Coração – Xin

Coração – Xin

O Coração (Xin) é um órgão sólido, segundo a teoria Zang-Fu, com características Yin, pertencente ao Elemento Fogo e associado ao Intestino Delgado.

E o Coração é sempre lembrado pelos apaixonados. E também é o responsável por cerca de 28% das mortes no Brasil de 2004 a 2014, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Entretanto, neste artigo o foco é o Coração segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

Primeiro nomenclatura, Cinco Elementos, teoria Zang Fu, suas funções e Meridianos.

Nomenclatura

  • Xin = Coração em pinyin
  • Canal do Coração = Meridiano do Coração = Shaoyin da Mão = Meridiano do Xin = Canal  do Xin
  • Xue Mai = Vasos Sanguíneos
  • Xue = Sangue
  • Shen = Mente

Portanto você poderá ler Coração e Xin com o mesmo sentido.

Funções do Xin

  • Governa o Xue (Sangue)
  • Controla e mantém saúde dos vasos sanguíneos (Xue Mai)
  • Abre-se na língua e manifesta-se na compleição da face
  • Abriga a Mente
  • Controla a sudorese para regular o calor

Governar o Xue

Governar o Xue é bombear o Sangue para todo o corpo. Assim nesse bombear e irrigar, garante a circulação sanguínea e também a nutrição de todos os tecidos, inclusive do cérebro, gpromovendo a saúde da Mente (Shen).

Saúde dos Vasos Sanguíneos

O tecido que compõe os vasos e mantido pelo Baço-pâncreas. O controlar a Saúde dos Vasos pelo Coração é porque os Vasos recebem a Energia Qi do CXin. Portanto, quando esse Qi é abundante e pleno, então os vasos terão Saúde, que será refletido no pulso será forte e uniforme. E o terapeuta poderá ter essa percepção qundo sentir o pulso do paciente.

Língua e face

Como abre-se na língua e manifesta-se na compleição da face, então uma pessoa em equilíbrio mantém o falar pausado e a face rosada. Estas características são importantes no diagnóstico, pois quem fala sem parar e/ou tem o rosto avermelhado, provavelmente tem o Coração em desequilíbrio, o qual deverá ser tratado pelo terapeuta, via os Pontos de Acupuntura.

Abriga a Mente

A Medicina Chinesa afirma que o Coração é a residência da Mente, que é formada pelo Complexo das Faculdades Mentais, que inclui o estado emocional. Por esta razão, sempre que o paciente está emocionalmente alterado, buscamos pontos que tonificam o Xin e equilibram a Mente.

Coração desenhado em evento
Arte Coração Quixote

Meridian Xin

Canal bilateral, com 9 pontos em cada lado, também, nominado como Shaoyin da Mão. Inicia no ponto C1 no centro do cavo axilar, quando o braço estiver abduzido, posterior a artéria axilar, onde a pulsação é sentida. O final do canal é no ponto C9, localizado na margem ungueal radial do 5º dedo da mão, 0,1 tsun lateral e proximal à base da unha.



Sobre o Autor

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia author

Acupunturista, escritora e administradora de sites.