Oito Vasos Extraordinários da MTC

Vasos Extraordinários, Vasos Maravilhosos ou Vasos Curiosos são expressões usadas para se referir aos Oito Canais Extras da MTC.

Pontos de: Abertura, Associados, Início e Término. Áreas do corpo influenciadas pelos canais.

Vasos Extraordinários, Vasos Maravilhosos ou Vasos Curiosos são expressões usadas para se referir aos Oito Canais Extras da MTC.

Como os Vasos Extraordinários têm suas próprias características, então são fora de padronizações. Assim, serão apresentadas suas funções resumidas.

Oito Vasos Extraordinários da MTC armazenam o excesso de Energia Yin e Yang produzida pelo corpo. São acessados por pontos de acupuntura e massagens oriental.

O tratamento com acupuntura e acupressão nos Vasos ou Meridianos Maravilhosos produzem resultados terapêuticos relevantes para aqueles que vivem um cotidiano corrido.

Para saber mais sobre os Vasos Maravilhosos, acesse na Amazon o Ebook Meridianos de Acupuntura.

Vasos Extraordinários

São quantro (4) vasos Yin nominados Yin Profundo. E quatro (4) vasos Yang chamados de Yang Forte.

vasos extraordinarios

Lista dos Vasos Extraordinários

  1. Ren Mai – Vaso Diretor
  2. Du Mai – Vaso Governador
  3. Chong Mai – Vaso Penetrador
  4. Dai Mai – Vaso da Cintura
  5. Yin Wei Mai – Vaso Yin de Conexão
  6. Yang Wei Mai – Vaso Yang de Conexão
  7. Yin Qiao Mai – Vaso Yin do Caminhar
  8. Yang Qiao Mai – Vaso Yang do Caminhar

Dois (2) dos Oito Vasos têm seus próprios pontos. Mas, os outros Seis (6) se abrem e fecham em pontos dos meridianos principais.

Estes Vasos são profundos no corpo, guardam reservas de energia e têm locais de resurgência em pontos de outros Meridianos.

Pontos Fonte Ou Yuan

Esses pontos de ressurgência são nominados como Pontos Fonte ou Yuan. Dessa forma, quando achamos em compêndios de MTC escrito: Ponto Yuan ou Ponto Fonte, então sabemos que são locais onde a energia profunda pode ser trazida para a supefície.

Ponto E42

O Ponto E42 é Fonte e quando o agulhamos ou massageamos, então abrimos caminhos para que a energia profunda flua para a superfície.

Agulhar esse ponto tonifica as Energias Qi do Baço e do Estômago.

Vasos Extraordinários Yin Profundo

Os vasos Yin são indicados para pessoas que perderam o contato consigo. A busca de energia profunda via esses meridianos desperta a consciência para os nossos sentimentos, dexando-nos mais a vontade conosco, mais felizes e serenos.

  1. Ren Mai – Vaso Diretor
  2. Chong Mai – Vaso Penetrador
  3. Yin Wei Mai – Vaso Yin de Conexão
  4. Yin Qiao Mai – Vaso Yin do Caminhar

Vasos Extraordinários Yang Forte

Os vasos Yang são indicados para momentos fora do nosso cotidiano que exijam esforço Físico ou Mental. Por exemplo: numa competição esportiva ou para ministrar uma aula difícil.

  1. Du Mai – Vaso Governador
  2. Dai Mai – Vaso da Cintura
  3. Yang Wei Mai – Vaso Yang de Conexão
  4. Yang Qiao Mai – Vaso Yang do Caminhar

1 – Vaso Diretor – Ren Mai

O Vaso Diretor é denominado Mar dos canais Yin porque exerce influência em todos os canais Yin do corpo. Também é conhecido por Vaso Concepção.

Origina-se do espaço entre os Rins (assim como os Vasos Governador e Penetrador) e flui pelo útero até Renl (Huiyin) onde o trajeto superficial se inicia.

Na literatura encontramos a nomenclatura de pontos como Ren (Ren Mai) ou VC de Vaso Concepção.

Este canal, Vaso Diretor ou Concepção é de importância primordial para o sistema reprodutivo tanto dos homens como das mulheres. Particularmente nas mulheres, uma vez que regula a puberdade, menstruação, fertilidade, concepção, gravidez, parto e a menopausa.

Indicações Clínicas

Portanto, tonificamos o Ren Mai de pessoas com dificuldade para engravidar. Assim, para fortalecer a capacidade de reprodução tonificamos pontos do Meridiano Vaso Concepção.

  • Abertura no ponto P7 (Lieque)
  • Ponto associado: R6 (Zhaohai)
  • Início do Ren Mai: Ren1 ou VC1 (Huiyin)
  • Ponto conectado: Ren15 ou VC15 (Fiuwei)
  • Último ponto do Meridiano: Ren24 ou VC24, Chengjiang ou Recebendo a Saliva.
  • Áreas do corpo influenciadas pelo Ren Mai: órgãos genitais, abdome, tórax, pulmões, garganta e face.

Ponto VC17, Ren17, Shanzong, Tanzhong ou Meio do Tórax

Nominado como VC17ShanzongTanzhong ou Meio do Tórax, este ponto é ainda conhecido como Chakra Cardíaco na Medicina Ayurvédica.

Massagem no VC17

O ponto VC17 ou Ren17 é fortemente usado na clínica, quando a pessoa está passando por tensões emocionais. Entretanto, massagear o local pode produzir desconforto. Portanto, caso se sinta incomodado, toque levemente, respire, toque com mais pressão, sempre respirando até relaxar.

Na acupuntura, este ponto é usado para acalmar o Coração, o choro, a tosse e a asma. Também, se estiver com o peito oprimido e a respiração curta, massageie essa região média com três (3) ou quatro (4) dedos, tentando aos pouquinhos acalmar a respiração e também devagarinho aumentar o aspirar do ar, cada vez, mais profundamente … até acalmar.

Porém, se a pessoa estiver com emoção oprimida no peito, agulhar o VC17 pode induzir ao choro forte. Por isso, se desejar evitar tal situação, então no primeiro atendimento evite usar o VC17.

Localização do ponto VC17

A localização do ponto VC17 é entre os mamilos no ponto médio sobre o osso externo.

2 – Du Mai – Vaso Governador

O Vaso Governador ou Ren Mai é denominado o Mar dos canais Yang, uma vez que influencia todos os canais Yang. Portanto, pode ser utilizado para fortalecer o Yang do corpo.

Como seu trajeto é pela Coluna Vertebral, então também é usado para tonificar a coluna e o Yang do Rim.

Indicações Clínicas

O Vaso Governador também nutre o cérebro, porque seu trajeto interno penetra na cabeça. Nesse sentido, pode ser utilizado para fortalecer a função do Rim de nutrir a Medula e o Cérebro, para tratar sintomas como tontura e memória fraca.

  • Abertura no ponto ID3 (Houxi)
  • Ponto associado: B62 (Shenmai)
  • Ponto inicial: Du1 ou VG1 (Changqiang)
  • Término no ponto Du28 ou VG28 (Yinjiao)
  • Áreas do corpo influenciadas: região dorsal, coluna, região posterior do pescoço e cabeça.

Ponto VG20, Du20, Baihui ou Cem Encontros

VG20 na Medicina Chinesa, Ponto Baihui, Cem Encontros, ou ainda conhecido como o ponto do Chakra Coronário na Medicina Ayurvédica é o ponto mais alto na cabeça, quanto estamos em pé e eretos.

Estresse

Quando estamos estressados e com pensamentos em demasia, então a cabeça aquece por excesso de Yang.

Portanto, massagear o local dispersa essa energia acumulada na cabeça, que resulta em relaxamento, além de acalmar a mente. E a maioria das pessoas boceja e boceja. É como se nossos pensamentos voassem para o infinito.

Podemos massagear para chamar o sono, quando ele está tentando fugir de nós.

Para fazer essa massagem, fique sentado ou deitado confortavelmente e coloque o dedo médio na parte mais alta da sua cabeça.

Localização do ponto VG20 ou Du20

Esse ponto está na parte mais alta da nossa cabeça, o ponto mais próximo do céu, quando estamos eretos sentados ou em pé.

3 – Vaso Penetrador – Chong Mai

O Vaso Penetrador é complexo porque apresenta funções diferentes em diferentes níveis.

De certo modo, pode ser considerado a origem dos outros Vasos Extraordinários (excluindo Vasos Governador e Diretor), porque se origina n a região entre os Rins. Expande seu Qi por todo o abdome, tórax e por todo o corpo no nível do Qi Defensivo.

Indicações Clínicas

Usamos o Chong Mai quando a cliente apresenta: menstruação irregular e/ou dolorosa, infertilidade, vômito e náusea, ansiedade, tensão pré-menstrual, distensão das mamas e nódulos mamários. Também para amenizar os sintomas da menopausa: rubores quentes, ansiedade, palpitações.

Quando essa energia chega aos pontos de partida de outros canais, então origina os Vasos Yin e Yang de Conexão, Vasos Yin e Yang do Caminhar e o Vaso da Cintura.

  • Abertura no ponto BP4 (Gongsun)
  • Ponto associado: PC6 (Neiguan)
  • Ponto de partida: Ren1 ou VC1 (Huiyin)
  • Áreas do corpo influenciadas: pés, aspecto medial das pernas, útero, coluna lombar, abdome, tórax, coração, garganta, face e cabeça.

Para saber mais sobre os Vasos Maravilhosos, acesse na Amazon o Ebook Meridianos de Acupuntura.

4 – Vaso da Cintura – Dai Mai

O Vaso da Cintura é o único canal horizontal do corpo e circunda os canais no abdome e nas costas, como um cinto. Assim, ele divide o corpo em duas metades.

Também está intimamente relacionado ao Fígado e à Vesícula Biliar e se conecta com o canal Divergente do Rim. Portanto, o Vaso da Cintura guia e apóia o Qi do Útero e a Essência.

Indicaçõe Clínicas

Sensação de frio e dor da região média e inferior das costas, que se irradia para o abdome. Flacidez e fraqueza na mesma região com distensão abdominal. Secreção vaginal crônica, prolapso do útero, períodos menstruais irregulares e dolorosas de Umidade, sensação de frio na área genital, infertilidade, emissões noturnas, dor umbilical. Sensação de peso do corpo como se estivesse usando um cinto que carregasse 5000 moedas. Hérnia.

Como o Vaso da Cintura se conecta com F13 (Baço*) e B23 (Rim**), ele faz a conexão do Qi pós-Celestial com o Qi pré-Celestial, de maneira semelhante ao Vaso Penetrador. Assim, o Vaso da Cintura se relaciona e contém o fluxo do Qi do Fígado, quando este é patológico por F13, também harmoniza a subida do Qi do Baço e a descida do Qi do Rim.

Baço* – o ponto F13 é o ponto MO do Baço e é o ponto de união dos cinco (5) sistemas Yin.

Rim** – ponto Shu Dorsal do Rim.

Conseqüentemente, a nutrição da Essência do Rim, a subida do Qi do Baço e o fluxo suave do Qi do Fígado dependem do Vaso da Cintura ser relaxado e esticado.

  • Abertura no ponto VB41 (Zulinqi)
  • Ponto associado: TA5 (Waiguan)
  • Ponto de partida: VB26 (Daimai)
  • Áreas do corpo influenciadas: órgãos genitais, cintura e quadris.

5 – Vaso Yin de Conexão – Yin Wei Mai

O Vaso Yin de Conexão conecta todos os canais Yin. Isso, em parte, é porque seu ponto de abertura é o PC6 (Neiguan), pois o PC6 é o cruzamento dos três canais Yin do pé (Baço, Fígado e Rins) .

  • Abertura no ponto PC6 (Neiguan)
  • Ponto associado: BP4 (Gongsun)
  • Início do canal: R9 (Zhubin)
  • Ponto de Acúmulo: R9 (Zhubin)
  • Áreas do corpo influenciadas: tórax e coração

Indicações Clínicas

Dor na região do coração. Plenitude e dor do tórax. Secura na garganta. Ansiedade. Insônia. Estado de ficar pensativo e pensamento obsessivo. Falta de força de vontade, perda do autocontrole, tristeza, sensação de nó no peito, melancolia, choro, esquecimento, obscurecimento mental, palpitações e choque.

6 – Vaso Yang de Conexão – Yang Wei Mai

O Vaso Yang de Conexão reune todos os canais Yang.

  • Abertura no ponto TA5 (Waiguan)
  • Ponto associado: VB41 (Zulinqi)
  • Ponto de partida: B63 (Jinmen)
  • Acúmulo no ponto VB35 (Yangjiao)
  • Áreas do corpo influenciadas: laterais da perna, do corpo,do pescoço, da cabeça e ouvidos.

Indicações Clínicas

Calafrios e febre. Tontura ao movimentar o olho. Dor de ouvido. Tinidos e surdez. Rigidez cervical. Dor no hipocôndrio. Fraqueza nos membros e dor nas laterais das pernas.

7 – Vaso Yin do Caminhar – Yin Qiao Mai

Como mencionado na introdução, os Oito Vasos Extraordinários funcionam como reservatórios para absorver excessos de Qi dos canais principais.

Assim, os Vasos Yin e Yang do Caminhar representam a primeira linha de reservatórios que absorvem excessos de Yin ou de Yang, respectivamente.

Porém, eles não executam essa função na mesma parte do corpo: o Vaso Yin Caminhar absorve excessos de Yin no abdome enquanto o Vaso Yang do Caminhar absorve excessos de Yang na cabeça.

Os Vasos Yin e Yang do Caminhar estão intimamente associados, principalmente por sua relação com os olhos. Pois ambos fluem até os olhos, sendo que os Vasos Yin do Caminhar trazem a energia Yin aos olhos, e os Vasos Yang do Caminhar trazem a energia Yang aos olhos.

Quando o Vaso Yin do Caminhar estiver afetado, os olhos tendem a se fechar todo o tempo, ou seja, a pessoa se sente sempre sonolenta.

De forma oposta, quando o Vaso Yang do Caminhar estiver afetado, então os olhos tendem a permanecer abertos o tempo todo, ou seja, a pessoa não consegue dormir.

Os Vasos Yang do Caminhar também exercem influência sobre o tônus muscular das pernas.

Quando o Vaso Yin do Caminhar está em Excesso, então os músculos internos da perna ficam contraídos e os músculos externos da perna, flácidos.

Quando o Vaso Yang do Caminhar está em Excesso, então os músculos internos das pernas ficam flácidos e os externos, contraídos.

O Vaso Yin do Caminhar é uma ramificação do canal do Rim, enquanto o Vaso Yang do Caminhar é uma ramificação do canal da Bexiga.

  • Abertura no ponto R6 (Zhaohai)
  • Ponto associado: P7 (Lieque)
  • Ponto de partida: R6 (Zhaohai)
  • Acúmulo no ponto R8 (Jiaoxin)
  • Áreas de corpo influenciadas: lado interno das pernas, abdome (só sintomas unilaterais) e olhos.

Indicações Clínicas

Sonolência. Epilepsia – ataques apoplécticos à noite. Dor nas costas e nos quadris que irradiam para a virilha e aos órgãos genitais. Massas abdominais, miomas, parto difícil e retenção da placenta. Dor hipogástrica. Tremores nas pernas. Tensão nos músculos das faces internas das pernas e flacidez dos músculos das faces externas, que faz os pés girarem para dentro.

Para saber mais sobre os Vasos Maravilhosos, acesse na Amazon o Ebook Meridianos de Acupuntura.

8 – Vaso Yang do Caminhar – Yang Qiao Mai

O Vaso Yang do Caminhar é a primeira linha de defesa no sistema de reservatórios para absorver excesso de Yang na cabeça. Pois ele é uma ramificação do canal da Bexiga e traz a energia Yang até os olhos.

Sua influência sobre os olhos e tônus muscular da face lateral das pernas já foi mencionada na discussão sobre o Vaso Yin do Caminhar. Embora os Vasos Yin e Yang do Caminhar sejam um pouco simétricos em suas funções, há algumas diferenças em seus usos práticos.

Pois, enquanto a esfera de influência do Vaso Yin do Caminhar é principalmente no baixo-ventre e nos órgãos genitais (além de sua ação nos olhos), a esfera de ação do Vaso Yang do Caminhar é primordialmente na cabeça, absorvendo o excesso ou estagnação do Yang na área de cabeça.

Portanto, ele é utilizado para tratar Acidente Vascular Encefálico, hemiplegia, afasia e paralisia facial.

  • Abertura no ponto B62 (Shenmai)
  • Ponto associado: ID3 (Houxi)
  • Ponto de partida: B62 (Shenmai)
  • Acúmulo no ponto B59 (Fuyang)
  • Áreas do corpo influenciadas: aspecto lateral da perna, costas, pescoço, cabeça e olhos.

Tipos de Pontos dos Vasos Extraordinários

Cada tipo de ponto carrega características específicas.

O que é Ponto de Abertura

Pontos de Abertura são pontos onde colocamos a agulha ou massageamos para liberar a energia do meridiano em questão para a superfície do corpo. Lembre que esses meridianos são reservatórios de Energia Qi.

Por exemplo, quando picamos no B62, então abrimos o Vaso Yang do Caminhar. Que pode ser usado em condições de excesso, quando o cliente está com a cabeça “explodindo” de dor.

O que é Ponto Associado

O Pontos Associados formam pares com o Ponto de Abertura, para assim cobrir a região de um determinado Vaso Extraordinário.

Por exemplo: quando picamos no BP4, então abrimos o Vaso Penetrador. Em seguida, picamos no PC6, que é o Ponto Associado do mesmo meridiano – Vaso Penetrador. Dessa forma, dinamizamos toda a energia nesse Vaso, atuando em toda a região por onde passa o Vaso Extraordinário em questão.

O que é Ponto de Partida

Pontos de Partida ou Nascente são os Pontos Jing. Onde o canal é mais superficial. Portanto neles é mais fácil mudar a polaridade da energia: de Yin para Yang e vice-versa.

Portanto, são usados para expulsar fatores patogênicos externos e para acordar as pessoas, quando perdem a consciência.

O que é Ponto de Acúmulo

Quando há excesso de energia estagnada, ela fica nos pontos de acúmulo. Portanto deve ser usado em condições de excesso para circular essa energia.

Vasos Extraordinários na Clínica

Normalmente picamos no Ponto de Abertura. E em seguida no Associado contralateral, após anamnese e diagnóstico do cliente em questão.

Os Vasos Extraordinários podem ser agrupados de duas formas diferentes.

Pontos de Abertura e Associados dos Vasos Extraordinários

De acordo com seus pontos de abertura e associado, eles podem ser organizados em quatro pares de vasos de mesma polaridade (ambos Yin ou ambos Yang), compartilhando caminhos semelhantes.

Exemplos:

Ren Mai e Yin Qiao Mai compartilham P7 e R6

  • P7 é Abertura do Ren Mai e Associado do Yin Qiao Mai
  • R6 é Abertura do Yin Qiao Mai e Associado do Ren Mai

Du Mai e Yang Qiao Mai compartilham ID3 e B62

  • ID3 é Abertura do Du Mai e Associado do Yang Qiao Mai
  • B62 é Abertura do Yang Qiao Mai e Associado do Du Mai

Chong Mai e Yin Wei Mai compartilham BP4 e PC6

  • BP4 é Abertura do Chong Mai e Associado do Yin Wei Mai
  • PC6 é Abertura do Yin Wei Mai e Associado do Chong Mai

Dai Mai e Yang Wei Mai compartilham VB41 e TA5

  • VB41 é Abertura do Dan Mai e Associado do Yang Wei Mai
  • TA5 é Abertura do Yang Wei Mai e Associado do Dan Mai

Atualizações do artigo Vasos Extraordinários

  • 18/11/2023
  • 07/02/2020
  • Artigo criado em 03/02/2020

Para saber mais sobre os Vasos Maravilhosos, acesse na Amazon o Ebook Meridianos de Acupuntura.