X

Medicina Chinesa para dormir melhor

Para melhorar a qualidade do sono, pode-se recorrer às técnicas da Medicina Tradicional Chinesa; acupuntura, fitoterapia, massagem e atividades físicas, como o Chi Kung, Lian Kong e Tai Chi Chuan. Todas essas atividades, partem do mesmo princípio; buscar o equilíbrio do indivíduo, com a circulação de energia Qi e tonificação do Xue, para você dormir melhor. Então, vamos ao primeiro passo: conhecer o paciente para atuar nos pontos que promovem o equilíbrio.

Metaforicamente, temos no corpo um universo de canais, onde circulam a energia, o sangue e os demais líquidos do corpo; e buscar o equilíbrio é tirar ou diminuir as estagnações desses canais.

Mas onde a energia está estagnada?

Para responder esta pergunta, o acupunturista fará uma anamnese detalhada, que vai considerar seus sentimentos e emoções, preferências pelo frio ou calor, aspectos da língua, do pulso, da pele, das unhas, dos lábios, etc.

Dormir melhor

Mas, voltando ao seu sono … o terapeuta e usará pontos que lhe deixarão mais zen. Comumente, o ponto extraordinário Yintang fará parte do tratamento, pois elimina as energias perversas, acalma o Shen e clareia a mente; ou seja desacelera seus pensamentos e os deixa mais leves, que facilita o pegar no sono.

Em caso de tristeza, o Pulmão receberá atenção especial, com a tonificação de seu Qi, tirando o aperto do peito, provocado pelas alterações emocionais. Quando há raiva, deve-se cuidar do Fígado, do elemento Madeira; com pontos que acalmam a mente, diminuindo a ira, permitindo um sono melhor.

Frequentemente, o acupunturista faz auriculoterapia com sementes, cristais, agulhas ou com bolinhas de metal. Porém, como as agulhas e os metais têm níquel, que podem causar alergia, observe a reação do paciente. Na terapia auricular há pontos para acalmar a tristeza, a raiva, para sedar e acalmar o espírito e ajudar a dormir.



Também, é importante considerar que a dificuldade para dormir, esteja associada a falta de nutrição adequada; que provoca as deficiências de Yin e/ou Xue. Neste caso, um fitoterápico é um forte aliado, por exemplo, Si Wu Tang e Gan Mai Da Zao Tang.

Bem, massagens relaxantes e a prática de Chi Kung, Lian Kong ou Tai Chi Chuan já são conhecidas no ocidente como parceiras do bem estar e das boas noites de sono.


Maria Rita Hurpia :Acupunturista, escritora e administradora de sites.

Comments are closed