X

Auriculoterapia ou Acupuntura na Orelha


A Auriculoterapia ou Acupuntura na Orelha é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que remonta séculos de Conhecimento e Prática.

Embora seja conhecida desde a Antiguidade, chegou ao Ocidente na Era Contemporânea, timidamente. Contudo, neste último século, ganha adeptos, profissionais e conquista o universo Científico.

Benefícios da Auriculoterapia

Os Benefícios da Auriculoterapia podem ser enumerados nos campos da Saúde, fácil qualificação, baixo custo, não precisa ser invasiva e sua aplicação é rápida, e não precisa de espaços sofisticados.

Saúde e Auriculoterapia

A aplicação da Auriculoterapia na Saúde é ampla. Pois, com a estimulação de pontos na orelha pode-se tratar problemas como: insônia, estresse, dores e cansaço, e ajuda no processo de emagrecimento.

Fácil Qualificação em Acupuntura na Orelha

Há no mercado, cursos presenciais de Acupuntura na Orelha com carga horária de 28 horas. São 14 horas no Básico e 14 horas no Avançado. Depois, a mesma Instituição oferece laboratórios de Prática Clínica. Cada módulo custa em torno de R$400 em 2018.

Materiais da Terapia Auricular

Entre os Materiais da Terapia Auricular estão: pequenas agulhas, esferas de metal, sementes, cristais, ou ainda as agulhas da Acupuntura Sistêmica.



Entretanto, esse materiais devem ser sempre descartáveis e podem ficar na orelha, no máximo uma semana. Quando então, deverão ser trocados, pois a pele precisa respirar. Entretanto, é importante observar, que em caso de alergia, sejam agulhas, sementes ou metais, devem ser retirados. Algumas esferas de metais contêm níquel, metal que pode provocar coceira em pessoas mais sensíveis.

Auriculoterapia Moderna

Embora a técnica auricular seja da MTC,  , em meados do século XX,  o médico francês Paul Nogier sistematizou a Auriculoterapia Moderna.  Com um mapa auricular à semelhança de um feto invertido, segundo a imagem.

Assim, com o Mapa de Nogier, cada Região da Orelha tem demarcados Pontos de Acupuntura, que por conseguinte, poderão ser estimulados, sedados ou sangrados, com objetivo de promover o Equilíbrio do Indivíduo.


Maria Rita Hurpia :Acupunturista, escritora e administradora de sites.

Comments are closed