He Shou Wu

He Shou Wu

He Shou Wu ou Fo-ti é uma planta conhecida há milhares de anos na China, pois tem como principal benefício o antienvelhecimento. Assim, é muito procurada para diminuir os cabelos brancos e sua queda. Contudo, seu uso frequente, também melhora a pele, diminuindo as rugas.

Portanto, seu consumo regular contribui para que o indivíduo mantenha a jovialidade e vibração com a vida de forma saudável. Essa jovialidade é mantida, pois é uma erva tônica que pode proteger os órgãos e o corpo vital em todos os sentidos.

Conhecida pela MTC e no mundo por vários nomes: Foti e Foti preparado, também pelo nomes latinos Polygonum multiflorum e Radix polygoni multiflori. É um tônico de uso diário.

Benefícios do He Shou Wu

Cabelos e pele

Evita ou retarda a perda e a cor dos cabelos e do enrugamento da pele, pois melhora a saúde de órgãos internos, como Rim e Fígado, porque tonifica o Yin destes órgãos.

Mantém a saúde do Fígado e do Rim

Fortalecendo o Fígado e o Rim – dois dos órgãos do núcleo do corpo que mantêm seu sangue saudável – facilita a eliminação de toxinas e de radicais livres.

He Shou Wu – Tônico de Reprodução

É um tônico reprodutivo popular na China. Pois, nutre o sistema reprodutivo, aumenta a fertilidade e a vitalidade sexual. Portanto, ao controlar e equilibrar a produção hormonal, o tônico de Xue mantém seu sistema reprodutivo forte e cheio de energia jovem. Pois, na vida adulta, muitas vezes é usado pelas mulheres como um remédio fácil para sintomas da menopausa e dos incomodos da menstruação.

Constipação intestinal

Shou Wu tem uma substância chamada emodina que é um umidificador de fezes. Portanto, é indicado como um laxante para tratar constipação, durante um período curto de tempo. Veja os efeitos colaterais abaixo para obter mais informações sobre o porquê e como He Shou Wu é preparado.

Limpa o organismo, tonifica o sistema imunológico e diminui o colesterol

Folha de Hi Shou Wu, tônico de Yin.

Detox

O Shou Wu tem um poderoso efeito antibacteriano, assim ajuda a remover toxinas do corpo através da limpeza dos rins, do fígado e do trato urinário. Então, pode-se dizer que atua como desintoxicante diária.

Estimula o sistema imunológico

O Shou Wu tonifica o sistema imunológico, aumentando a produção de glóbulos vermelhos, sob ação da emodina. Especificamente, é eficaz para pessoas que sofrem de doenças autoimunes.

Colesterol e Pressão sanguínea

Também, é um tônico eficaz na regulação da pressão sanguínea. Pois, reduz os níveis de triglicerídeos e colesterol de forma natural. Portanto, é usado para prevenir o rompimento de vasos no cérebro (AVC) e de doenças cardíacas, mantendo saudável a pressão arterial e os níveis de colesterol.

Hemorragia excessiva

Shou Wu ajuda no fluxo menstrual saudável nas mulheres, reduzindo assim o sangramento excessivo.

Contra indicações

Efeitos colaterais e contra-indicações do He Shou Wu.

O He Shou Wu – como raiz seca crua é um pouco tóxica para o fígado e um laxante realmente eficaz, pois contem emodina e toxinas.

Então, deve ser fervida para a remoção de parte da emodina e toxinas da raiz, tornando assim, amigável para o uso diário do tônico.

Diarréia

O Foti possui uma substância laxante chamada emodin, que é um agente protetor do fígado. Se você é sensível a ele, esse agente pode causar diarréia porque age como um amaciador de fezes.

Dormência

Se você consumir muito He Shou Wu, pode causar dores de cabeça e dormência nas pernas e braços.

Raiz He Shou Wu

Doença hepática

Se você tem doença hepática, seu fígado pode ser hipersensível a esta raiz. Nestes casos, é possível que He Shou Wu, se mal preparado possa causar sintomas de icterícia, vômito, náusea, dor de estômago e abdominal, urina escura, perda de apetite, fraqueza e cansaço, de acordo com estudos publicados na NCBI.

Se você tiver algum dos efeitos colaterais da hepatotoxicidade à base de plantas, mesmo que ligeiramente, pare de tomar o He Shou Wu que você possui e o jogue no lixo.

Efeito estrogênico

Contra-indicado para mulheres com doença, pois é conhecido por aumentar os níveis de estrogênio (um hormônio encontrado em níveis mais altos em mulheres jovens e diminui com a idade). Por extensão, existe o risco de que, especialmente o fato de ele estar errado, possa promover doenças nas mulheres.

Erupção cutânea

Consumir doses extremamente altas desta erva, sob qualquer forma, causa erupções cutâneas em alguns usuários. Isso geralmente é chamado de efeito desintoxicante ou crise de cura.

Onde comprar He Shou Wu

O He Shou Wu ou Foti pode ser encontrado em São Paulo no bairro da Liberdade em cápsulas, raízes secas, shampoos ou fitoterápicos. Como é um dos componentes, do fitoterápico Chi Bao Mei Zan Dan, então pode ser avaliado o uso do Chi Bao.

Porém, antes de comprar consulte seu fitoterapeuta ou acupunturista. Também, procure sempre fornecedores confiáveis e confira a confiabilidade dos sites, caso decida adquirir pela internet.

Assim, se deseja comprar He Shou Wu ou Fo-ti, então pode procurar a loja Towa, localizada na Praça da Liberdade, 113. Telefone: 11-3105-4411, site http://www.mbtowa.com.br

Chá de He Shou Wu

Os pedaços da raiz He Shou Wu têm aproximadamente 3 cm x 4 cm.

  • Colocar um desses pedaços de raiz em 1,5 litros de água.
  • Em uma panela colocar em fogo alto.
  • Quando iniciar e fervura, baixar o fogo.
  • Deixe ferver lentamente por 30 minutos.
  • Deixar amornar e guarde o chá em uma garrafa fechada na geladeira.
  • Tome uma xícara – aproximadamente 150 ml – diariamente.
  • Consumir morno ou frio, conforme sua preferência.

Fonte: Urbol – acessado em 9 de setembro de 2017.

Sobre o Autor

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia author

Acupunturista, escritora e administradora de sites.