Emagrecer com a acupuntura

A acupuntura pode ajudar a emagrecer?

Sim. Sim é a resposta para a pergunta frequente: A acupuntura pode ajudar a emagrecer? Sim, a acupuntura é uma poderosa aliada no processo de emagrecimento. Aliada, que trabalha junto com a determinação de emagrecer, alimentação adequada e atividades físicas.

Como a acupuntura e a MTC ajudam a emagrecer

A acupuntura atua na diminuição da ansiedade e do estresse. Ajuda na melhoria da qualidade do sono e no reequilíbrio das energias do corpo. Faz circular os líquidos, desestagnando-os. Também, ajusta os processos metabólicos e equilibra a necessidade de comer a todo instante.

BBC Brasil

A BBC Brasil divulgou em artigo que o sono é fundamental para a nossa fisiologia. Que o sono seria o alimento do cérebro. Assim, sem esse “alimento” por noites mal dormidas, nossa programação natural é alterada. E resulta em uma série de problemas de saúde, desde ansiedade, obesidade, depressão até o aumento de risco de acidente vascular encefálico (AVE).

E as emoções? Tristeza, raiva, medo, pensamentos recorrentes, sensação de dor pelo corpo, alegria demasiada também são tratadas com as agulhas.

Contudo, é importante observar, que a acupuntura é uma das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Mas ela possui muitas aliadas: auriculoterapia, massagens Shiatsu e Amná; atividades física como Chi Kung, Lian Kung e Tai Chi Chuan. A;lém de alimentação estruturada nos Cinco Elementos, fitoterapia, etc..

Antes de começar a emagrecer

Questione se você precisa realmente emagrecer. Pois, mais importante que emagrecer é se sentir bem. Respeitar seu biotipo. Sentir-se amada e principalmente, ter saúde. Só entre em um processo de emagrecimento, se precisar.

Fases do processo de emagrecimento

A primeira etapa do processo de emagrecimento é o desejo e a necessidade de perder peso.

E a parte final, é a manutenção do objetivo alcançado.

Cada fase, deverá ser curta para evitar desistências e para se festejar cada passo alcançado.

Fase 1 – Pensar, desejar, necessitar, decidir … vou jogar fora meu excesso de peso

Esta primeira fase do processo emagrecimento é a decisão: Vou emagrecer.

Agora, é planejar os passos – as rédeas são suas.

Lembre então, que a acupuntura é medicina complementar. Portanto considere diversos olhares.

Médico Endocrinologista

O médico endocrinologista avalia a sua saúde:

  • índices de glicose
  • colesterol
  • pressão arterial, etc.

Também veja como está o seu coração, antes de praticar atividades físicas, por isso, o cardiologista é aliado precioso. Use todas as possibilidades.

Pense no psiquiatra, geriatra, homeopata … e principalmente naquele profissional da saúde da sua confiança, qualquer que seja a especialidade.

Repetindo pergunta: você precisa realmente emagrecer? Em caso positivo, comemore e sinta gratidão e alegria pelo que acaba de decidir.

Fase 2 – Sono, atividade física e alimentação

Assim, com a saúde em dia ou pelo menos controlada, vamos às diversas estratégias para emagrecer:

  • dormir bem,
  • exercícios e
  • alimentação saudável.

Dormir Bem

Dormir bem resulta em menor sensação de fome. Diminuição da ansiedade e da pressão arterial. Portanto, se dorme bem, parabéns, sinta-se feliz e comemore.

Porém, se dorme mal, sem sono reparador, então considere fatores externos como: colchão e travesseiro inadequados e barulhos que lhe incomodam.

Dentro do possível, tente melhorar estas condições trocando de casa, quarto, colchão, travesseiro e até colocando janelas anti ruído. Mas, também, melhore seu sono com a ajuda de terapias, como: acupuntura, massagem, auriculoterapia, fitoterapia, prece e gratidão.

Durma melhor com massagem terapêutica

A massagem terapêutica poderá ser relaxante. Também trabalha pontos de dor, caso existam.

Converse com seu terapeuta e explique o que está buscando com o atendimento. Essa conversa inicial é importante para estabelecer a empatia, pois este profissional doará energia para  a promoção do seu bem-estar.

Busque – em pensamento – fazer uma pequena prece com palavras ou com uma imagem, como por exemplo: “obrigado por este momento“, “luz para esta pessoa“; imagine raios de luz sobre vocês. Ou uma bola de fogo limpando o ambiente.

Portanto, como a massagem libera endorfinas que promovem a sensação de prazer, você se sentirá relaxado e pronto para uma melhor noite de sono. No final, sempre agradeça, com palavras e com o coração. Boa massagem!

Relaxando com a fitoterapia

A fitoterapia chinesa é uma forte aliada do acupunturista. Ele escolherá o medicamento, segundo seus sintomas. Entretanto, o fitoterápico Gan Mai, costuma ser indicado para pessoas com deficiência de Yin, com crises de choro e que também ajuda fortemente no sono.

Porém, você também poderá recorrer a fitoterapia brasileira, como um bom suco de maracujá … mas cuidado com o açúcar. Evite exagerar. E, se possível, use a polpa da fruta in natura ou chá com as folhas. Outras ervas calmantes: capim-limão, tília, melissa, erva-doce e valeriana.

Musicoterapia

Gosta de música? Relaxe escolhendo algo para dormir ou apenas para ficar tranquilo enquanto trabalha … cantarole … quem canta, os males espanta.

Prece e gratidão para relaxar

A prece atua sobre indivíduos sadios influenciando os sistemas neuro imunológico e neuro hormonal, gerando um equilíbrio energético entre o espírito e o corpo.

Assim, durante a prece, gratidão e meditação são produzidos neurotransmissores como: dopamina, serotonina, noradrenalina, acetilcolina, melatonina – importante neurotransmissor para aos mecanismos de sono – corticotrofina, glutamato e ácido gama aminobutírico (GABA).

Enfim, estes sentimentos independem de qual religião a pessoa crê. Sentir gratidão independe de crença. Pois, um indivíduo ateu que sente gratidão, também será beneficiado pelos hormónios do bem-estar.

Assim, esta dinamização do sistema hormonal, contribuirá para a melhoria da qualidade do sono, que por sua vez, atua na diminuição da ansiedade e na manutenção do peso.

Fase 3 – Atividade Física

Embora hoje seja fácil fazer atividades físicas, nem todas as pessoas gostam de se exercitar. Mas é necessário, pois ajuda a queimar calorias, delinear músculos, aumentar o bom colesterol (HDL). Também estimula a produção de endorfinas que promovem a sensação de prazer … ou seja, tudo de bom … se não bom, enfim, necessário.

Exemplos: esportes, faxinar a casa, cuidar das plantas, usar menos o carro, ônibus e metrô, andar mais de bicicleta e usar menos o computador.

Aparentemente simples. Ainda assim é um universo de possibilidades. Há desde atividade gratuitas, como monetizadas em academias e em clínicas diversas.

Quem mora em uma grande cidade como São Paulo encontra atividades gratuitas em parques, instituições da prefeitura e em casas religiosas, por exemplo no Ibirapuera.

Bastante em voga hoje, há o Pilates, atividade que melhora a condição física, além de trabalhar dores localizadas. Mas observe, Pilates, só com fisioterapeuta, professor de dança ou de educação física.

Mais leve, porém não menos eficaz, há a Dança Circular, atividade coletiva que integra as pessoas dançando pela Paz Mundial. Você pode dançar gratuitamente no Nabem ou na Umapaz.

Viaje para caminhar

Caminhar pelo litoral Portugues
Caminho Português de Santigo pela praia em Póvoa do Varzim

Corra. Dance. Faça Yoga. Medite. Pratique Tai Chi Chuan, Chi Kung. Faça academia. Caminhe. Já pensou no Caminho de Santiago, ou em subir o Monte Crista no Paraná? Descubra o prazer de caminhar.

Conheça as façanhas da Bela e do Bigode correndo por este Brasil.

Fase 4 – Alimentação saudável

O sonho: comer bem sem ganhar peso. Sem regras. Apenas sugestões …

  • trate a ansiedade, pois assim consegue comer mais devagar
  • mastigue … mastigue, pois a saciedade chega antes de comer demais
  • use um prato menor, pois parece cheio com menos comida
  • troque o arroz branco por cereais integrais, mas os cozinhe al dente
  • substitua a manteiga ou a margarina por azeite de oliva
  • aprenda a saborear café sem açúcar … é delicioso
  • coma a laranja com o bagaço que dá saciedade
  • pela manhã: frutas, iogurte e pão integral
  • adora carne – coma só um pedacinho, junte folhas
  • se almoça em restaurantes, prefira os que vendem por peso
  • evite o famoso PF com muito arroz, feijão, um bifinho com pouca salada
  • pela noite, há sopinhas instantâneas que dão saciedade, mas leia os rótulos
  • coma mais cereais, frutas e folhas, carnes e leites, óleos e menos doces
  • sim, óleos que contenham ácidos graxos essenciais: ácidos linolênico e linoléico

Perguntas e sugestões

Já se pesou hoje? Para acompanhar seu trajeto de vida saudável, tenha uma balança e se pese regularmente. Se possível, sempre no mesmo horário.

E lembre, quanto menor a atividade física, há menos gasto de energia … então tem que economizar na alimentação. Portanto, sugiro que tenha um caderninho e anote periodicamente, quanto a balança marcou.

Devo mudar a alimentação radicalmente ou pode ser aos poucos? Sem resposta absoluta. Pessoalmente, acredito que a mudança é gradual … com descobertas e conquistas. Mudanças bruscas são possíveis, mas na minha opinião, menos duradouras.

Posso procurar um nutricionista? Sim, você deve procurar um nutricionista. Mas um profissional que adeque um cardápio ao que você gosta. E que lhe seja prático obter, desacredito em dieta pronta universal tirada da gaveta.

Então conversem e descubram juntos.

Sugestão: acompanhe a nutricionista Dra. Luciana Orange da Universidade Federal de Pernambuco.

Alimentação segundo os Cinco Elementos

Cereais nos Cinco Elementos
Cereais nos Cinco Elementos

Na Medicina Tradicional Chinesa há a alimentação dos Cinco Elementos.

Esta alimentação recomenda, que pessoa ingira diariamente todos os sabores: doce, amargo, salgado, ácido e picante.

A MTC considera o arroz como doce, o gergelim é ácido, a soja é salgada, o trigo é amargo e o painço é picante.

Embora o painço, embora fora da cozinha brasileira, é usado na alimentação há mais de 5 mil anos por causa de seu valor nutritivo. Mas hoje, já é encontrado no Brasil.

Fase 5 – Reavaliar e ajustar

À medida que você emagrece, então precisa registrar e comemorar conquistas, Se os índices glicêmicos melhoraram. Seu peso diminuiu. Já caminha sem se cansar. Está mais disposta. Sente-se mais bonita. Ganhou uma medalha. Viajou mais. Seu bem-estar melhorou. Viva!

Se há respostas positivas, então parabéns. Em caso contrário … reavalie e continue na busca de novos caminhos.