Triplo Aquecedor – San Jiao

O Triplo Aquecedor (San Jiao) possui características Yang e seu órgão colateral é o Pericárdio. O San Jiao não é propriamente um órgão, mas sim um conjunto de funções associadas às cavidades do corpo: torácica, abdominal e pélvica.

Qi Original

Tem a função de direcionar o Qi Original para os diversos órgãos internos: Rim, Fígado, Coração, Pericárdio, Pulmão e Baço, pois assim, o Triplo Aquecedor (TA) distribui a energia e o calor entre as suas três cavidades: aquecedores superior, médio e inferior.

Funções do Triplo Aquecedor

  • mobilizar o Qi Original – Yuan Qi
  • controlar o transporte e a penetração do Qi
  • controlar a passagem das Águas e a excreção de Fluidos

Equilibrar o Qi Original, transporte e passagem de águas e fluidos está relacionado ao trânsito de líquidos na região abdominal. Além da manutenção da homeostase sanguínea.

Transformação, transporte e excreção

O Triplo Aquecedor auxilia a transformação, transporte e excreção dos fluidos em todos os estágios, pois é encarregado da irrigação e controle da passagem das Águas.

Aquecedor Superior

Aquecedor Superior auxilia o Baço a direcionar os fluidos puros para o Pulmão na dispersão deles para o espaço sob a pele. Por isso, o Aquecedor Superior é comparado a uma névoa.

Aquecedor Médio

Aquecedor Médio auxilia o Estômago na sua função de estimular os fluidos e direcionar as partes impuras para baixo. Por isso, o Aquecedor Médio é comparado a uma piscina de lama, como referência à função do Estômago de macerar e decompor.

Aquecedor Inferior

Aquecedor Inferior auxilia o Intestino Delgado, a Bexiga e o Rim nas suas funções de transformar, separar e excretar os fluidos. Portanto, o Aquecedor Inferior é comparado a um fosso de drenagem.

Meridiano do Triplo Aquecedor

O Canal de energia do Triplo Aquecedor é bilateral, com 23 pontos em cada lado. Também é nominado como Shaoyang da Mão, pois inicia no 4º dedo da mão.

O San Jiao inicia em TA1, na margem ungueal ulnar do 4º dedo da mão, a 0,1 tsun lateral e proximal à base da unha. Assim, seu trajeto é pelo membro superior, até o último ponto – TA23 – está localizado na face, na depressão óssea da extremidade externa da sobrancelha.

Tratando a saúde

Na clínica de acupuntura usamos os pontos de TA normalmente quando há estagnação que gera Calor, como inflamação e febre. Por exemplo:

TA4 – ponto Yangchi ou Lago do Yang é usado tradicionalmente quando há secura na boca, olhos avermelhados e inflamados, bloqueio na garganta e febre intermitente.

TA6 – ponto Zhigou ou Vala do Braço é usado quando há sensação de peso e dolorimento no ombro e braço, dor torácica, inflamação da garganta, vômito, diarreia ou constipação intestinal.

TA16Tianyou ou Janela Celestial, que usamos quando há surdez repentina, olhos doloridos, garganta contraída e sonhos excessivos.

Observe, que os pontos também têm efeitos locais. Por exemplo o TA16, que é próximo a garganta, então, entre seus benefícios é circular o Qi que está estagnado na região do pescoço, que é usado quando temos dor de garganta.

Massagem em Pontos de TA

O Ponto TA4 é de fácil acesso para uma automassagem, quando sentimos a garganta e boca secos, olhos avermelhados e inflamados, bloqueio na garganta e febre intermitente.

Faça dois tipos de movimentos: sedar e tonificar.

Sedar o TA4

  1. Para sedar aperte e solte o local.
  2. Conte 1 … 2 … 3 lentamente e apertando.
  3. E depois 1 … 2 … 3 soltando.
  4. Faça isso nove (9) vezes.

Tonificar o TA4

Para tonificar faça movimento giratórios sobre o ponto, com uma volta a cada respiração.

Tonifique durante cinco (5) minutos e repita o processo três vezes ao dia, até se sentir melhor.

Contra indicações do TA4

Automassagear este ponto é sem contra indicações, portanto use sempre que sentir algum desconforto como: secura na cavidade bucal, febre ou mal estar nos olhos.

Cuide-se com acupuntura, massagem e automassagem.