Glossário de termos e expressões chinesas

Glossário de termos e expressões chinesas

Este glossário tem como objetivo auxiliar o estudante de acupuntura, de shiatsu e de outras técnicas orientais a entender termos, os quais são novos na nossa cultura.

Algumas expressões, por causa da complexidade têm um artigo inteiro para os explicar.

Interpretações de expressões

Interpretar expressões e termos chineses é um desafio à medida que as palavras já têm o seu significado em Português. E agora, com o forte influência oriental, então elas agregam significações.

Contudo, é importante considerar, que uma mesma palavra pode ter mais de um significado em Português, como Shen, que poderá ser interpretado como Mente, pensamento ou Rim, dependendo do contexto.

Glossário – letra B

Bafeng ou Oito Ventos

Bafeng ou Oito Ventos – conjunto de 4 pontos localizados nos pés, na depressão da membrana interdigital: F2, E44, VB43 e o ponto lateral não tem equivalência em Meridianos de Acupuntura.

É denominado Oito Ventos, pois considera-se quatro (4) pontos em cada pé, totalizando assim, oito (8).

Bao He Wan

Fitoterápico Bao He Wan pertence ao Grupo Funcional Circuladores de Qi e Xue e tem o nome ocidental Citru & Crataegus Formula. Entre seus benefícios está a melhoria do Digestão dos Alimentos, pois dissolve os acúmulos no Sistema Digestivo, indicado para Mal Estar no Estômago.

Glossário – letra C

Calor de Xue – veja Patologias de Xue

Chi Bao Mei Zan Dan

O fitoterápico chinês Chi Bao Mei Zan Dan – ou Qi Bao Mei Ran Dan – é um tônico das essências Yin do Rim e do Fígado.

Também circula o Qi, promovendo assim, o fortalecimento da essência vital, que embeleza os cabelos e previne o envelhecimento precoce. Portanto, é recomendado para o outono da vida, quando os sinais da idade começam a se manifestar.

Coração controla o Xue

Coração controla o Xue, significa que o coração com seus batimentos cardíacos, impulsiona a circulação sanguínea.

Glossário – letra D

Deficiência de Sangue – veja Patologias de Xue

Glossário – letra E

Essência Jing

Jing, que é a essência que nos mantém vivos e que recebemos de nossos pais, e também a absorvemos diariamente dos alimentos e do ar que respiramos, pela complexidade, recebe o artigo específico Essência Jing na Medicina Chinesa.

Estase de Sangue – veja Patologias de Xue

Glossário – letra F

Fitoterapia Chinesa

O Chinês desenvolveu ao longo de milênios medicamentos fitoterápicos para cuidar e tratar sua população. Fórmulas e ervas, as quais já chamam a atenção da comunidade científica, sendo assim, alvo de pesquisas em países ocidentais. A seguir, lista de alguns medicamentos encontrados no Brasil.

Neste glossário há apenas uma breve descrição do fitoterápico, contudo, há links, em cujos artigos você encontra detalhes sobre cada um deles.

Fitoterápicos Circuladores de Qi e Xue

Fitoterápicos Circuladores de Qi e Xue são indicados para diminuir a Estagnação dos Fluídos Corpóreos. Portanto, os circuladores, como nome indica, é um grupo da Fitoterapia Chinesa, que estimula o movimento de Energia e de Fluidos Corpóreos, como Sangue e Linfa, diminuindo assim, a probabilidade de formação de Fleuma.

fleuma glossário

Fleuma

Fleuma é o acúmulo de umidade resultante da estagnação de energia no corpo. Assim, essa umidade vai deixando de ser ser fluida, para então, se tornar viscosa, e podendo se solidificar. Como exemplo de fleuma: catarro, cisto, mioma, cálculos biliar e renais, entre outros. Essa estagnação de energia que forma fleuma é causada pela deficiência de Baço.

Fructus Ziziphi Jujubae

Fructus Ziziphi Jujubae (Da Zao ou tâmara chinesa) alivia a ansiedade, o estresse e a depressão. E, pode ser encontrada em São Paulo, nas lojas orientais do bairro da Liberdade, pois nesses comércios se encontra produtos japones, chineses e coreanos.

Fungo Poria Cocos ou Fu Ling

O Fungo Poria Cocos ou Fu Ling é um Tônico do Pi (Baço-pâncreas), assim, diminui o índice glicêmico. Pois harmoniza a produção de hormônios e enzimas pelo Pâncreas, como por exemplo a Insulina e Glucagon. Possui propriedades calmantes, assim é indicado para insônia. Poria Cocus é um fungo que entra na composição dos fitoterápicos:  Bao He Wan e Liu Wei Di Huang Wan.

Glossário – letra G

Gan Mai Da Zao Tang

Gan Mai Da Zao Tang é um fitoterápico chinês, que atua como tônico do Coração Emocional. Assim, diminui a ansiedade, acalma e contribui para um sono reparador. Nome em inglês  – Licorice & Jujubae Formula.

Gui Pi Tang

O Fitoterápico Gui Pi Tang permite sonhar dormindo, pois fortalece o corpo e assim, miminui a insônia e o desgaste Mental.

Glossário – letra H

He Shou Wu

He Shou Wu ou Fo-ti é uma planta conhecida há milhares de anos na China, pois tem como principal benefício o antienvelhecimento. Assim, é muito procurada para diminuir os cabelos brancos e sua queda. E, seu uso frequente, também melhora a pele, diminuindo as rugas.

Glossário – letra J

Jin Ye

Jin Ye – fluídos corpóreos ou fluidos orgânicos. Em chinês, Jin significa úmido ou saliva. E Ye, fluído de organismos vivos: por exemplo, o líquido das frutas é Ye.

Glossário – letra L

Lei Gong

Lei Gong (1) – médico, profundo conhecedor de acupuntura e da moxabustão, por isso, é eleito o sábio que conversa com o Imperador Amarelo.

Lei Gong (2) – Deidade Taoista Chinesa que castiga mortos terrestres que cometeram crimes secretos, como por exemplo espíritos malignos que usaram o conhecimento do Taoismo para prejudicar seres humanos.

Liu Wei Di Huang Wan

O fitoterápico chinês Liu Wei Di Huang Wan (Rehmannia Six Formula) é um tônico das essências do Yin do Rim e do Fígado. Entre seus benefícios: diminuição do zumbido no ouvido, alivio de dores no joelho e na lombar, redução da incontinência urinária e o acalmar da sudorese noturna.

Glossário – letra M

Elemento Fogo
Elemento Fogo

Ming Men – Portal da Vida

O Ming Men armazena o Fogo que dá início aos processos da vida, entretanto, não temos equivalência do termo nos conceitos ocidentais. Possivelmente, o conceito que mais se aproxima, seja da energia inicial para que uma reação química inicie. Assim, podemos considerar, que o Ming Men ativa as funções do corpo. Porém, quando Ming Men para, os processos metabólicos também param, que significa a morte física do corpo.

Glossário – letra P

Patologias de Xue

Deficiência de Sangue

A deficiência de Sangue ou Xue se manifesta na palidez facial, pele opaca, lábios pálidos, visão turva, cabelos secos, cansaço, memória debilitada, entorpecimento ou formigamento, insônia, menstruações escassas ou amenorréia, pulso Fino ou Áspero e língua Pálida e Fina.

Estase de Sangue

Pode-se entender como estase de sangue sua circulação lenta, com pouco impulso, que assim resulta em oxigenação e nutrição deficiente.

Portanto, as manifestações clínicas de Estase de Sangue são caracterizadas por Sangue escuro, com mais ácido carbônico e menos oxigênio. Assim, se manifesta em: compleição escura, lábios arroxeados, dor de caráter perfurante, fixa e em pontadas, massas abdominais imóveis, unhas arroxeadas, hemorragias com sangue e coágulos escuros, períodos menstruais dolorosos com coágulos, língua Púrpura e pulso em Corda, Firme ou Áspero.

Calor de Xue

As manifestações de Calor de Xue são mais prevalentes durante a menopausa, pois a mulher está passando por transformações hormonais em seu corpo. Este calor, também provoca doenças de pele com erupções vermelhas, sede abundante, hemorragia, língua Vermelha e pulso Rápido.

Perda de Sangue

A perda pode ser causada pelo excesso de Calor que empurra o sangue para fora dos vasos, por exemplo a hipertensão arterial é uma forma de Calor na MTC, que faz o sangue estravasar dos vênulas, causando pequenos derrames. Também, a gastrite em estado avançado pode provocar estravasamento de Sangue no interior do Estômago, que após digerido é chamado de melena.

Pinyin

Pinyin – é um sistema usado para escrever o mandarim, que assim, facilita a tradução de palavras para as línguas latinas. Entretanto, é importante realçar que os livros em Português e em Inglês foram traduzidos do pinyincujas interpretações, nem sempre são iguais. Pois um mesmo símbolo chinês pode apresentar diversos significados, dependendo do contexto no qual está inserido. Então, é importante considerar, que traduções diversas de uma mesma expressão, não denotam erro, mas sim diferentes formas de manifestar um novo conceito.



Pontos de Acupuntura

Com quase um milhar de pontos, a Medicina Tradicional Chinesa os classifica em Meridianos, em subsistemas, como da Orelha, pontos extraordinários, entre outros. Porém, um mesmo ponto pode ter mais que uma classificação: por exemplo: o F2 é o segundo ponto do Meridiano do Fígado, mas também é um elemento do grupo de pontos chamado de Bafeng, que você encontra no Glossário – letra B.

Assim, vocé encontra a descrição de alguns pontos na categoria Pontos de Acupuntura.

Glossário – letra R

Resina de Olibanum

Resina Olibanum

Olibanum é uma planta, cuja resina é utilizada há séculos como incenso em cerimônias religiosas, pois estimula a concentração. Também, é aplicada no tratamento de doenças inflamatórias crônicas, doenças neoplásicas, melhora a qualidade do sono, além de ser é antidepressiva.

Glossário – letra S

Shen

  • Shen (1) – Rim: tanto o órgão, como todas as funções do Rim.
  • Shen (2) – Mente: o pensamento.

Shu Di Huang

Shu Di Huang ou Radix Rehmaniae Preparata é o cozimento da raiz Rehmaniae no vinho de arroz. Deve ser usado quando há fraqueza, que na MTC  é denominada deficiência de Sangue. Então, tonifica o Yin e acalma a mente. Tem efeito diurético que contribui para a diminuição da pressão sanguínea. É anti inflamatório, então tonifica o sistema imunológico. Contribui para um reparador, que resulta na diminuição do estresse e da ansiedade.

Si Wu Tang

O fitoterápico chinês Si Wu Tang trata a deficiência de Xue, então é indicado para casos de anemia, distúrbios menstruais e dificuldade para engravidar. Também para mulheres em pós-parto, que estejam enfraquecidas.

Glossário – letra T

Tipos de Pontos de Acupuntura

Os pontos de acupuntura são classificados como os de transporte: Jing (nascente), Ying (manancial), Shu (transporte), Jing (travessia) e He (união) estão explicados em artigo específico: Pontos de acupuntura.

Tônicos de Qi e Xue

Os Tônicos de Qi e Xue são fitoterápicos nutritivos. Indicados para insônia, depressão e distúrbios menstruais.

Tônicos de Yang e Essência

Fitoterápicos tônicos de Yang e Essência são indicados para pessoas enfraquecidas, sejam pelo avançado da idade, por doenças, constituição débil, abatimentos emocionais ou por alimentação deficiente, pois fortalecem a energia da pessoa, e assim, tornando-as mais ativas e dispostas.

Tônicos de Yin

Fitoterápicos tônicos de Yin têm como objetivo nutrir e fortalecer o indivíduo, para assim, diminuir o cansaço e o estresse, que são características da deficiência de Yin.

Glossário – letra X

Xiao Huo Luo Dan

O fitoterápico chinês Xiao Huo Luo Dan é para aliviar dores neurológicas, por exemplo, síndrome do túnel do carpo e ciatalgia; e parestesias nos colaterais.

Xue ou Sangue

Xue ou Sangue – fluido corpóreo que carrega a Mente e descansa no Fígado. Sua deficiência causa cansaço após o sono, pois o Fígado, que guarda o Xue no dormir, fica sem abrigar o Sangue. Ou seja, com pouco sangue o Fígado não executa as funções metabólicas, que acontecem durante o sono profundo.

Sobre o Autor

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia author

Acupunturista, escritora e administradora de sites.