Emagrecer com a acupuntura

Emagrecer com a acupuntura

A acupuntura pode ajudar a emagrecer?

Sim. Sim é a resposta para a pergunta frequente: A acupuntura pode ajudar a emagrecer? Sim, a acupuntura é uma poderosa aliada no processo de emagrecimento – aliada, que trabalha junto com a determinação de emagrecer, alimentação adequada e atividades físicas.

Como a acupuntura e a MTC ajudam a emagrecer

Você precisa emagrecer?
O Eucalipto e muitos pinus

A acupuntura atua na diminuição da ansiedade e do estresse, na melhoria da qualidade do sono e no reequilíbrio das energias do corpo; desestagnando os líquidos, ajustando os processos metabólicos e equilibrando a necessidade de comer a todo instante.

A BBC Brasil divulgou em artigo que o sono é fundamental para a nossa fisiologia. Que o sono seria o alimento do cérebro. Assim, sem esse “alimento” por noites mal dormidas, nossa programação natural é alterada, que pode resultar em uma série de problemas de saúde, desde ansiedade, obesidade, depressão até o aumento de risco de acidente vascular cerebral (AVC).

E as emoções? Tristeza, raiva, medo, pensamentos recorrentes, sensação de dor pelo corpo, alegria demasiada também são tratadas com as agulhas. Contudo, é importante observar, que a acupuntura é uma das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), e possui muitas aliadas: auriculoterapia, massagens Shiatsu e Amná; atividades física como Chi Kung, Lian Kung e Tai Chi Chuan; alimentação estruturada nos Cinco Elementos, fitoterapia, etc..

Antes de começar a emagrecer

Questione se você precisa realmente emagrecer. Pois, mais importante que emagrecer é se sentir bem, respeitar seu biotipo, sentir-se amada e principalmente, ter saúde. Só entre em um processo de emagrecimento, se precisar.

Um bom lanche com vinho Branco
Lanchinho

Fases do processo de emagrecimento

A primeira etapa do processo de emagrecimento é o desejo e a necessidade de perder peso; e a parte final, é a manutenção do objetivo alcançado. Cada fase, deverá ser curta, para que não se desista e para poder festejar cada passo alcançado.

Fase 1 – Pensar, desejar, necessitar, decidir … vou jogar fora meu excesso de peso

Esta primeira fase do processo emagrecimento é a decisão: Vou emagrecer. Agora é planejar os passos – as rédeas são suas. Lembre então, que a acupuntura é medicina complementar, portanto considere diversos olhares: do endocrinologista para saber como está sua saúde: índice de glicose no sangue, colesterol, pressão arterial, entre outros. Também veja como está o seu coração, antes de praticar atividades físicas – o cardiologista é aliado precioso. Não economize possibilidades, pense no psiquiatra, geriatra, homeopata … e principalmente naquele profissional da saúde da sua confiança, qualquer que seja a especialidade.

Uma pergunta: você precisa realmente emagrecer? Em caso positivo, comemore e sinta gratidão e alegria pelo que acaba de decidir.

Fase 2 – Sono, atividade física e alimentação

Assim, com a saúde em dia ou pelo menos controlada, vamos às diversas estratégias para emagrecer: dormir bem, exercícios e alimentação saudável.

Dormir bem resulta em menor sensação de fome, diminuição da ansiedade e da pressão arterial. Portanto, se dorme bem, parabéns, sinta-se feliz. Porém, se não dorme bem ou não tem sono reparador, então considere fatores externos como: colchão e travesseiro não adequados e barulhos que lhe incomodam. Dentro do possível, tente melhorar estas condições trocando de casa, quarto, colchão, travesseiro e até colocando janelas anti ruído. Mas, também, melhore seu sono com a ajuda de terapias, como a acupuntura, massagem, auriculoterapia, fitoterapia, prece e gratidão.

Durma melhor com massagem terapêutica

A massagem terapêutica poderá ser relaxante e também trabalhar algum ponto de dor, caso exista. Converse com seu terapeuta e explique o que está buscando com o atendimento. Essa conversa inicial é importante para estabelecer a empatia, pois este profissional doará energia para  a promoção do seu bem-estar. Busque – em pensamento – fazer uma pequena prece com palavras ou com uma imagem, como por exemplo: “obrigado por este momento“, “luz para esta pessoa“; imagine raios de luz sobre vocês, ou uma bola de fogo limpando o ambiente. Portanto, como a massagem libera endorfinas que promovem a sensação de prazer, você se sentirá relaxado e pronto para uma melhor noite de sono. No final, sempre agradeça, com palavras e com o coração. Boa massagem!

Relaxando com a fitoterapia

A fitoterapia chinesa é uma forte aliada do acupunturista, que escolherá o medicamento, segundo seus sintomas. Entretanto, o fitoterápico Gan Mai, costuma ser indicado para pessoas com deficiência de Yin, com crises de choro e que também ajuda fortemente no sono.

Porém, você também poderá recorrer a fitoterapia brasileira, como um bom suco de maracujá … mas cuidado com o açúcar, não exagere, e se possível, use a polpa da fruta in natura ou chá com as folhas. Outras ervas calmantes: capim-limão, tília, melissa, erva-doce e valeriana.

emagrecer com musicoterapia.
Música das Andorinhas em São Bento do Sul

Musicoterapia

Gosta de música? Relaxe escolhendo algo para dormir ou apenas para ficar tranquilo enquanto trabalha … cantarole … quem canta, os males espanta.

Prece e gratidão para relaxar

A prece atua sobre indivíduos sadios influenciando os sistemas neuro imunológico e neuro hormonal, gerando um equilíbrio energético entre o espírito e o corpo. Assim, durante a prece, gratidão e meditação são produzidos neurotransmissores como: dopamina, serotonina, noradrenalina, acetilcolina, melatonina – importante neurotransmissor para aos mecanismos de sono – corticotrofina, glutamato e ácido gama aminobutírico (GABA). Enfim, estes sentimentos independem de qual religião a pessoa crê. Ou não cres, pois um indivíduo ateu, que sente gratidão será beneficiado pelo sentimento.

Assim, esta dinamização do sistema hormonal, contribuirá para a melhoria da qualidade do sono, que por sua vez, atua na diminuição da ansiedade e na manutenção do peso.

Fase 3 – Atividade Física

Embora hoje seja fácil fazer atividades físicas, nem todas as pessoas gostam de se exercitar, mas é necessário, pois ajuda a queimar calorias, delinear músculos, aumentar o bom colesterol (HDL), além de estimular a produção de endorfinas que promovem a sensação de prazer … ou seja, tudo de bom … se não bom, enfim, necessário. Exemplos: esportes, faxinar a casa, cuidar das plantas, usar menos o carro, ônibus e metrô, andar mais de bicicleta e usar menos o computador.

Aparentemente simples, mas é um universo de possibilidades, desde atividade gratuitas, como monetizadas em academias e em clínicas diversas. Quem mora em uma grande cidade como São Paulo encontra atividades gratuitas em parques, instituições da prefeitura e em casas religiosas, por exemplo no Ibirapuera.

Bastante em voga hoje, há o Pilates, atividade que melhora a condição física, além de trabalhar dores localizadas. Mas observe, Pilates, só com fisioterapeuta, professor de dança ou de educação física.

Mais leve, porém não menos eficaz, há a Dança Circular, atividade coletiva que integra as pessoas dançando pela Paz Mundial. Você pode dançar gratuitamente no Nabem ou na Umapaz.

Caminhar pelo litoral Portugues
Pela praia em Póvoa do Varzim

Viaje para caminhar

Corra, dance, faça Yoga, medite, Tai Chi Chuan, Chi Kung, academia, caminhe … Já pensou no Caminho de Santiago, ou em subir o Monte Crista … descubra o prazer de caminhar.

Fase 4 – Alimentação saudável

O sonho … comer bem e não ganhar peso. Não há regra, há sugestões …

  • trate a ansiedade, pois assim consegue comer mais devagar
  • mastigue … mastigue, pois a saciedade chega antes de comer demais
  • use um prato menor, pois parece cheio com menos comida
  • troque o arroz branco por cereais integrais, mas os cozinhe al dente
  • substitua a manteiga ou a margarina por azeite de oliva
  • aprenda a saborear café sem açúcar … é delicioso
  • coma a laranja com o bagaço que dá saciedade
  • pela manhã: frutas, iogurte e pão integral
  • adora carne – coma só um pedacinho, junte folhas
  • se almoça em restaurantes, prefira os que vendem por peso
  • evite o famoso PF com muito arroz, feijão, um bifinho com pouca salada
  • pela noite, há sopinhas instantâneas que dão saciedade, mas leia os rótulos
  • coma mais cereais, frutas e folhas, carnes e leites, óleos e menos doces
  • sim, óleos que contenham ácidos graxos essenciais: ácidos linolênico e linoléico

Perguntas e sugestões

Já se pesou hoje? Para acompanhar seu trajeto de vida saudável, tenha uma balança e se pese regularmente, se possível, sempre no mesmo horário. E lembre, quanto menor a atividade física, há menos gasto de energia … então tem que economizar na alimentação. Portanto, sugiro que tenha um caderninho e anote periodicamente, quanto a balança marcou.

Devo mudar a alimentação radicalmente ou pode ser aos poucos? Não há resposta absoluta, pessoalmente, acredito que a mudança é gradual … com descobertas e conquistas. Mudanças bruscas são possíveis, mas na minha opinião, menos duradouras.

Posso procurar um nutricionista? Sim, você procurar um nutricionista. Mas um profissional que adeque um cardápio ao que você gosta; e que lhe seja prático obter, não acredito em dieta pronta universal tirada da gaveta. Então conversem e descubram juntos.

Alimentação segundo os Cinco Elementos

Cereais nos Cinco Elementos
Cereais nos Cinco Elementos

Na Medicina Tradicional Chinesa há a alimentação dos Cinco Elementos. Esta alimentação recomenda, que pessoa ingira diariamente todos os sabores: doce, amargo, salgado, ácido e picante. A MTC considera o arroz como doce, o gergelim é ácido, a soja é salgada, o trigo é amargo e o painço é picante. Embora o painço não pertença a nossa cultura, é usado na alimentação há mais de 5 mil anos e por causa de seu valor nutritivo, já é encontrado no Brasil.

Fase 5 – Reavaliar e ajustar

À medida que você emagrece, então precisa registrar e comemorar conquistas: se os índices glicêmicos melhoraram, se seu peso diminuiu, já caminha sem se cansar, está mais disposta, sente-se mais bonita, ganhou uma medalha, viajou mais … seu bem-estar melhorou. Se há resposta positivas, então parabéns. Em caso contrário … reavalie e continue na busca de novos caminhos.

Sobre o Autor

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia author

Acupunturista, escritora e administradora de sites.