Elemento Água

Elemento Água da MTC. Inverno. Morrer para renascer. Sua emoção é o Medo. Mãe da Madeira e filha do Metal. Zang Fu: Rim e Bexiga.

Elemento Água – Rim – Bexiga

agua-5-elementos Elemento Água
Elemento Água

Um dos Cinco Elementos, o Elemento Água simboliza o inverno e a morte para renascer. A Água é associada ao preto, ao salgado, ao estocar, ao planeta Mercúrio, ao órgão Rim, à víscera Bexiga, ao ouvido, aos ossos, ao medo e ao gemido.

A água equilibra o Fogo e é filha do Metal. Na clínica, quando um paciente manifesta ansiedade e medo associamos esses sentimentos ao elemento Água. Possivelmente há deficiência do Rim ou da Bexiga. A seguir, leis que relacionam os elementos.

Lei de Geração – A Água é a mãe da Madeira

elemento-agua Elemento Água
A Água que reflete a manhã de julho em União da Vitória
  • Quando a é Mãe forte, então há  excesso de Água sufoca a Madeira – então o medo e emoção em demasia diminuem a capacidade de realizações.
  • Se é Mãe fraca – falta de Água, não regula a Madeira, assim, há muitos inícios que não são terminados.
  • Mãe em equilíbrio – prudência, assim,as tarefas são planejadas, executadas e finalizadas.

Lei da Dominância – A Água é a avó do Fogo

Como o Fogo alimenta todos os processos fisiológicos, então ele mantém o ser vivo, garantindo o funcionamento do metabolismo. A Água equilibra esse Fogo, umidificando-o com seus líquidos, assim há equilíbrio. Mas também, o Fogo Fisiológico do Coração é nutrido pelo Fogo da Porta da VidaMing Men, que deriva do Rim direito, que e o órgão da Água. Portanto, Água em equilíbrio mantém o Fogo Fisiológico intensamente saudável.

  • Fogo alto com pouca Água provoca insônia, euforia, muitos pensamentos e secura no corpo,  que consome o Ming Men do Rim.
  • Água que não nutre o Fogo, então provoca umidade pelo corpo, resultando em metabolismo lento e com estagnações, formando Fleuma.
  • Fogo e Água em equilíbrio, então os processos metabólicos em funcionamento, que resulta em saúde.

Lei da Contradominância ou de Afrontação são relações patológicas

  • O Coração afronta o Rim: o Fogo do Coração pode penetrar em descida no Rim, causando uma deficiência do Yin do Rim, por exemplo, causando tinido no ouvido.
  • O Rim afronta o Baço: se o Rim falhar ao transformar os fluidos, o Baço sofrerá e será obstruído pela Umidade, por exemplo reumatismo.

Ming Men – Fogo da Porta da Vida

Ming Men, Calor da Porta da Vida ou Fogo Ministro é a força motriz do Rim que vem do Qi Original ou Qi ancestral. É a energia que recebemos de nossos antepassados, ou seja, é nossa herança pré-celestial. Também é a faísca que inicia todas as reações fisiológicas no corpo. Assim, o Fogo Ministro é a vela que fica acesa durante a vida corpórea.

Teoricamente o Ming Men não pode ser realimentado, por se tratar de uma essência pré-celestial, então não devemos as usar em excesso, como por exemplo, em preocupações desnecessárias.

Contudo, há escritos que defendem que o Ming Men pode ser tonificado com meditação, exercícios de Chi Kung ou com acupuntura. Para esta tonificação, temos o ponto chamado Ming Men, Vaso Governador 4 (Du Mai) – VG4, que poderá ser aplicado em idosos, por exemplo, com moxabustão ou com a energia emanada das mãos do terapeuta, como Reiki. Esse ponto de emanação de energia é sentido entre os pontos C8 e PC8.

C8 – oitavo ponto do Meridiano do Coração

PC8 – oitavo ponto do Meridiano do Pericárdio

Reiki no SUS: Significados e Experiências

Um estudo publicado na Revista Brasileira de Enfermagem investigou as experiências de usuários e terapeutas de Reiki em serviços públicos de saúde em São Paulo. Os participantes relataram benefícios como alívio da dor, redução de estresse e ansiedade, melhora no sono e fortalecimento da autoestima. O estudo concluiu que o Reiki contribui para a promoção da saúde e qualidade de vida dos usuários do SUS.

Sugestões de Leitura

Meridianos de Acupuntura da MTC    

Automassagem em 17 pontos de Acupuntura  

MTC: Emoções e Pontos de Acupuntura 

MTC: Pontos do Canal do Coração    

Memórias de Uma Mãe em amazon.com.br  

Maria Rita Hurpia