Acupuntura na gestação

Acupuntura na gestação

Em meus atendimentos como doula, futuros mães e pais me perguntam sobre fazer ou não fazer acupuntura durante a gestação.  

A acupuntura na gestação é um meio de busca de equilíbrio e tratamento para as pessoas, principalmente futuros mamães e papais. Ela pode ser aplicada desde antes da mulher (ou homem) engravidar com o objetivo aumentar a probabilidade de fecundação.

Infertilidade ou Esterilidade

Aqui é importante considerar que dificuldade para engravidar infertilidade. E a incapacidade de conceber é esterilidade.

Esterilidade

A esterilidade existe, quando há uma barreira física, que impede a gravidez. Por exemplo, a mulher fez esterectomia, ou seja, retirou o útero. O homem que fez vasectomia, também é estéril, pois não tem a capacidade de engravidar uma mulher. Entretanto, é importante considerar que a vasectomia pode ser reversível ou irreversível.

Infertilidade

Contudo, aqueles que desejam engravidar e não conseguem, devem passar por avaliação médica para avaliar se a dificuldade em engravidar é uma é por causa de miomas, endometriose, etc.. Nestes casos, a acupuntura é uma forte aliada.

Acupuntura na gestação

A acupuntura trata o homem e a mulher energeticamente, buscando o equilíbrio entre o Yin e o Yang.

Esse equilíbrio energético ajuda a regular o ciclo hormonal da mulher. E no homem melhora a qualidade e a quantidade dos espermatozoides.

Essa melhora física e energética resultanta na diminuição do estresse e da ansiedade, que consomem energia do indivíduo. Portanto, a acupuntura é um excelente método para relaxamento e intensificação do sistema imunológico.

Em particular para gestantes, a acupuntura é recomendada, por exemplo: minimizar enjoos, diminuir a ansiedade, inchaços, dores lombares, indução ao trabalho de parto e bebê pélvico ou transverso.

Durante o trabalho de parto, a acupuntura pode ajudar na dinâmica uterina e no alívio de desconfortos. No pós-parto pode ajudar a estimular a produção de leite e amenizar eventuais transtornos emocionais.

Acupuntura na gestação

Suzy Miya Tsuruta

A acupuntura pode ser aplicada em todo período gestacional, mas é importante a escolha de um profissional que tenha experiência com gestantes, pois alguns pontos podem induzir ao parto prematuro. Pois só podem ser usados – como o IG4 – no dia do nascimento do bebê

Se você é gestante ou pretende engravidar, conte com acupuntura, técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), pois, com certeza irá lhe promover harmonia e bem estar para um gestar saudável e um parto tranquilo e seguro.

Autora do artigo: Doula Suzy Miya Tsuruta

Sobre o Autor

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia author

Acupunturista, escritora e administradora de sites.