo ponto do Estômago, E2, Sibai ou Tudo Brilhando fica no forame orbital, portanto a profundidade máxima da agulha deve ser 3 tsun. A sensação é de distensão, dor ou choque elétrico pela face. Moxabustão é proibida.

Tradicionalmente este ponto é indicado quando os olhos estão vermelhos e dolorosos, pterígio, cefaleia, tontura, desvio da boca e olhos.

E9, Renying ou Pulso do Homem

O ponto E9, Renying ou Pulso do Homem deve ter inserção rasa, perpendicularmente entre 0,2 a 0,4 tsun. Moxabustão é permitida no E9.

Porém, antes do agulhamento, o acupunturista deverá ser sentir a artéria carótida, com o objetivo de desviar a agulha, evitando assim, uma lesão no vaso.

O uso tradicional do ponto E9 é em casos de garganta inflamada, tosse, respiração difícil inchaço no pescoço, escrófula e delírio.

Entre suas funcões energéticas está a desobstrução dos Canais Colaterais para regular o Qi e o Sangue. Também, dissipa o Calor aliviando a febre, asma e edemas.

E12, Quepen ou Bacia Vazia

E17, Ruzhong ou Centro da Mama

E18, Rugen ou Raiz da Mama

O E18, Rugen ou Raiz da Mama está na lista de pontos de alto risco em função de sua proximidade ao Pulmão, pois sua inserção profunda pode lesar o órgão.

A agulha deverá ser inserida obliquamente de 0,5 a 0,8 tsun. É um ponto, no qual é permitido moxabustão por até 15 minutos.

O E18 está localizado no tórax, 5º espaço intercostal, 4 tsuns lateral a linha média anterior, diretamente abaixo do mamilo.

Entre suas funções energéticas: difundir o Qi do Pulmão, promove a lactação, pois aumenta a circulação do Qi, removendo a estase de Sangue. Também, alivia as mamas, expande e relaxa o tórax, além de promover a desestagnação do Qi do Tórax e do Fígado.

Cautela em mais Pontos do Estômago

E5 – evitar a artéria mentoneira.

E14, E15 e E16 em inserção profunda podem lesar o Pulmão.

E19 e E20 em inserção profunda podem lesar o Fígado. A inserção da agulha deverá ser perpendicular de 0,5 a 0,8 tsun.

E21 com inserção perpendicular superior a 0,8 tsun pode lesar o fígado e o piloro.

E22 e E23 com inserção perpendicular superior a 1,2 tsun podem lesar o cólon transverso.

E24, E25, E26, E27 e E28 com inserção perpendicular superior a 1,2 tsun podem lesar o intestino delgado.

E29 com inserção perpendicular superior a 1,2 tsun pode lesar o intestino grosso.

E30 com inserção perpendicular superior a 1,2 tsun pode atingir o cordão espermático no homem ou o ligamento redondo na mulher. O ponto E30 não pode ser usado para sangramento, segundo o livro Fundamentos das Experiências dos Acupunturistas Chineses Contemporâneos, Editora Roca, Youbang e Liangyue.

E32 deve ter inserção perpendicular máxima de 1,2 tsun. Porém, se a agulha alcançar o femur, então, deverá ser levemente modificado no sentido lateral ao longo do osso.

E35 – a agulha deverá ser cuidadosamente esterilizada para não causar infecção na articulação do joelho. Esta recomendação é sempre válida, entretanto, com o uso das agulhas descartáveis, que é o mais comum na atualidade, podemos ficar mais tranquilos.

E37 e E38 – se a agulha atingir algum nervo haverá a sensação de choque, que irradia para o dorso do pé, podendo também provocar dor e parestesia.

E42 – ponto Yuan – ponto fonte do Canal do Estômago, pode perfurar a arteria pediosa. Portanto, antes do agulhamento, recomenda-se sentir com a mão onde está a artéria.

Pontos Proibidos do Baço

O Canal de Energia do Baço contém 15 pontos, os quais exigem atenção especial na inserção de agulhas.

Pontos Proibidos do Coração

O Canal de Energia do Coração contém 2 pontos, os quais exigem atenção especial na inserção de agulhas.

Pontos Proibidos do Intestino Delgado

O Canal de Energia do Intestino Delgado contém 6 pontos, os quais exigem atenção especial na inserção de agulhas.

Pontos Proibidos da Bexiga

O Canal de Energia da Bexiga contém 32 pontos, os quais exigem atenção especial na inserção de agulhas.

Pontos Proibidos do Rim

O Canal de Energia do Rim contém 18 pontos, os quais exigem atenção especial na inserção de agulhas.

Pontos Proibidos do Pericárdio

O Canal de Energia do Pericárdio contém 4 pontos, os quais exigem atenção especial na inserção de agulhas.

Pontos Proibidos do Triplo Aquecedor

O Canal de Energia do Triplo Aquecedor contém 5 pontos, os quais exigem atenção especial na inserção de agulhas.

Pontos Proibidos da Vesícula Biliar

O Canal de Energia da Vesícula Biliar contém 9 pontos, os quais exigem atenção especial na inserção de agulhas.

Pontos Proibidos do Fígado

O Canal de Energia do Fígado contém 4 pontos, os quais exigem atenção especial na inserção de agulhas.

Pontos Proibidos do Vaso Concepção

O Canal de Energia do Vaso Concepção contém 21 pontos, os quais exigem atenção especial na inserção de agulhas.

Pontos Proibidos do Vaso Governador

O Canal de Energia do Vaso Governador contém 18 pontos, os quais exigem atenção especial na inserção de agulhas.

Pós-graduação em Acupuntura

Se você tem interesse em estudar Acupuntura, então poderá cursar no ITIO a Pós-graduação em Acupuntura se for graduado em Saúde.

Porém, se você não for graduado em saúde, poderá fazer no ITIO o Curso de Capacitação em Acupuntura.

Sobre o Autor

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia author

Acupunturista, escritora e administradora de sites.