Ponto IG4 – Hegu ou Vale Convergente

Ponto IG4 – Hegu ou Vale Convergente

Ponto IG4 – Hegu ou Vale Convergente estimula a circulação de energia, diminuindo a dor de cabeça. Como equilibra o fluxo de Sangue (Xue) o corpo fica melhor nutrido e assim, há relaxamento e bem-estar.

Ponto IG4

No caminho do meridiano do Intestino Grosso, o ponto IG4 – Hegu ou Vale Convergente – é frequentemente utilizado na clínica, pois estimula a circulação de energia, equilibrando e harmonizando o Qi.

Ponto IG4 Circula Energia

Essa circulação de energia estimulada pelo IG4 diminui a estagnação do corpo, que resulta na melhoria do trânsito dos alimentos, na desobstrução de canais energéticos que clareiam as sensações, assim, diminuindo a cefaleia. É indicado em pessoas com estresse e/ou com dificuldade para dormir.

Proibição do ponto IG4

Precaução – o IG4 é um ponto de acupuntura proibido em gestantes, pois a circulação de energia poderá estimular a expulsão do feto. Assim, é um ponto aplicável com o objetivo de induzir o parto.

O IG4 é o ponto Yuan ou ponto fonte do Canal do Intestino Grosso, pois aqui chega a Energia Luo Transversal do Canal do Pulmão.

Funções energéticas

  • tonifica o Qi e o Wei-Qi e faz circular o Qi estagnado, assim, liberando o Calor Perverso
  • clareia os olhos e abre os orifícios do nariz
  • dispersa o Qi do Coração atuando no cérebro e acalmando a Mente
  • reanima estado de inconsciência e interrompe convulsões
  • ativa a circulação de Qi nos Vasos Sanguíneos
  • facilita a descida dos alimentos do Estômago para os Intestinos
  • beneficia o Útero e promove o trabalho de parto



IG4 na Clínica

O frequente uso no cotidiano do ponto IG4 e porque ele promove a circulação de energia, limpando os canais e favorecendo o Bem Estar.

Circular o Qi Estagnado

A circulação da Energia Qi pelo corpo faz com que moléculas de defesa – Wei-Qi – cheguem às regiões em desequilíbrio, fortaleceno-os. Por exemplo, quando leucócitos fluem pelo corpo e chegam em regiões infeccionadas, eles fagocitam e ataquem agentes invasores, que provocam febre – o Calor Perverso.

Olhos e Nariz

Clarear os olhos e abrir orificios do nariz é o fluir de células do sistema imunitário para a região da cabeça, as quais combatem bactérias e fungos. Também, o circular da energia permite que líquidos estagnados circulem, diminuindo assim, a constipação.

Dispersa o Qi do Coração

Dispersar o Qi do Coração significa melhorar a fluidez do sangue que nutre os tecidos. Então, essa nutrição no cérebro permite o acalmar, pois as células recebem a glicose necessária às suas funções. O reanimar o estado de inconsciência e interromper convulsões está associado à oxigenação do cérebro.

Descida dos Alimentos

O Descer dos Alimentos para a MTC significa que os movimentos involuntários do estômago e intestinos estão promovendo o tráfego dos alimentos. Mais, uma vez, é o Qi Circulando e nutrindo os tecidos com glicose e oxigênio chegando às células, ou seja, o corpo está alimentado para executar as sua funções físicas e bioquímicas.

Útero

Todo movimento precisa de combustível, no caso: o ATP. Então, o Útero para contrair também necessita dessa energia, a qual depente de glicose e oxigênio. Portanto, seu funcionamento melhora à medida que esses nutrientes chegam às sua células.

Localização do ponto IG4

Está localizado na metade do 2º metacarpo, entre os 1º e 2º metacarpais; ou sobre a saliência muscular, quando se faz a adução do polegar.

Aperto de Mão e ponto IG4

Aperto de Mão e Ponto IG4
Energia do Aperto de Mão

Observe que no cumprimentar com um Aperto de Mão pressionamos o ponto IG4. Nesse instante, há uma comunicação energética entre as pessoas que se dão a mão.

Assim, podemos sentir um arrepio que percorre nosso corpo, arrepio este que pode ter uma sensação gratificante, pois encontramos alguém que partilha dos mesmos princípios que nós.

Ou, podemos sentir um mal estar, portanto nossas energias estão em desacordo. Como também, o aperto pode ser indiferente, mostrando que nossos caminhos são alheios neste instante.

Portanto, quando apertar a mão de alguém, saiba que está trocando impressões energéticas pelo IG4, então reflita, como está ou será essa possível convivência.



Sobre o Autor

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia author

Acupunturista, escritora e administradora de sites.