Fitoterápicos Circuladores de Qi e Xue

Fitoterápicos Circuladores de Qi e Xue


Os Fitoterápicos Circuladores de Qi e Xue são indicados para diminuir a Estagnação dos Fluídos Corpóreos. Portanto, os circuladores, como nome indica, é um grupo da Fitoterapia Chinesa, que estimula o movimento de Energia e de Fluidos Corpóreos, como Sangue e Linfa.

Entre os sintomas de Estagnação no Corpo, podemos identificar:

  • intestino ressecado
  • retenção de líquidos
  • flatulência com ou sem dores abdominais
  • menstruação irregular
  • parasitoses, etc.

Intestino Ressecado

Intestino Ressecado com Fezes Constipadas e Irritabilidade normalmente advém de hábitos alimentares irregulares, como se alimentar com pressa, sem mastigação adequada. Também, a ingestão deficiente de líquidos contribui com o quadro.



Retenção de Líquidos

A Retenção de Líquidos é resultante da Estagnação de Qi e Xue. Assim, o uso de Fitoterápicos Circuladores estimulam o movimento de Fluídos, como Sangue e promovem aquecimento, que facilitam a circulação. Então, evitam, que essa umidade acumulada no Corpo, produza inflamações que podem se transformar em Fleuma.

Fleuma

Fleuma é a expressão da MTC, que refere a condensação de Fluídos Corporais, que são formações patológicas. Portanto, como exemplo de Fleuma, podemos citar miomas, câncer, cálculos biliares e renais, ateromas, cistos, etc.

Flatulência com ou sem dores abdominais

A condição de Flatulência, normalmente ocorre no Estômago, pois a lentidão do Corpo, faz com que os alimentos são sejam digeridos a contento. Então, esse alimento parado, gera gazes, que podem provocar Dor, quando distendem e pressionam o órgão em questão. Neste caso, o Fitoterápico contribuirá com uma digestão mais eficiente.Circuladores de Qi e Xue

Menstruação Irregular

A Menstruação Irregular, pode ter diversas causas. Por exemplo, a formação de Mioma estimula a Menstruação abundante, que resultará em uma Deficiência de Xue, causado pelo forte sangramento. Porém, a Invasão de Frio, também promove o atraso menstrual, pois há forte vaso-constrição. Lembre, que a vovó dizia … cuidado com o pé no chão frio. A MTC partilha desta ideia, portanto, não apanhe friagem.



Parasitoses

As Parasitoses são resultantes de um Fator Externo, sejam por fungos, bactérias, vermes, etc. Por conseguinte, se consideramos que o saneamento básico é fruto dos tempos modernos, e que a China foi predominantemente rural, a MTC teve que forte motivação para testar Fitoterápicos para parasitas em geral.

Fitoterápicos Circuladores de Qi e Xue

Assim, com o objetivo de promover o Equilíbrio, há um conjunto de nove (9) fitoterápicos, que tratam estas disfunções, os quais estão elencados no grupo funcional de Fitoterápicos Circuladores de Qi e Xue.

  • An Jong San – estimula a circulação dos fluídos a partir do Estômago, eliminando a dor e dispersando o frio e a umidade.
  • Bao He Wan – promove a circulação, a partir do Baço-pâncreas; ou seja estimula a produção de enzimas digestórias.
  • Bu Yang Wu Tang – estimula o sistema circulatório. É tônico para o Coração.
  • Chai Wu Shu Gan Tang – para pessoas que têm calor estagnado pelo corpo. Estimula a sudorese.
  • Jia Wei Xiao Yao San – nutre o Sangue e acalma a Mente, sem causar sonolência.
  • Shao Fu Yi Tang – circula o Qi ginecológico, aquece o corpo e alivia a dor. Portanto, o fitoterápico é indicado para mulheres que sintam cólicas menstruais, que é consequência do sangue retido no útero.
  • Shu Gan Wan – acalma a ira do Fígado.
  • Xiao Yao Wan – circulador de Qi. Diminui a dor pelo corpo, quando não há ponto específico dessa dor, pois há sim, dolorimento disperso.
  • Xue Fu Zhu Yu Tang – circula o Xue no Jiao Superior, quando há dor esparsa no peito.



Sobre o Autor

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia author

Acupunturista, escritora e administradora de sites.